Geração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Alves dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253649
Resumo: A contemporaneidade vem sendo atravessada por alguns tensionamentos no ambiente escolar provenientes de práticas adotadas por estudantes, as quais, muitas vezes, não estão de acordo com o comportamento desejado pelas instituições de ensino. O uso das mídias móveis durante as aulas é um bom exemplo de atitudes que acabam ocasionando desconforto e, muitas vezes, conflitos entre professores e estudantes, principalmente dos anos finais do ensino fundamental. Considerando que vivemos em uma sociedade tecnológica e que estes alunos já nasceram totalmente conectados, é importante que escolas e profissionais de ensino incorporem os recursos digitais disponíveis em seu cotidiano e se adaptem a esta nova realidade. Assim, o propósito deste estudo é o de contribuir para a reflexão de como as mídias móveis, em particular os telefones celulares, estão imbricados no cotidiano dos jovens estudantes e como essa tecnologia poderia ser utilizada para auxiliar no processo de ensino tornando as aulas mais atrativas e consonantes com a realidade da sociedade atual. Para atingir este objetivo, o trabalho investigativo foi realizado com uma turma de 15 alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública mantida pelo estado. Foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória e utilizados os métodos de observação não participante, questionários e entrevistas. A observação, com duração de uma semana, foi realizada com a intenção de acompanhar os discentes em seu cotidiano escolar. Posteriormente, foram distribuídos questionários dirigidos para os alunos da turma, os pais e os professores dos anos finais da escola. Os 15 alunos responderam ao questionário e 7 professores participaram da pesquisa com suas respostas. Para os pais, o questionário foi impresso e enviado através dos adolescentes. Somente 7 famílias devolveram o questionário preenchido. A fim de enriquecer a pesquisa, também foram realizadas entrevistas informais com a diretora, a supervisora e a orientadora escolar. Para embasamento teórico foram considerados os teóricos Juarez Dayrell, Zygmunt Bauman e Donna Haraway, entre outros estudiosos, articulando as ideias destes autores com outras publicações sobre o tema. Os resultados obtidos revelam a necessidade de aprofundar a discussão sobre este assunto com o objetivo de produzir orientações claras sobre como incorporar o celular ou outras mídias móveis como ferramenta pedagógica, a fim de tornar o espaço escolar um ambiente atrativo para os jovens estudantes.
id UFRGS-2_821dee8898df42d42bafe7397fa54474
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253649
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Márcia Alves dosZiede, Mariangela Kraemer LenzAguiar, Tiane Fernanda de2023-01-13T05:04:04Z2022http://hdl.handle.net/10183/253649001159780A contemporaneidade vem sendo atravessada por alguns tensionamentos no ambiente escolar provenientes de práticas adotadas por estudantes, as quais, muitas vezes, não estão de acordo com o comportamento desejado pelas instituições de ensino. O uso das mídias móveis durante as aulas é um bom exemplo de atitudes que acabam ocasionando desconforto e, muitas vezes, conflitos entre professores e estudantes, principalmente dos anos finais do ensino fundamental. Considerando que vivemos em uma sociedade tecnológica e que estes alunos já nasceram totalmente conectados, é importante que escolas e profissionais de ensino incorporem os recursos digitais disponíveis em seu cotidiano e se adaptem a esta nova realidade. Assim, o propósito deste estudo é o de contribuir para a reflexão de como as mídias móveis, em particular os telefones celulares, estão imbricados no cotidiano dos jovens estudantes e como essa tecnologia poderia ser utilizada para auxiliar no processo de ensino tornando as aulas mais atrativas e consonantes com a realidade da sociedade atual. Para atingir este objetivo, o trabalho investigativo foi realizado com uma turma de 15 alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública mantida pelo estado. Foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória e utilizados os métodos de observação não participante, questionários e entrevistas. A observação, com duração de uma semana, foi realizada com a intenção de acompanhar os discentes em seu cotidiano escolar. Posteriormente, foram distribuídos questionários dirigidos para os alunos da turma, os pais e os professores dos anos finais da escola. Os 15 alunos responderam ao questionário e 7 professores participaram da pesquisa com suas respostas. Para os pais, o questionário foi impresso e enviado através dos adolescentes. Somente 7 famílias devolveram o questionário preenchido. A fim de enriquecer a pesquisa, também foram realizadas entrevistas informais com a diretora, a supervisora e a orientadora escolar. Para embasamento teórico foram considerados os teóricos Juarez Dayrell, Zygmunt Bauman e Donna Haraway, entre outros estudiosos, articulando as ideias destes autores com outras publicações sobre o tema. Os resultados obtidos revelam a necessidade de aprofundar a discussão sobre este assunto com o objetivo de produzir orientações claras sobre como incorporar o celular ou outras mídias móveis como ferramenta pedagógica, a fim de tornar o espaço escolar um ambiente atrativo para os jovens estudantes.Contemporaneity has been crossed by some tensions in the school environment arising from practices adopted by students, which are often not in accordance with the behavior desired by educational institutions. The use of mobile media during classes is a good example of attitudes that end up causing discomfort and, often, conflicts between teachers and students, especially in the final years of elementary school. Considering that we live in a technological society and that these students were born fully connected, it is important that schools and teaching professionals incorporate the digital resources available in their daily lives and adapt to this new reality. Thus, the purpose of this study is to contribute to the reflection of how mobile media, in particular cell phones, are imbricated in the daily lives of young students and how this technology could be used to assist in the teaching process, making classes more attractive. and in line with the reality of today's society. To achieve this objective, the investigative work was carried out with a class of 15 students from the 7th year of elementary school at a public school maintained by the state. Exploratory research methodology was used and non-participant observation methods, questionnaires and interviews were used. The observation, lasting one week, was carried out with the intention of accompanying the students in their school routine. Subsequently, questionnaires were distributed to students in the class, parents and teachers in the final years of the school. The 15 students answered the questionnaire and 7 teachers participated in the survey with their answers. For parents, the questionnaire was printed and sent through the adolescents. Only 7 families returned the completed questionnaire. In order to enrich the research, informal interviews were also carried out with the principal, supervisor and school counselor. For theoretical basis, theorists Juarez Dayrell, Zygmunt Bauman and Donna Haraway, among other scholars, were considered, articulating the ideas of these authors with other publications on the subject. The results obtained reveal the need to deepen the discussion on this subject in order to produce clear guidelines on how to incorporate the cell phone or other mobile media as a pedagogical tool, in order to make the school space an attractive environment for young students.application/pdfporGeração AlphaJovensTecnologiaTelefone celularAlpha generationYoung peopleTechnologyCell phoneGeração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159780.pdf.txt001159780.pdf.txtExtracted Texttext/plain95014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253649/2/001159780.pdf.txt5c73bfb8d2d9887baf3d774d37eee8baMD52ORIGINAL001159780.pdfTexto completoapplication/pdf1081978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253649/1/001159780.pdffa56d111154eaff0ae1aa836baa59b62MD5110183/2536492023-01-14 06:14:21.989647oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253649Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:14:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprender
title Geração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprender
spellingShingle Geração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprender
Santos, Márcia Alves dos
Geração Alpha
Jovens
Tecnologia
Telefone celular
Alpha generation
Young people
Technology
Cell phone
title_short Geração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprender
title_full Geração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprender
title_fullStr Geração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprender
title_full_unstemmed Geração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprender
title_sort Geração alpha e mídias móveis : usos, relações e modos de aprender
author Santos, Márcia Alves dos
author_facet Santos, Márcia Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcia Alves dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aguiar, Tiane Fernanda de
contributor_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aguiar, Tiane Fernanda de
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Alpha
Jovens
Tecnologia
Telefone celular
topic Geração Alpha
Jovens
Tecnologia
Telefone celular
Alpha generation
Young people
Technology
Cell phone
dc.subject.eng.fl_str_mv Alpha generation
Young people
Technology
Cell phone
description A contemporaneidade vem sendo atravessada por alguns tensionamentos no ambiente escolar provenientes de práticas adotadas por estudantes, as quais, muitas vezes, não estão de acordo com o comportamento desejado pelas instituições de ensino. O uso das mídias móveis durante as aulas é um bom exemplo de atitudes que acabam ocasionando desconforto e, muitas vezes, conflitos entre professores e estudantes, principalmente dos anos finais do ensino fundamental. Considerando que vivemos em uma sociedade tecnológica e que estes alunos já nasceram totalmente conectados, é importante que escolas e profissionais de ensino incorporem os recursos digitais disponíveis em seu cotidiano e se adaptem a esta nova realidade. Assim, o propósito deste estudo é o de contribuir para a reflexão de como as mídias móveis, em particular os telefones celulares, estão imbricados no cotidiano dos jovens estudantes e como essa tecnologia poderia ser utilizada para auxiliar no processo de ensino tornando as aulas mais atrativas e consonantes com a realidade da sociedade atual. Para atingir este objetivo, o trabalho investigativo foi realizado com uma turma de 15 alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública mantida pelo estado. Foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória e utilizados os métodos de observação não participante, questionários e entrevistas. A observação, com duração de uma semana, foi realizada com a intenção de acompanhar os discentes em seu cotidiano escolar. Posteriormente, foram distribuídos questionários dirigidos para os alunos da turma, os pais e os professores dos anos finais da escola. Os 15 alunos responderam ao questionário e 7 professores participaram da pesquisa com suas respostas. Para os pais, o questionário foi impresso e enviado através dos adolescentes. Somente 7 famílias devolveram o questionário preenchido. A fim de enriquecer a pesquisa, também foram realizadas entrevistas informais com a diretora, a supervisora e a orientadora escolar. Para embasamento teórico foram considerados os teóricos Juarez Dayrell, Zygmunt Bauman e Donna Haraway, entre outros estudiosos, articulando as ideias destes autores com outras publicações sobre o tema. Os resultados obtidos revelam a necessidade de aprofundar a discussão sobre este assunto com o objetivo de produzir orientações claras sobre como incorporar o celular ou outras mídias móveis como ferramenta pedagógica, a fim de tornar o espaço escolar um ambiente atrativo para os jovens estudantes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-13T05:04:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253649
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159780
url http://hdl.handle.net/10183/253649
identifier_str_mv 001159780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253649/2/001159780.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253649/1/001159780.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c73bfb8d2d9887baf3d774d37eee8ba
fa56d111154eaff0ae1aa836baa59b62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224649182281728