Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98299
Resumo: Introdução: O presente artigo apresenta um estudo sobre os erros de ortografia de alunos do 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Objetivo: O objetivo do estudo é comparar a evolução da frequência de erros na relação série/ano e os tipos dos erros conforme a progressão escolar dos alunos dos 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Métodos: Foram coletados e analisados dados ortográficos dos alunos através de ditado balanceado. Os dados foram divididos e tabulados segundo três categorias, conversor fonema/grafema, regras contextuais e regras arbitrárias Resultados: A análise dos coletados revelou superação dos erros ortográficos conforme evolução de escolarização, porém com resultados de maior índice de erros na relação série/ano Conclusão: O ensino da ortográfica nas escolas públicas tem sido deficiente, e como agravante o currículo escolar de nove anos tem contribuído para o fracasso escolar de nossos alunos das escolas públicas.
id UFRGS-2_82f67d73b3130da6dd4c3f960a1616eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98299
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Lísie Carolina Rodrigues dosFrança, Marcio Pezzini2014-07-19T02:11:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/98299000921755Introdução: O presente artigo apresenta um estudo sobre os erros de ortografia de alunos do 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Objetivo: O objetivo do estudo é comparar a evolução da frequência de erros na relação série/ano e os tipos dos erros conforme a progressão escolar dos alunos dos 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Métodos: Foram coletados e analisados dados ortográficos dos alunos através de ditado balanceado. Os dados foram divididos e tabulados segundo três categorias, conversor fonema/grafema, regras contextuais e regras arbitrárias Resultados: A análise dos coletados revelou superação dos erros ortográficos conforme evolução de escolarização, porém com resultados de maior índice de erros na relação série/ano Conclusão: O ensino da ortográfica nas escolas públicas tem sido deficiente, e como agravante o currículo escolar de nove anos tem contribuído para o fracasso escolar de nossos alunos das escolas públicas.Introduction: This article presents a study of spelling of students 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Objective : The objective of the study is to compare the evolution of the frequency errors in relation series / year and the types of errors as the progression of pupils of 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Methods : We collected and analyzed data of students through spelling dictation balanced. Data were tabulated and divided in three categories, converter phoneme / grapheme contextual rules and arbitrary rules Results: The analysis of the collected revealed overcoming misspelled as evolution of schooling , but with results higher number of errors in the relative number / year Conclusion : The teaching of spelling in public schools has been poor , and how aggravating the curriculum of nine years has contributed to the academic failure of our public school students.application/pdfporEnsino fundamentalOrtografiaLinguagem escritaIgrejinha (RS)SpeechSpellingCurriculumAnálise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921755.pdf000921755.pdfTexto completoapplication/pdf323293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/1/000921755.pdfaa844e0dbcd7e505e9d286c446883fa5MD51TEXT000921755.pdf.txt000921755.pdf.txtExtracted Texttext/plain45537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/2/000921755.pdf.txt40f033bf322784e13c3764572b7978e3MD52THUMBNAIL000921755.pdf.jpg000921755.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/3/000921755.pdf.jpg3fcc84692520cad5ff0c15aa6f712f05MD5310183/982992018-10-22 07:33:30.411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:33:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
title Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
spellingShingle Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos
Ensino fundamental
Ortografia
Linguagem escrita
Igrejinha (RS)
Speech
Spelling
Curriculum
title_short Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
title_full Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
title_fullStr Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
title_full_unstemmed Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
title_sort Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
author Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos
author_facet Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Marcio Pezzini
contributor_str_mv França, Marcio Pezzini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Ortografia
Linguagem escrita
Igrejinha (RS)
topic Ensino fundamental
Ortografia
Linguagem escrita
Igrejinha (RS)
Speech
Spelling
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Speech
Spelling
Curriculum
description Introdução: O presente artigo apresenta um estudo sobre os erros de ortografia de alunos do 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Objetivo: O objetivo do estudo é comparar a evolução da frequência de erros na relação série/ano e os tipos dos erros conforme a progressão escolar dos alunos dos 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Métodos: Foram coletados e analisados dados ortográficos dos alunos através de ditado balanceado. Os dados foram divididos e tabulados segundo três categorias, conversor fonema/grafema, regras contextuais e regras arbitrárias Resultados: A análise dos coletados revelou superação dos erros ortográficos conforme evolução de escolarização, porém com resultados de maior índice de erros na relação série/ano Conclusão: O ensino da ortográfica nas escolas públicas tem sido deficiente, e como agravante o currículo escolar de nove anos tem contribuído para o fracasso escolar de nossos alunos das escolas públicas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-19T02:11:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98299
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921755
url http://hdl.handle.net/10183/98299
identifier_str_mv 000921755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/1/000921755.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/2/000921755.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98299/3/000921755.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa844e0dbcd7e505e9d286c446883fa5
40f033bf322784e13c3764572b7978e3
3fcc84692520cad5ff0c15aa6f712f05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224469149122560