Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Iara Maria Konrad de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95867
Resumo: Esse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos nas atividades escolares. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se em um estudo de caso, realizado em uma escola da rede pública municipal, utilizando como instrumentos a observação participante e questionários. Observou-se que a modalidade EJA atualmente é formada por jovens, em sua maioria, portanto a geração de nativos digitais encontra-se bem presente, e que os professores encontram-se na geração de imigrantes digitais. Atualmente, a presença de TICs no cotidiano dos alunos e dos professores é realidade, e devido a isso, percebeu-se a importância de fazer um bom uso na construção da aprendizagem e ao mesmo tempo, obter um preparo profissional adequado para realizar aulas com o auxílio dessas tecnologias, inovando assim o aprender e estimulando mais os alunos a produzir seus conhecimentos. Conclui-se que a escola e professores precisam de amparo, não bastando somente receber os equipamentos como computadores e ter acesso à internet. Precisam aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas na utilização de TIC para formação da cidadania.
id UFRGS-2_844c75f1da4c4ae50b678c7280166361
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95867
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Iara Maria Konrad deTijiboy, Ana Vilma2014-05-31T02:07:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/95867000914369Esse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos nas atividades escolares. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se em um estudo de caso, realizado em uma escola da rede pública municipal, utilizando como instrumentos a observação participante e questionários. Observou-se que a modalidade EJA atualmente é formada por jovens, em sua maioria, portanto a geração de nativos digitais encontra-se bem presente, e que os professores encontram-se na geração de imigrantes digitais. Atualmente, a presença de TICs no cotidiano dos alunos e dos professores é realidade, e devido a isso, percebeu-se a importância de fazer um bom uso na construção da aprendizagem e ao mesmo tempo, obter um preparo profissional adequado para realizar aulas com o auxílio dessas tecnologias, inovando assim o aprender e estimulando mais os alunos a produzir seus conhecimentos. Conclui-se que a escola e professores precisam de amparo, não bastando somente receber os equipamentos como computadores e ter acesso à internet. Precisam aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas na utilização de TIC para formação da cidadania.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação de jovens e adultosSala de aulaUm novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914369.pdf000914369.pdfTexto completoapplication/pdf559519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/1/000914369.pdfe150ac51b5b5ead5f60a5787ba38ee8fMD51TEXT000914369.pdf.txt000914369.pdf.txtExtracted Texttext/plain187438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/2/000914369.pdf.txtc29c752fc294216cee7b6ee6119f4665MD52THUMBNAIL000914369.pdf.jpg000914369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/3/000914369.pdf.jpgbc45c60911a1d963f4b5192dc10bd6c7MD5310183/958672018-10-15 08:49:39.404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:49:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
title Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
spellingShingle Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
Souza, Iara Maria Konrad de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação de jovens e adultos
Sala de aula
title_short Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
title_full Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
title_fullStr Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
title_full_unstemmed Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
title_sort Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
author Souza, Iara Maria Konrad de
author_facet Souza, Iara Maria Konrad de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Iara Maria Konrad de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação de jovens e adultos
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação de jovens e adultos
Sala de aula
description Esse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos nas atividades escolares. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se em um estudo de caso, realizado em uma escola da rede pública municipal, utilizando como instrumentos a observação participante e questionários. Observou-se que a modalidade EJA atualmente é formada por jovens, em sua maioria, portanto a geração de nativos digitais encontra-se bem presente, e que os professores encontram-se na geração de imigrantes digitais. Atualmente, a presença de TICs no cotidiano dos alunos e dos professores é realidade, e devido a isso, percebeu-se a importância de fazer um bom uso na construção da aprendizagem e ao mesmo tempo, obter um preparo profissional adequado para realizar aulas com o auxílio dessas tecnologias, inovando assim o aprender e estimulando mais os alunos a produzir seus conhecimentos. Conclui-se que a escola e professores precisam de amparo, não bastando somente receber os equipamentos como computadores e ter acesso à internet. Precisam aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas na utilização de TIC para formação da cidadania.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-31T02:07:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95867
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914369
url http://hdl.handle.net/10183/95867
identifier_str_mv 000914369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/1/000914369.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/2/000914369.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/3/000914369.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e150ac51b5b5ead5f60a5787ba38ee8f
c29c752fc294216cee7b6ee6119f4665
bc45c60911a1d963f4b5192dc10bd6c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789934413709312