Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95867 |
Resumo: | Esse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos nas atividades escolares. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se em um estudo de caso, realizado em uma escola da rede pública municipal, utilizando como instrumentos a observação participante e questionários. Observou-se que a modalidade EJA atualmente é formada por jovens, em sua maioria, portanto a geração de nativos digitais encontra-se bem presente, e que os professores encontram-se na geração de imigrantes digitais. Atualmente, a presença de TICs no cotidiano dos alunos e dos professores é realidade, e devido a isso, percebeu-se a importância de fazer um bom uso na construção da aprendizagem e ao mesmo tempo, obter um preparo profissional adequado para realizar aulas com o auxílio dessas tecnologias, inovando assim o aprender e estimulando mais os alunos a produzir seus conhecimentos. Conclui-se que a escola e professores precisam de amparo, não bastando somente receber os equipamentos como computadores e ter acesso à internet. Precisam aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas na utilização de TIC para formação da cidadania. |
id |
UFRGS-2_844c75f1da4c4ae50b678c7280166361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95867 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Iara Maria Konrad deTijiboy, Ana Vilma2014-05-31T02:07:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/95867000914369Esse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos nas atividades escolares. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se em um estudo de caso, realizado em uma escola da rede pública municipal, utilizando como instrumentos a observação participante e questionários. Observou-se que a modalidade EJA atualmente é formada por jovens, em sua maioria, portanto a geração de nativos digitais encontra-se bem presente, e que os professores encontram-se na geração de imigrantes digitais. Atualmente, a presença de TICs no cotidiano dos alunos e dos professores é realidade, e devido a isso, percebeu-se a importância de fazer um bom uso na construção da aprendizagem e ao mesmo tempo, obter um preparo profissional adequado para realizar aulas com o auxílio dessas tecnologias, inovando assim o aprender e estimulando mais os alunos a produzir seus conhecimentos. Conclui-se que a escola e professores precisam de amparo, não bastando somente receber os equipamentos como computadores e ter acesso à internet. Precisam aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas na utilização de TIC para formação da cidadania.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação de jovens e adultosSala de aulaUm novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914369.pdf000914369.pdfTexto completoapplication/pdf559519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/1/000914369.pdfe150ac51b5b5ead5f60a5787ba38ee8fMD51TEXT000914369.pdf.txt000914369.pdf.txtExtracted Texttext/plain187438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/2/000914369.pdf.txtc29c752fc294216cee7b6ee6119f4665MD52THUMBNAIL000914369.pdf.jpg000914369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/3/000914369.pdf.jpgbc45c60911a1d963f4b5192dc10bd6c7MD5310183/958672018-10-15 08:49:39.404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:49:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação |
title |
Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação |
spellingShingle |
Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação Souza, Iara Maria Konrad de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação de jovens e adultos Sala de aula |
title_short |
Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação |
title_full |
Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação |
title_fullStr |
Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação |
title_sort |
Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação |
author |
Souza, Iara Maria Konrad de |
author_facet |
Souza, Iara Maria Konrad de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Iara Maria Konrad de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação de jovens e adultos Sala de aula |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação de jovens e adultos Sala de aula |
description |
Esse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos nas atividades escolares. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se em um estudo de caso, realizado em uma escola da rede pública municipal, utilizando como instrumentos a observação participante e questionários. Observou-se que a modalidade EJA atualmente é formada por jovens, em sua maioria, portanto a geração de nativos digitais encontra-se bem presente, e que os professores encontram-se na geração de imigrantes digitais. Atualmente, a presença de TICs no cotidiano dos alunos e dos professores é realidade, e devido a isso, percebeu-se a importância de fazer um bom uso na construção da aprendizagem e ao mesmo tempo, obter um preparo profissional adequado para realizar aulas com o auxílio dessas tecnologias, inovando assim o aprender e estimulando mais os alunos a produzir seus conhecimentos. Conclui-se que a escola e professores precisam de amparo, não bastando somente receber os equipamentos como computadores e ter acesso à internet. Precisam aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas na utilização de TIC para formação da cidadania. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-31T02:07:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95867 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914369 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95867 |
identifier_str_mv |
000914369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/1/000914369.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/2/000914369.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95867/3/000914369.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e150ac51b5b5ead5f60a5787ba38ee8f c29c752fc294216cee7b6ee6119f4665 bc45c60911a1d963f4b5192dc10bd6c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792789934413709312 |