Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143850 |
Resumo: | Em um contexto em que as cobranças do meio institucional restringem cada vez mais os comportamentos empresariais que visam à supremacia pragmática, as organizações têm buscado construir uma imagem que as identifique como “responsáveis” e “sustentáveis”, muito embora certas ações ainda estejam apenas no plano mercadológico, não correspondendo a uma prática organizacional real . Desta forma, algumas questões acerca da construção da responsabilidade social corporativa nas organizações tornam-se pertinentes: como construir práticas de responsabilidade social que estejam efetivamente enraizadas na prática organizacional? Como tornar a RSC algo compartilhado e construído por todos os indivíduos que compõem a organização e não apenas como um discurso? Este ensaio parte destes questionamentos para discutir a RSC através da perspectiva do sensemaking e sensegiving, propondo que a prática de responsabilidade social corporativa pressupõe o compartilhamento de significados e valores referentes a ela por todos os indivíduos que compõe a organização, bem como em relação ao stakeholders externos. Assim, buscou-se aliar os conceitos de estratégia enquanto prática social e sensemaking, visando constituir-se em uma alternativa para a construção da RSC. Dessa forma, este ensaio parte de abordagens teóricas interpretativas, tais como o sensemaking e o sensegiving e a estratégia como prática, uma vez que estas se mostram mais adequadas às questões levantadas e ao propósito central estabelecido, possibilitando uma maior aproximação do objeto de estudo. |
id |
UFRGS-2_8458a0639772ab4eb9e855010778acc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143850 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Simone Alves Pacheco dePedrozo, Eugenio Avila2016-07-22T02:17:04Z20151518-3025http://hdl.handle.net/10183/143850000996715Em um contexto em que as cobranças do meio institucional restringem cada vez mais os comportamentos empresariais que visam à supremacia pragmática, as organizações têm buscado construir uma imagem que as identifique como “responsáveis” e “sustentáveis”, muito embora certas ações ainda estejam apenas no plano mercadológico, não correspondendo a uma prática organizacional real . Desta forma, algumas questões acerca da construção da responsabilidade social corporativa nas organizações tornam-se pertinentes: como construir práticas de responsabilidade social que estejam efetivamente enraizadas na prática organizacional? Como tornar a RSC algo compartilhado e construído por todos os indivíduos que compõem a organização e não apenas como um discurso? Este ensaio parte destes questionamentos para discutir a RSC através da perspectiva do sensemaking e sensegiving, propondo que a prática de responsabilidade social corporativa pressupõe o compartilhamento de significados e valores referentes a ela por todos os indivíduos que compõe a organização, bem como em relação ao stakeholders externos. Assim, buscou-se aliar os conceitos de estratégia enquanto prática social e sensemaking, visando constituir-se em uma alternativa para a construção da RSC. Dessa forma, este ensaio parte de abordagens teóricas interpretativas, tais como o sensemaking e o sensegiving e a estratégia como prática, uma vez que estas se mostram mais adequadas às questões levantadas e ao propósito central estabelecido, possibilitando uma maior aproximação do objeto de estudo.Nowadays, institutional context have increase pressure organizational behaviors that are based on profit supremacy. Thus, organizations seek to keep their images as “responsible” or “sustainable”, notwithstanding some actions are still only related to a marketing plan and not to a real organizational practice. Thus, some questions about construction of corporate social responsibility in organizations become relevant, such as: How to construct CSR practices which are effectively embodied in organizational practice? How can CSR meaning be shared and collective constructed between all organizational members and not only be a discourse? This essay takes these questions as the starting point to discuss CSR through both sensemaking and sensegiving perspectives. It is proposed here that CSR practice implies the existence of shared CSR’s meanings and values for all organizational members and external stakeholders as well. In order to do this, we attempted to combine the strategy as practice and sensemaking perspectives to a broadening understand of CSR construction in organizations. Given this concern, the essay use interpretative lens, (sensemaking, sensegiving and strategy as practice) since it is more suitable to questions carried out here and it allows us a closer relationship with the object.application/pdfporReuna : revista de economia da UNA. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 1 (2015), p. 73-98Planejamento : AdministracaoEstratégia organizacionalResponsabilidade social corporativaSensemakingSensegivingCorporate social responsibilityCriação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhadoCreation direction through the strategy of practice : a corporate social responsibility as a continuous process and sharedinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996715.pdf000996715.pdfTexto completoapplication/pdf819155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143850/1/000996715.pdfeb6c43334d3d64d4268acc2dd4d7717cMD51TEXT000996715.pdf.txt000996715.pdf.txtExtracted Texttext/plain85180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143850/2/000996715.pdf.txtc4cdd185ea92522835ac6bde608d18c6MD52THUMBNAIL000996715.pdf.jpg000996715.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143850/3/000996715.pdf.jpg1261ffe5aa136cd627ba546a3f30fda2MD5310183/1438502019-06-15 02:32:28.510253oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143850Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-15T05:32:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Creation direction through the strategy of practice : a corporate social responsibility as a continuous process and shared |
title |
Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado |
spellingShingle |
Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado Campos, Simone Alves Pacheco de Planejamento : Administracao Estratégia organizacional Responsabilidade social corporativa Sensemaking Sensegiving Corporate social responsibility |
title_short |
Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado |
title_full |
Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado |
title_fullStr |
Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado |
title_full_unstemmed |
Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado |
title_sort |
Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado |
author |
Campos, Simone Alves Pacheco de |
author_facet |
Campos, Simone Alves Pacheco de Pedrozo, Eugenio Avila |
author_role |
author |
author2 |
Pedrozo, Eugenio Avila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Simone Alves Pacheco de Pedrozo, Eugenio Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento : Administracao Estratégia organizacional Responsabilidade social corporativa |
topic |
Planejamento : Administracao Estratégia organizacional Responsabilidade social corporativa Sensemaking Sensegiving Corporate social responsibility |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sensemaking Sensegiving Corporate social responsibility |
description |
Em um contexto em que as cobranças do meio institucional restringem cada vez mais os comportamentos empresariais que visam à supremacia pragmática, as organizações têm buscado construir uma imagem que as identifique como “responsáveis” e “sustentáveis”, muito embora certas ações ainda estejam apenas no plano mercadológico, não correspondendo a uma prática organizacional real . Desta forma, algumas questões acerca da construção da responsabilidade social corporativa nas organizações tornam-se pertinentes: como construir práticas de responsabilidade social que estejam efetivamente enraizadas na prática organizacional? Como tornar a RSC algo compartilhado e construído por todos os indivíduos que compõem a organização e não apenas como um discurso? Este ensaio parte destes questionamentos para discutir a RSC através da perspectiva do sensemaking e sensegiving, propondo que a prática de responsabilidade social corporativa pressupõe o compartilhamento de significados e valores referentes a ela por todos os indivíduos que compõe a organização, bem como em relação ao stakeholders externos. Assim, buscou-se aliar os conceitos de estratégia enquanto prática social e sensemaking, visando constituir-se em uma alternativa para a construção da RSC. Dessa forma, este ensaio parte de abordagens teóricas interpretativas, tais como o sensemaking e o sensegiving e a estratégia como prática, uma vez que estas se mostram mais adequadas às questões levantadas e ao propósito central estabelecido, possibilitando uma maior aproximação do objeto de estudo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-22T02:17:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143850 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-3025 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000996715 |
identifier_str_mv |
1518-3025 000996715 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Reuna : revista de economia da UNA. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 1 (2015), p. 73-98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143850/1/000996715.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143850/2/000996715.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143850/3/000996715.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb6c43334d3d64d4268acc2dd4d7717c c4cdd185ea92522835ac6bde608d18c6 1261ffe5aa136cd627ba546a3f30fda2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224904701378560 |