Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Simone Alves Pacheco de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pedrozo, Eugenio Avila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143850
Resumo: Em um contexto em que as cobranças do meio institucional restringem cada vez mais os comportamentos empresariais que visam à supremacia pragmática, as organizações têm buscado construir uma imagem que as identifique como “responsáveis” e “sustentáveis”, muito embora certas ações ainda estejam apenas no plano mercadológico, não correspondendo a uma prática organizacional real . Desta forma, algumas questões acerca da construção da responsabilidade social corporativa nas organizações tornam-se pertinentes: como construir práticas de responsabilidade social que estejam efetivamente enraizadas na prática organizacional? Como tornar a RSC algo compartilhado e construído por todos os indivíduos que compõem a organização e não apenas como um discurso? Este ensaio parte destes questionamentos para discutir a RSC através da perspectiva do sensemaking e sensegiving, propondo que a prática de responsabilidade social corporativa pressupõe o compartilhamento de significados e valores referentes a ela por todos os indivíduos que compõe a organização, bem como em relação ao stakeholders externos. Assim, buscou-se aliar os conceitos de estratégia enquanto prática social e sensemaking, visando constituir-se em uma alternativa para a construção da RSC. Dessa forma, este ensaio parte de abordagens teóricas interpretativas, tais como o sensemaking e o sensegiving e a estratégia como prática, uma vez que estas se mostram mais adequadas às questões levantadas e ao propósito central estabelecido, possibilitando uma maior aproximação do objeto de estudo.
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