Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182218 |
Resumo: | Com a introdução das tecnologias de informação e comunicação e a exploração do seu potencial na educação, os paradigmas e os papéis dos participantes no processo de ensino-aprendizagem têm sido revisitados. Neste estudo, avaliamos alguns desdobramentos de uma tarefa de escrita colaborativa de fanfictions por alunos de inglês, em contexto universitário, com a utilização da ferramenta de escrita colaborativa ETC. O nosso objetivo é investigar de que maneira uma tarefa de reformulação dos textos no ambiente digital associa-se à autonomia desse aluno. Os dados mostram que a proposição de tarefas de escrita colaborativa significativas pode fomentar a exploração construtiva das interações, de modo a potencializar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos envolvidos e uma postura autônoma por parte dos graduandos. Identificamos através da experiência aqui descrita que a tarefa de escrita colaborativa pode, portanto, constituir-se em uma prática que dá ênfase ao processo de criação e reelaboração ativa a partir de parcerias provocadoras, que desse modo iniciam o seu agir autônomo e consolidam aprendizagens. |
id |
UFRGS-2_8640788cf0cb574f76d3d087f9e51a83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182218 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaPolonia, EuniceNunes, Mariana Backes2018-09-19T02:33:22Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/182218001076827Com a introdução das tecnologias de informação e comunicação e a exploração do seu potencial na educação, os paradigmas e os papéis dos participantes no processo de ensino-aprendizagem têm sido revisitados. Neste estudo, avaliamos alguns desdobramentos de uma tarefa de escrita colaborativa de fanfictions por alunos de inglês, em contexto universitário, com a utilização da ferramenta de escrita colaborativa ETC. O nosso objetivo é investigar de que maneira uma tarefa de reformulação dos textos no ambiente digital associa-se à autonomia desse aluno. Os dados mostram que a proposição de tarefas de escrita colaborativa significativas pode fomentar a exploração construtiva das interações, de modo a potencializar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos envolvidos e uma postura autônoma por parte dos graduandos. Identificamos através da experiência aqui descrita que a tarefa de escrita colaborativa pode, portanto, constituir-se em uma prática que dá ênfase ao processo de criação e reelaboração ativa a partir de parcerias provocadoras, que desse modo iniciam o seu agir autônomo e consolidam aprendizagens.Upon the introduction of information and communication technologies and exploitation of their potential in education, the paradigms and the roles of participants in the teaching and learning process have been revisited. In this study, we evaluate some outcomings of a task aimed at writing fanfictions collaboratively by English students, in the academic context, with the use of the digital tool ETC. Our goal is to examine how a task of text reformulation in the digital environment is associated with autonomy. Data show that the introduction of significant collaborative writing tasks can foster the exploration of constructive interaction in order to potentialize English learning as well as an autonomous attitude. We have identified through the experience described here that collaborative writing tasks can, therefore, constitute a practice that emphasizes an active process of creation and reformulation promoting provocative partnerships among students, who thus behave more autonomously and consolidate their learning.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), p. [1-10]TecnologiaEducaçãoEscrita colaborativaLíngua estrangeira : AprendizagemLíngua inglesaTechnology and educationCollaborative writingAutonomyStudents’ roleTarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do alunoTasks for foreign language learning in a digital environment : focusing on the student's roleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076827.pdfTexto completoapplication/pdf1552207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/1/001076827.pdf8f43812dd7a7188c2db19f28e3bd77edMD51TEXT001076827.pdf.txt001076827.pdf.txtExtracted Texttext/plain33426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/2/001076827.pdf.txtb2e97cc742c3b7a2f0f8ba6f9b1a6445MD52THUMBNAIL001076827.pdf.jpg001076827.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/3/001076827.pdf.jpg2864327bdf9797bdef590ca55b70b639MD5310183/1822182023-09-21 03:38:56.052911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182218Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:38:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Tasks for foreign language learning in a digital environment : focusing on the student's role |
title |
Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno |
spellingShingle |
Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Tecnologia Educação Escrita colaborativa Língua estrangeira : Aprendizagem Língua inglesa Technology and education Collaborative writing Autonomy Students’ role |
title_short |
Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno |
title_full |
Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno |
title_fullStr |
Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno |
title_full_unstemmed |
Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno |
title_sort |
Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno |
author |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_facet |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Polonia, Eunice Nunes, Mariana Backes |
author_role |
author |
author2 |
Polonia, Eunice Nunes, Mariana Backes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Polonia, Eunice Nunes, Mariana Backes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educação Escrita colaborativa Língua estrangeira : Aprendizagem Língua inglesa |
topic |
Tecnologia Educação Escrita colaborativa Língua estrangeira : Aprendizagem Língua inglesa Technology and education Collaborative writing Autonomy Students’ role |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology and education Collaborative writing Autonomy Students’ role |
description |
Com a introdução das tecnologias de informação e comunicação e a exploração do seu potencial na educação, os paradigmas e os papéis dos participantes no processo de ensino-aprendizagem têm sido revisitados. Neste estudo, avaliamos alguns desdobramentos de uma tarefa de escrita colaborativa de fanfictions por alunos de inglês, em contexto universitário, com a utilização da ferramenta de escrita colaborativa ETC. O nosso objetivo é investigar de que maneira uma tarefa de reformulação dos textos no ambiente digital associa-se à autonomia desse aluno. Os dados mostram que a proposição de tarefas de escrita colaborativa significativas pode fomentar a exploração construtiva das interações, de modo a potencializar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos envolvidos e uma postura autônoma por parte dos graduandos. Identificamos através da experiência aqui descrita que a tarefa de escrita colaborativa pode, portanto, constituir-se em uma prática que dá ênfase ao processo de criação e reelaboração ativa a partir de parcerias provocadoras, que desse modo iniciam o seu agir autônomo e consolidam aprendizagens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-19T02:33:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182218 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001076827 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001076827 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), p. [1-10] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/1/001076827.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/2/001076827.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/3/001076827.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f43812dd7a7188c2db19f28e3bd77ed b2e97cc742c3b7a2f0f8ba6f9b1a6445 2864327bdf9797bdef590ca55b70b639 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224951083040768 |