Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Polonia, Eunice, Nunes, Mariana Backes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182218
Resumo: Com a introdução das tecnologias de informação e comunicação e a exploração do seu potencial na educação, os paradigmas e os papéis dos participantes no processo de ensino-aprendizagem têm sido revisitados. Neste estudo, avaliamos alguns desdobramentos de uma tarefa de escrita colaborativa de fanfictions por alunos de inglês, em contexto universitário, com a utilização da ferramenta de escrita colaborativa ETC. O nosso objetivo é investigar de que maneira uma tarefa de reformulação dos textos no ambiente digital associa-se à autonomia desse aluno. Os dados mostram que a proposição de tarefas de escrita colaborativa significativas pode fomentar a exploração construtiva das interações, de modo a potencializar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos envolvidos e uma postura autônoma por parte dos graduandos. Identificamos através da experiência aqui descrita que a tarefa de escrita colaborativa pode, portanto, constituir-se em uma prática que dá ênfase ao processo de criação e reelaboração ativa a partir de parcerias provocadoras, que desse modo iniciam o seu agir autônomo e consolidam aprendizagens.
id UFRGS-2_8640788cf0cb574f76d3d087f9e51a83
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182218
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaPolonia, EuniceNunes, Mariana Backes2018-09-19T02:33:22Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/182218001076827Com a introdução das tecnologias de informação e comunicação e a exploração do seu potencial na educação, os paradigmas e os papéis dos participantes no processo de ensino-aprendizagem têm sido revisitados. Neste estudo, avaliamos alguns desdobramentos de uma tarefa de escrita colaborativa de fanfictions por alunos de inglês, em contexto universitário, com a utilização da ferramenta de escrita colaborativa ETC. O nosso objetivo é investigar de que maneira uma tarefa de reformulação dos textos no ambiente digital associa-se à autonomia desse aluno. Os dados mostram que a proposição de tarefas de escrita colaborativa significativas pode fomentar a exploração construtiva das interações, de modo a potencializar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos envolvidos e uma postura autônoma por parte dos graduandos. Identificamos através da experiência aqui descrita que a tarefa de escrita colaborativa pode, portanto, constituir-se em uma prática que dá ênfase ao processo de criação e reelaboração ativa a partir de parcerias provocadoras, que desse modo iniciam o seu agir autônomo e consolidam aprendizagens.Upon the introduction of information and communication technologies and exploitation of their potential in education, the paradigms and the roles of participants in the teaching and learning process have been revisited. In this study, we evaluate some outcomings of a task aimed at writing fanfictions collaboratively by English students, in the academic context, with the use of the digital tool ETC. Our goal is to examine how a task of text reformulation in the digital environment is associated with autonomy. Data show that the introduction of significant collaborative writing tasks can foster the exploration of constructive interaction in order to potentialize English learning as well as an autonomous attitude. We have identified through the experience described here that collaborative writing tasks can, therefore, constitute a practice that emphasizes an active process of creation and reformulation promoting provocative partnerships among students, who thus behave more autonomously and consolidate their learning.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), p. [1-10]TecnologiaEducaçãoEscrita colaborativaLíngua estrangeira : AprendizagemLíngua inglesaTechnology and educationCollaborative writingAutonomyStudents’ roleTarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do alunoTasks for foreign language learning in a digital environment : focusing on the student's roleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076827.pdfTexto completoapplication/pdf1552207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/1/001076827.pdf8f43812dd7a7188c2db19f28e3bd77edMD51TEXT001076827.pdf.txt001076827.pdf.txtExtracted Texttext/plain33426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/2/001076827.pdf.txtb2e97cc742c3b7a2f0f8ba6f9b1a6445MD52THUMBNAIL001076827.pdf.jpg001076827.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/3/001076827.pdf.jpg2864327bdf9797bdef590ca55b70b639MD5310183/1822182023-09-21 03:38:56.052911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182218Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:38:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Tasks for foreign language learning in a digital environment : focusing on the student's role
title Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
spellingShingle Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tecnologia
Educação
Escrita colaborativa
Língua estrangeira : Aprendizagem
Língua inglesa
Technology and education
Collaborative writing
Autonomy
Students’ role
title_short Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
title_full Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
title_fullStr Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
title_full_unstemmed Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
title_sort Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
author Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_facet Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Polonia, Eunice
Nunes, Mariana Backes
author_role author
author2 Polonia, Eunice
Nunes, Mariana Backes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Polonia, Eunice
Nunes, Mariana Backes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação
Escrita colaborativa
Língua estrangeira : Aprendizagem
Língua inglesa
topic Tecnologia
Educação
Escrita colaborativa
Língua estrangeira : Aprendizagem
Língua inglesa
Technology and education
Collaborative writing
Autonomy
Students’ role
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology and education
Collaborative writing
Autonomy
Students’ role
description Com a introdução das tecnologias de informação e comunicação e a exploração do seu potencial na educação, os paradigmas e os papéis dos participantes no processo de ensino-aprendizagem têm sido revisitados. Neste estudo, avaliamos alguns desdobramentos de uma tarefa de escrita colaborativa de fanfictions por alunos de inglês, em contexto universitário, com a utilização da ferramenta de escrita colaborativa ETC. O nosso objetivo é investigar de que maneira uma tarefa de reformulação dos textos no ambiente digital associa-se à autonomia desse aluno. Os dados mostram que a proposição de tarefas de escrita colaborativa significativas pode fomentar a exploração construtiva das interações, de modo a potencializar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos envolvidos e uma postura autônoma por parte dos graduandos. Identificamos através da experiência aqui descrita que a tarefa de escrita colaborativa pode, portanto, constituir-se em uma prática que dá ênfase ao processo de criação e reelaboração ativa a partir de parcerias provocadoras, que desse modo iniciam o seu agir autônomo e consolidam aprendizagens.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-19T02:33:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182218
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076827
identifier_str_mv 1679-1916
001076827
url http://hdl.handle.net/10183/182218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), p. [1-10]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/1/001076827.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/2/001076827.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182218/3/001076827.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f43812dd7a7188c2db19f28e3bd77ed
b2e97cc742c3b7a2f0f8ba6f9b1a6445
2864327bdf9797bdef590ca55b70b639
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224951083040768