Avaliação da utilização de objeto digital de aprendizagem sobre câncer de mama por usuárias da rede básica de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35945 |
Resumo: | Considerando a elevada incidência de câncer de mama entre as mulheres e as políticas propostas pelo Ministério da Saúde para a Saúde da Mulher, o presente estudo objetivou avaliar o objeto digital de aprendizagem sobre câncer de mama, produzido pelo Laboratório de Ensino Virtual da Escola de Enfermagem (LEVi-EEnf) da UFRGS, no contexto da unidade básica de saúde no que diz respeito ao seu conteúdo, sua usabilidade e sua didática. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, cujo componente quantitativo foi transversal não comparado, servindo os dados qualitativos como auxílio na explicação dos acontecimentos. Ocorreu nas dependências do Centro de Saúde IAPI com o Grupo de Climatério que conta com, aproximadamente, 30 mulheres. Dessas, 16 integrantes ativas participaram da pesquisa, conforme interesse e disponibilidade, observando-se a característica flutuante do grupo. Os dados foram coletados por meio de questionário adaptado e estruturado (quantitativos) e de entrevista grupal com um foco (qualitativos). A entrevista grupal foi audiogravada, mediante autorização das participantes da pesquisa que preencheram termo de consentimento livre e esclarecido, para posterior análise. Num primeiro momento houve a capacitação dos sujeitos para utilizar o computador, seguida da aplicação e da avaliação do material digital. Os resultados mostraram escores de grau de concordância de 8,5 a dez para usabilidade, didática e conteúdo, sendo considerados satisfatórios. Os depoimentos das usuárias trouxeram aspectos relacionados à utilização do computador, ao acesso à informação e ao objeto digital de aprendizagem sobre câncer de mama, declarando que se sentiram motivadas, capazes e interessadas após os encontros. Concluiu-se que o objeto de aprendizagem pode ser ferramenta para profissionais da saúde em atividades de promoção da saúde e que se alcançaram objetivos maiores do que os propostos inicialmente, quando se propiciou aos sujeitos o conhecimento e os meios para que utilizassem ferramentas de informática. |
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Neutzling, Agnes LudwigSilveira, Denise Tolfo2012-01-03T01:18:44Z2011http://hdl.handle.net/10183/35945000816010Considerando a elevada incidência de câncer de mama entre as mulheres e as políticas propostas pelo Ministério da Saúde para a Saúde da Mulher, o presente estudo objetivou avaliar o objeto digital de aprendizagem sobre câncer de mama, produzido pelo Laboratório de Ensino Virtual da Escola de Enfermagem (LEVi-EEnf) da UFRGS, no contexto da unidade básica de saúde no que diz respeito ao seu conteúdo, sua usabilidade e sua didática. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, cujo componente quantitativo foi transversal não comparado, servindo os dados qualitativos como auxílio na explicação dos acontecimentos. Ocorreu nas dependências do Centro de Saúde IAPI com o Grupo de Climatério que conta com, aproximadamente, 30 mulheres. Dessas, 16 integrantes ativas participaram da pesquisa, conforme interesse e disponibilidade, observando-se a característica flutuante do grupo. Os dados foram coletados por meio de questionário adaptado e estruturado (quantitativos) e de entrevista grupal com um foco (qualitativos). A entrevista grupal foi audiogravada, mediante autorização das participantes da pesquisa que preencheram termo de consentimento livre e esclarecido, para posterior análise. Num primeiro momento houve a capacitação dos sujeitos para utilizar o computador, seguida da aplicação e da avaliação do material digital. Os resultados mostraram escores de grau de concordância de 8,5 a dez para usabilidade, didática e conteúdo, sendo considerados satisfatórios. Os depoimentos das usuárias trouxeram aspectos relacionados à utilização do computador, ao acesso à informação e ao objeto digital de aprendizagem sobre câncer de mama, declarando que se sentiram motivadas, capazes e interessadas após os encontros. Concluiu-se que o objeto de aprendizagem pode ser ferramenta para profissionais da saúde em atividades de promoção da saúde e que se alcançaram objetivos maiores do que os propostos inicialmente, quando se propiciou aos sujeitos o conhecimento e os meios para que utilizassem ferramentas de informática.Considering the high incidence of breast cancer among women and the policies proposed by the Ministério da Saúde for women's health, the present study sought to evaluate the digital object learning about breast cancer, produced by the Laboratório de Ensino Virtual da Escola de Enfermagem (LEVi-EEnf) of UFRGS, in the context of basic health unit with respect to your content, usability and didactics. It is a qualitative and quantitative study; the quantitative component cross-sectional not compared and the qualitative data as support in the explanation of events. The study was conducted at the Centro de Saúde IAPI with Climacteric Group with approximately 30 women. Of these, 16 active members participated in the survey, as interest and availability, observing the floating characteristic of the group. The data were collected through a questionnaire tailored and structured (quantitative) and group interview with a focus (qualitative). The group interview was audio recorded, with the permission of the survey participants who filled out the term of free and informed consent, for later analysis. At first there was the empowerment of the subject to use the computer, then the implementation and evaluation of digital material. The results showed scores of degree of concordance of 8.5 to ten for usability, content, didactics and being considered satisfactory. The testimonials of users have brought aspects related to the use of the computer, to access to information and digital object of learning about breast cancer, stating that if felt motivated, capable and interested after the meetings. It was concluded that the learning object can be a tool for health professionals in health promotion activities and achieved goals larger than those proposed initially, when provided to subject knowledge and the means to use computer tools.application/pdfporSaúde da mulherNeoplasias da mamaInformática em enfermagemAtenção primária à saúdeObjetos de aprendizagemWomen's healthBreast neoplasmsClimactericGroup processesNursing informaticsPublic health informaticsEducational technology and problem-based learningPrimary health careAvaliação da utilização de objeto digital de aprendizagem sobre câncer de mama por usuárias da rede básica de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2011Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000816010.pdf.txt000816010.pdf.txtExtracted Texttext/plain99771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35945/2/000816010.pdf.txtffb98126e72033fbcf4e0986a10573fbMD52ORIGINAL000816010.pdf000816010.pdfTexto completoapplication/pdf1276912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35945/1/000816010.pdf7d7318fef82c2318f8111d32b207b6b0MD51THUMBNAIL000816010.pdf.jpg000816010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35945/3/000816010.pdf.jpgf83f6ecb9167b4b6c8771c31df66a833MD5310183/359452018-10-10 07:46:05.627oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35945Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:46:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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