A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95860
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência de utilização do Software Linux Educacional no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada participante pôde construir novos conhecimentos através de uma aprendizagem mais significativa, através da exploração de diversas ferramentas do Linux Educacional. Ressaltam-se nesta investigação o trabalho com as ferramentas de produtividade e os jogos educacionais, que, além de permitirem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, potencializaram o processo de autoria e o trabalho em equipe. O objetivo geral deste estudo foi verificar como o Sistema Operacional Linux Educacional pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é de natureza aplicada, classificando-se numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como resultado deste estudo foi possível constatar que as ferramentas de produtividade permitem a produção de conhecimentos e a autoria, de forma individual ou cooperativo-colaborativa, promovendo a criatividade de forma ativa e competente.
id UFRGS-2_8abd3553c4637ea7130f0374413153a6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95860
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lindemann, Isolete Beatriz WolfartMoresco, Silvia Ferreto da Silva2014-05-31T02:07:15Z2012http://hdl.handle.net/10183/95860000914441Este trabalho apresenta uma experiência de utilização do Software Linux Educacional no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada participante pôde construir novos conhecimentos através de uma aprendizagem mais significativa, através da exploração de diversas ferramentas do Linux Educacional. Ressaltam-se nesta investigação o trabalho com as ferramentas de produtividade e os jogos educacionais, que, além de permitirem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, potencializaram o processo de autoria e o trabalho em equipe. O objetivo geral deste estudo foi verificar como o Sistema Operacional Linux Educacional pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é de natureza aplicada, classificando-se numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como resultado deste estudo foi possível constatar que as ferramentas de produtividade permitem a produção de conhecimentos e a autoria, de forma individual ou cooperativo-colaborativa, promovendo a criatividade de forma ativa e competente.This work presents an experience about using the Linux Educational Software in the process of teaching and learning of a 3th grade class of an Elementary School. Each participant could build new knowledge through a more significant learning, through the exploration of several tools of Linux Educational. It is highlighted in this investigation the work with productivity tools and educational games, which, besides allowing the development of knowledge, abilities and attitudes, they potentiated the process of authorship and the work in groups. The main goal of this work was to verify how Linux Educational Operational System can contribute in the process of teaching and learning in the Elementary School. The methodology is of an applied nature, being classified in a qualitative approach of the type research-action. As a result of this study it was possible to find that the productivity tools allow the production of knowledge and the authorship, in individual or cooperative-collaborative way, promoting the creativity in an active and competent form.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos pedagógicosEnsino fundamentalSoftware educacionalEducational gamesAuthorshipLinux educationalA interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914441.pdf000914441.pdfTexto completoapplication/pdf218208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/1/000914441.pdf2aa84194223289cd52d491ad134d4cc7MD51TEXT000914441.pdf.txt000914441.pdf.txtExtracted Texttext/plain57700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/2/000914441.pdf.txt327665717e51492669d5cf6f147e1593MD52THUMBNAIL000914441.pdf.jpg000914441.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/3/000914441.pdf.jpg52f358eabc5f201b48a7d3f9a76e8738MD5310183/958602018-10-15 08:49:55.423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:49:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
title A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
spellingShingle A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Software educacional
Educational games
Authorship
Linux educational
title_short A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
title_full A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
title_fullStr A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
title_full_unstemmed A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
title_sort A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
author Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart
author_facet Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moresco, Silvia Ferreto da Silva
contributor_str_mv Moresco, Silvia Ferreto da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Software educacional
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Software educacional
Educational games
Authorship
Linux educational
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational games
Authorship
Linux educational
description Este trabalho apresenta uma experiência de utilização do Software Linux Educacional no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada participante pôde construir novos conhecimentos através de uma aprendizagem mais significativa, através da exploração de diversas ferramentas do Linux Educacional. Ressaltam-se nesta investigação o trabalho com as ferramentas de produtividade e os jogos educacionais, que, além de permitirem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, potencializaram o processo de autoria e o trabalho em equipe. O objetivo geral deste estudo foi verificar como o Sistema Operacional Linux Educacional pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é de natureza aplicada, classificando-se numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como resultado deste estudo foi possível constatar que as ferramentas de produtividade permitem a produção de conhecimentos e a autoria, de forma individual ou cooperativo-colaborativa, promovendo a criatividade de forma ativa e competente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-31T02:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95860
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914441
url http://hdl.handle.net/10183/95860
identifier_str_mv 000914441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/1/000914441.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/2/000914441.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95860/3/000914441.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2aa84194223289cd52d491ad134d4cc7
327665717e51492669d5cf6f147e1593
52f358eabc5f201b48a7d3f9a76e8738
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465727619072