A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio, Matheus, Thiago Alexandre Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206294
Resumo: Neste estudo analisamos o desempenho de alunos uni versitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagneti smo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão. Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fa to, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que dev e ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais util izados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos camp os conceituais em questão.
id UFRGS-2_8d8e4d85d6fefcd382445262d76927ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206294
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sousa, Celia Maria Soares Gomes deMoreira, Marco AntonioMatheus, Thiago Alexandre Melo2020-02-28T04:05:43Z20051806-5104http://hdl.handle.net/10183/206294000573491Neste estudo analisamos o desempenho de alunos uni versitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagneti smo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão. Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fa to, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que dev e ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais util izados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos camp os conceituais em questão.In this paper we analyse the achievement of college students in an introductory experimental physics course in electromagnetism. Such analysis w as carried out in the light of Vergnaud’s conceptual fields theory. In order to do this, we p repared problematic situations and instructional materials designed to promote meaningful learning o f physics concepts and problem solving in the context of the didactical laboratory in which class es of such a course took place. The evidence gathered in the study suggested that, in fact, the mastering of a conceptual field is a long run activ ity that must be carried out in cycles or stages, impro ving the methodology and instructional materials according to students’ progress in such a field of knowledge.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 2005) p. 61-72Ensino de ciênciasEsquemas conceituaisFísica experimentalEletromagnetismoAprendizagem significativaExperimental problem-situationsCnceptual fieldsKnowledge-in-actionElectromagnetismA resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-açãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000573491.pdf.txt000573491.pdf.txtExtracted Texttext/plain39884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206294/2/000573491.pdf.txt18a9b361d1c80659ef05bb2b7d8ce18eMD52ORIGINAL000573491.pdfTexto completoapplication/pdf106195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206294/1/000573491.pdf0d46fdb2e8eff969db40222e3a9a4dc7MD5110183/2062942020-02-29 04:21:01.418202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-29T07:21:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
title A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
spellingShingle A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
Ensino de ciências
Esquemas conceituais
Física experimental
Eletromagnetismo
Aprendizagem significativa
Experimental problem-situations
Cnceptual fields
Knowledge-in-action
Electromagnetism
title_short A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
title_full A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
title_fullStr A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
title_full_unstemmed A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
title_sort A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
author Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
author_facet Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
Moreira, Marco Antonio
Matheus, Thiago Alexandre Melo
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
Matheus, Thiago Alexandre Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Celia Maria Soares Gomes de
Moreira, Marco Antonio
Matheus, Thiago Alexandre Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Esquemas conceituais
Física experimental
Eletromagnetismo
Aprendizagem significativa
topic Ensino de ciências
Esquemas conceituais
Física experimental
Eletromagnetismo
Aprendizagem significativa
Experimental problem-situations
Cnceptual fields
Knowledge-in-action
Electromagnetism
dc.subject.eng.fl_str_mv Experimental problem-situations
Cnceptual fields
Knowledge-in-action
Electromagnetism
description Neste estudo analisamos o desempenho de alunos uni versitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagneti smo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão. Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fa to, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que dev e ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais util izados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos camp os conceituais em questão.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-28T04:05:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206294
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000573491
identifier_str_mv 1806-5104
000573491
url http://hdl.handle.net/10183/206294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 2005) p. 61-72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206294/2/000573491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206294/1/000573491.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18a9b361d1c80659ef05bb2b7d8ce18e
0d46fdb2e8eff969db40222e3a9a4dc7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224987094286336