A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206294 |
Resumo: | Neste estudo analisamos o desempenho de alunos uni versitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagneti smo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão. Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fa to, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que dev e ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais util izados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos camp os conceituais em questão. |
id |
UFRGS-2_8d8e4d85d6fefcd382445262d76927ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206294 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Celia Maria Soares Gomes deMoreira, Marco AntonioMatheus, Thiago Alexandre Melo2020-02-28T04:05:43Z20051806-5104http://hdl.handle.net/10183/206294000573491Neste estudo analisamos o desempenho de alunos uni versitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagneti smo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão. Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fa to, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que dev e ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais util izados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos camp os conceituais em questão.In this paper we analyse the achievement of college students in an introductory experimental physics course in electromagnetism. Such analysis w as carried out in the light of Vergnaud’s conceptual fields theory. In order to do this, we p repared problematic situations and instructional materials designed to promote meaningful learning o f physics concepts and problem solving in the context of the didactical laboratory in which class es of such a course took place. The evidence gathered in the study suggested that, in fact, the mastering of a conceptual field is a long run activ ity that must be carried out in cycles or stages, impro ving the methodology and instructional materials according to students’ progress in such a field of knowledge.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 2005) p. 61-72Ensino de ciênciasEsquemas conceituaisFísica experimentalEletromagnetismoAprendizagem significativaExperimental problem-situationsCnceptual fieldsKnowledge-in-actionElectromagnetismA resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-açãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000573491.pdf.txt000573491.pdf.txtExtracted Texttext/plain39884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206294/2/000573491.pdf.txt18a9b361d1c80659ef05bb2b7d8ce18eMD52ORIGINAL000573491.pdfTexto completoapplication/pdf106195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206294/1/000573491.pdf0d46fdb2e8eff969db40222e3a9a4dc7MD5110183/2062942020-02-29 04:21:01.418202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-29T07:21:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação |
title |
A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação |
spellingShingle |
A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação Sousa, Celia Maria Soares Gomes de Ensino de ciências Esquemas conceituais Física experimental Eletromagnetismo Aprendizagem significativa Experimental problem-situations Cnceptual fields Knowledge-in-action Electromagnetism |
title_short |
A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação |
title_full |
A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação |
title_fullStr |
A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação |
title_full_unstemmed |
A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação |
title_sort |
A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação |
author |
Sousa, Celia Maria Soares Gomes de |
author_facet |
Sousa, Celia Maria Soares Gomes de Moreira, Marco Antonio Matheus, Thiago Alexandre Melo |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio Matheus, Thiago Alexandre Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Celia Maria Soares Gomes de Moreira, Marco Antonio Matheus, Thiago Alexandre Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Esquemas conceituais Física experimental Eletromagnetismo Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino de ciências Esquemas conceituais Física experimental Eletromagnetismo Aprendizagem significativa Experimental problem-situations Cnceptual fields Knowledge-in-action Electromagnetism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Experimental problem-situations Cnceptual fields Knowledge-in-action Electromagnetism |
description |
Neste estudo analisamos o desempenho de alunos uni versitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagneti smo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão. Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fa to, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que dev e ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais util izados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos camp os conceituais em questão. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-28T04:05:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206294 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000573491 |
identifier_str_mv |
1806-5104 000573491 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 2005) p. 61-72 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206294/2/000573491.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206294/1/000573491.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18a9b361d1c80659ef05bb2b7d8ce18e 0d46fdb2e8eff969db40222e3a9a4dc7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224987094286336 |