Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camillis, Patrícia Kinast de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22124
Resumo: A partir de uma perspectiva social da teoria de Aprendizagem Organizacional o objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial pertencentes a equipes administrativas de uma empresa de fertilizantes químicos. O método utilizado para realização deste estudo foi o de estudo qualitativo básico ou genérico, sendo que os seus resultados deverão contribuir com as escassas investigações sobre aprendizagem que consideram outros níveis organizacionais e categorias profissionais. Foram pesquisados 15 colaboradores de duas áreas administrativas com o intuito de identificar experiências e opiniões a respeito de seus processos de aprendizagem. A investigação evidenciou entre outras questões, a importância dos processos informais de aprendizagem e do contexto no qual ocorrem os processos Também foi possível identificar além dos processos, os objetivos de aprendizagem, os aspectos facilitadores e oportunidades de aprendizagem, bem como os obstáculos e, também, os resultados do processo de aprendizagem. Por fim, o estudo pode subsidiar com informações os profissionais que atuam na área de desenvolvimento de Recursos Humanos da empresa onde foi realizado o estudo para a elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e formulação de políticas na área, assim como a respeito de suas ações em relação à aprendizagem no local de trabalho.
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