Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22124 |
Resumo: | A partir de uma perspectiva social da teoria de Aprendizagem Organizacional o objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial pertencentes a equipes administrativas de uma empresa de fertilizantes químicos. O método utilizado para realização deste estudo foi o de estudo qualitativo básico ou genérico, sendo que os seus resultados deverão contribuir com as escassas investigações sobre aprendizagem que consideram outros níveis organizacionais e categorias profissionais. Foram pesquisados 15 colaboradores de duas áreas administrativas com o intuito de identificar experiências e opiniões a respeito de seus processos de aprendizagem. A investigação evidenciou entre outras questões, a importância dos processos informais de aprendizagem e do contexto no qual ocorrem os processos Também foi possível identificar além dos processos, os objetivos de aprendizagem, os aspectos facilitadores e oportunidades de aprendizagem, bem como os obstáculos e, também, os resultados do processo de aprendizagem. Por fim, o estudo pode subsidiar com informações os profissionais que atuam na área de desenvolvimento de Recursos Humanos da empresa onde foi realizado o estudo para a elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e formulação de políticas na área, assim como a respeito de suas ações em relação à aprendizagem no local de trabalho. |
id |
UFRGS-2_8ee032f7065f667b083b8723bb2ce779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22124 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Camillis, Patrícia Kinast deAntonello, Cláudia Simone2010-05-14T04:16:58Z2007http://hdl.handle.net/10183/22124000647981A partir de uma perspectiva social da teoria de Aprendizagem Organizacional o objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial pertencentes a equipes administrativas de uma empresa de fertilizantes químicos. O método utilizado para realização deste estudo foi o de estudo qualitativo básico ou genérico, sendo que os seus resultados deverão contribuir com as escassas investigações sobre aprendizagem que consideram outros níveis organizacionais e categorias profissionais. Foram pesquisados 15 colaboradores de duas áreas administrativas com o intuito de identificar experiências e opiniões a respeito de seus processos de aprendizagem. A investigação evidenciou entre outras questões, a importância dos processos informais de aprendizagem e do contexto no qual ocorrem os processos Também foi possível identificar além dos processos, os objetivos de aprendizagem, os aspectos facilitadores e oportunidades de aprendizagem, bem como os obstáculos e, também, os resultados do processo de aprendizagem. Por fim, o estudo pode subsidiar com informações os profissionais que atuam na área de desenvolvimento de Recursos Humanos da empresa onde foi realizado o estudo para a elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e formulação de políticas na área, assim como a respeito de suas ações em relação à aprendizagem no local de trabalho.application/pdfporAdministração de recursos humanosGestão de pessoasCultura organizacionalAprendizagem organizacionalUm estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000647981.pdf000647981.pdfTexto completoapplication/pdf706320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22124/1/000647981.pdf7324764d604760f07a3d2f729216a221MD51TEXT000647981.pdf.txt000647981.pdf.txtExtracted Texttext/plain290627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22124/2/000647981.pdf.txte877c088b542837dc0832a34df67d030MD52THUMBNAIL000647981.pdf.jpg000647981.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22124/3/000647981.pdf.jpg0b4c5e959e3e18887a96f20b37a034bcMD5310183/221242018-10-11 08:27:40.932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:27:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais |
title |
Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais |
spellingShingle |
Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais Camillis, Patrícia Kinast de Administração de recursos humanos Gestão de pessoas Cultura organizacional Aprendizagem organizacional |
title_short |
Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais |
title_full |
Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais |
title_fullStr |
Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais |
title_full_unstemmed |
Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais |
title_sort |
Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem funções gerenciais |
author |
Camillis, Patrícia Kinast de |
author_facet |
Camillis, Patrícia Kinast de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camillis, Patrícia Kinast de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone |
contributor_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de recursos humanos Gestão de pessoas Cultura organizacional Aprendizagem organizacional |
topic |
Administração de recursos humanos Gestão de pessoas Cultura organizacional Aprendizagem organizacional |
description |
A partir de uma perspectiva social da teoria de Aprendizagem Organizacional o objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial pertencentes a equipes administrativas de uma empresa de fertilizantes químicos. O método utilizado para realização deste estudo foi o de estudo qualitativo básico ou genérico, sendo que os seus resultados deverão contribuir com as escassas investigações sobre aprendizagem que consideram outros níveis organizacionais e categorias profissionais. Foram pesquisados 15 colaboradores de duas áreas administrativas com o intuito de identificar experiências e opiniões a respeito de seus processos de aprendizagem. A investigação evidenciou entre outras questões, a importância dos processos informais de aprendizagem e do contexto no qual ocorrem os processos Também foi possível identificar além dos processos, os objetivos de aprendizagem, os aspectos facilitadores e oportunidades de aprendizagem, bem como os obstáculos e, também, os resultados do processo de aprendizagem. Por fim, o estudo pode subsidiar com informações os profissionais que atuam na área de desenvolvimento de Recursos Humanos da empresa onde foi realizado o estudo para a elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e formulação de políticas na área, assim como a respeito de suas ações em relação à aprendizagem no local de trabalho. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-14T04:16:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/22124 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000647981 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/22124 |
identifier_str_mv |
000647981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22124/1/000647981.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22124/2/000647981.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22124/3/000647981.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7324764d604760f07a3d2f729216a221 e877c088b542837dc0832a34df67d030 0b4c5e959e3e18887a96f20b37a034bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224393754411008 |