A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257775 |
Resumo: | Atualmente a docência em Química é uma área profissional que envolve muitos desafios, como a dificuldade de engajar os estudantes com metodologias de ensino que se comuniquem melhor com as novas gerações, nascidas em um mundo digital e conectado. A formação qualificada, inicial e continuada dos professores, é um meio de fornecer aos docentes os elementos necessários para lidar com esses desafios. Ao longo das décadas passadas, especialmente entre 2008 e 2016, observamos uma melhora na formação inicial de professores no Brasil, no entanto, a formação continuada permanece como um grande desafio para as escolas, universidades, professores e sociedade em geral. A presente investigação pretende apresentar uma experiência de formação continuada de professores de ciências articulada à formação dos licenciandos em química, vivenciada no ano de 2020, no curso de Formação de Professores de Ciências Naturais para a Abordagem de Situações-Problema e Investigação Científica na Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para o relato da experiência, estruturamos este documento em cinco capítulos. Na Contextualização apresentamos o curso, suas características e as experiências que foram realizadas em anos anteriores; apresentamos a Edição de 2020 e a articulação entre o estágio de docência da Licenciatura em Química e a formação continuada dos docentes da educação básica. Na Metodologia discutimos a abordagem quali-quantitativa empregada no estudo, descrevendo os instrumentos utilizados na coleta de dados e as análises realizadas por meio da Análise do Conteúdo e de distintas técnicas quantitativas. Os resultados mostraram a caracterização dos cursistas, a análise dos problemas construídos durante o curso e a análise das opiniões deles ao fim da formação. Finalmente, nas considerações finais, apresentamos uma avaliação da experiencia vivenciada assim como uma reflexão sobre o trabalho realizado, onde destaca-se a importância da formação continuada e da resolução de problemas para a atividade profissional do autor. |
id |
UFRGS-2_9030f2f493dc58ffeec263dc040507af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257775 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Charqueiro, Douglas SantanaSantos, Flávia Maria Teixeira dos2023-05-05T03:23:02Z2023http://hdl.handle.net/10183/257775001167251Atualmente a docência em Química é uma área profissional que envolve muitos desafios, como a dificuldade de engajar os estudantes com metodologias de ensino que se comuniquem melhor com as novas gerações, nascidas em um mundo digital e conectado. A formação qualificada, inicial e continuada dos professores, é um meio de fornecer aos docentes os elementos necessários para lidar com esses desafios. Ao longo das décadas passadas, especialmente entre 2008 e 2016, observamos uma melhora na formação inicial de professores no Brasil, no entanto, a formação continuada permanece como um grande desafio para as escolas, universidades, professores e sociedade em geral. A presente investigação pretende apresentar uma experiência de formação continuada de professores de ciências articulada à formação dos licenciandos em química, vivenciada no ano de 2020, no curso de Formação de Professores de Ciências Naturais para a Abordagem de Situações-Problema e Investigação Científica na Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para o relato da experiência, estruturamos este documento em cinco capítulos. Na Contextualização apresentamos o curso, suas características e as experiências que foram realizadas em anos anteriores; apresentamos a Edição de 2020 e a articulação entre o estágio de docência da Licenciatura em Química e a formação continuada dos docentes da educação básica. Na Metodologia discutimos a abordagem quali-quantitativa empregada no estudo, descrevendo os instrumentos utilizados na coleta de dados e as análises realizadas por meio da Análise do Conteúdo e de distintas técnicas quantitativas. Os resultados mostraram a caracterização dos cursistas, a análise dos problemas construídos durante o curso e a análise das opiniões deles ao fim da formação. Finalmente, nas considerações finais, apresentamos uma avaliação da experiencia vivenciada assim como uma reflexão sobre o trabalho realizado, onde destaca-se a importância da formação continuada e da resolução de problemas para a atividade profissional do autor.Currently, teaching Chemistry is a professional area that involves many challenges, such as the difficulty of engaging students with teaching methodologies that better communicate with the new generations, born in a digital and connected world. Qualified initial and continuing education of teachers is a means of providing teachers with the necessary elements to deal with these challenges. Over the past decades, especially between 2008 and 2016, we have seen an improvement in the initial training of teachers in Brazil, however, continuing education remains a major challenge for schools, universities, teachers, and society in general. This investigation aims to present a continuing education experience for science teachers articulated with the training of chemistry undergraduates, experienced in 2020, in the course Formação de Professores de Ciências Naturais para a Abordagem de Situações-Problema e Investigação Científica na Educação Básica, at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. For the report of the experience, we structured this document into five chapters. In the Contextualization, we present the course, its characteristics, and the experiences that were carried out in previous years; we present the 2020 Edition and the articulation between the teaching internship of the Chemistry degree and the continuing education of basic education teachers. In the Methodology, we discuss the qualitative-quantitative approach used in the study, describing the instruments used in data collection and the analyses carried out through Content Analysis and different quantitative techniques. The results showed the characterization of the course participants, the analysis of the problems constructed during the course, and the analysis of their opinions at the end of the training. Finally, in the final considerations, we present an evaluation of the experience lived as well as a reflection on the work carried out, highlighting the importance of continuing education and problem-solving for the author's professional activity.application/pdfporFormação inicialFormação continuadaFormação de professoresResolução de problemasEstágio de docênciaEnsino de quimicaInitial and continuing teacher educationProblem-solving methodologyTeaching internship in chemistry educationA formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2023Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167251.pdf.txt001167251.pdf.txtExtracted Texttext/plain190329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257775/2/001167251.pdf.txt9aa786ef5c955917a8f3774f9102e943MD52ORIGINAL001167251.pdfTexto completoapplication/pdf1495084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257775/1/001167251.pdfcbac851c8914dd51a87bf7cb93c51695MD5110183/2577752023-05-12 03:28:18.768246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257775Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-12T06:28:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química |
title |
A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química |
spellingShingle |
A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química Charqueiro, Douglas Santana Formação inicial Formação continuada Formação de professores Resolução de problemas Estágio de docência Ensino de quimica Initial and continuing teacher education Problem-solving methodology Teaching internship in chemistry education |
title_short |
A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química |
title_full |
A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química |
title_fullStr |
A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química |
title_sort |
A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química |
author |
Charqueiro, Douglas Santana |
author_facet |
Charqueiro, Douglas Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charqueiro, Douglas Santana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
contributor_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Formação continuada Formação de professores Resolução de problemas Estágio de docência Ensino de quimica |
topic |
Formação inicial Formação continuada Formação de professores Resolução de problemas Estágio de docência Ensino de quimica Initial and continuing teacher education Problem-solving methodology Teaching internship in chemistry education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Initial and continuing teacher education Problem-solving methodology Teaching internship in chemistry education |
description |
Atualmente a docência em Química é uma área profissional que envolve muitos desafios, como a dificuldade de engajar os estudantes com metodologias de ensino que se comuniquem melhor com as novas gerações, nascidas em um mundo digital e conectado. A formação qualificada, inicial e continuada dos professores, é um meio de fornecer aos docentes os elementos necessários para lidar com esses desafios. Ao longo das décadas passadas, especialmente entre 2008 e 2016, observamos uma melhora na formação inicial de professores no Brasil, no entanto, a formação continuada permanece como um grande desafio para as escolas, universidades, professores e sociedade em geral. A presente investigação pretende apresentar uma experiência de formação continuada de professores de ciências articulada à formação dos licenciandos em química, vivenciada no ano de 2020, no curso de Formação de Professores de Ciências Naturais para a Abordagem de Situações-Problema e Investigação Científica na Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para o relato da experiência, estruturamos este documento em cinco capítulos. Na Contextualização apresentamos o curso, suas características e as experiências que foram realizadas em anos anteriores; apresentamos a Edição de 2020 e a articulação entre o estágio de docência da Licenciatura em Química e a formação continuada dos docentes da educação básica. Na Metodologia discutimos a abordagem quali-quantitativa empregada no estudo, descrevendo os instrumentos utilizados na coleta de dados e as análises realizadas por meio da Análise do Conteúdo e de distintas técnicas quantitativas. Os resultados mostraram a caracterização dos cursistas, a análise dos problemas construídos durante o curso e a análise das opiniões deles ao fim da formação. Finalmente, nas considerações finais, apresentamos uma avaliação da experiencia vivenciada assim como uma reflexão sobre o trabalho realizado, onde destaca-se a importância da formação continuada e da resolução de problemas para a atividade profissional do autor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-05T03:23:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257775 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001167251 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257775 |
identifier_str_mv |
001167251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257775/2/001167251.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257775/1/001167251.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9aa786ef5c955917a8f3774f9102e943 cbac851c8914dd51a87bf7cb93c51695 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224658970738688 |