A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72634 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar Projetos Político Pedagógicos (PPP) de algumas escolas que oferecem EJA como modalidade de ensino na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. O PPP é uma construção humana e, por isso, possui historicidade, articulando saberes e propondo caminhos para uma educação com maior qualidade. Como não há Educação neutra, o PPP carrega em si propostas de compreensão da realidade e deve conter elementos que apontem, numa perspectiva progressista de educação, para uma possível e necessária superação do sistema-capital. O capitalismo é o sistema sócio-econômico hegemônico desde a Era das Revoluções, na virada do século XVIII para o XIX, baseado na propriedade privada dos meios de produção, e a burguesia, a classe social que melhor se coloca em tal contexto, pois além do controle econômico, possui também grande força política. Nesse sentido, podemos observar a EJA como uma possibilidade de tomada de consciência por parte da classe trabalhadora no intuito de obter sua emancipação a partir de uma proposta educativa com criticidade e que aponte na superação do capitalismo e na construção de uma sociedade igualitária. |
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Dias, Cristiano de OliveiraFonseca, Laura Souza2013-06-20T01:43:55Z2011http://hdl.handle.net/10183/72634000884737Este trabalho tem por objetivo analisar Projetos Político Pedagógicos (PPP) de algumas escolas que oferecem EJA como modalidade de ensino na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. O PPP é uma construção humana e, por isso, possui historicidade, articulando saberes e propondo caminhos para uma educação com maior qualidade. Como não há Educação neutra, o PPP carrega em si propostas de compreensão da realidade e deve conter elementos que apontem, numa perspectiva progressista de educação, para uma possível e necessária superação do sistema-capital. O capitalismo é o sistema sócio-econômico hegemônico desde a Era das Revoluções, na virada do século XVIII para o XIX, baseado na propriedade privada dos meios de produção, e a burguesia, a classe social que melhor se coloca em tal contexto, pois além do controle econômico, possui também grande força política. Nesse sentido, podemos observar a EJA como uma possibilidade de tomada de consciência por parte da classe trabalhadora no intuito de obter sua emancipação a partir de uma proposta educativa com criticidade e que aponte na superação do capitalismo e na construção de uma sociedade igualitária.application/pdfporEducação de jovens e adultosTeoriaPráticaCanoas (RS)A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884737.pdf000884737.pdfTexto completoapplication/pdf206722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72634/1/000884737.pdfe11f292e41ee70acd80d91d6fe906622MD51TEXT000884737.pdf.txt000884737.pdf.txtExtracted Texttext/plain83517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72634/2/000884737.pdf.txtd7cafbcb017d8da7f2623af160ef5265MD52THUMBNAIL000884737.pdf.jpg000884737.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72634/3/000884737.pdf.jpg23a5427eea158d1da51887a710c4b2ebMD5310183/726342018-10-16 09:28:26.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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