A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristiano de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72634
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar Projetos Político Pedagógicos (PPP) de algumas escolas que oferecem EJA como modalidade de ensino na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. O PPP é uma construção humana e, por isso, possui historicidade, articulando saberes e propondo caminhos para uma educação com maior qualidade. Como não há Educação neutra, o PPP carrega em si propostas de compreensão da realidade e deve conter elementos que apontem, numa perspectiva progressista de educação, para uma possível e necessária superação do sistema-capital. O capitalismo é o sistema sócio-econômico hegemônico desde a Era das Revoluções, na virada do século XVIII para o XIX, baseado na propriedade privada dos meios de produção, e a burguesia, a classe social que melhor se coloca em tal contexto, pois além do controle econômico, possui também grande força política. Nesse sentido, podemos observar a EJA como uma possibilidade de tomada de consciência por parte da classe trabalhadora no intuito de obter sua emancipação a partir de uma proposta educativa com criticidade e que aponte na superação do capitalismo e na construção de uma sociedade igualitária.
id UFRGS-2_90fae2b5e56b8d9abdce99df5e1d4df1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72634
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Cristiano de OliveiraFonseca, Laura Souza2013-06-20T01:43:55Z2011http://hdl.handle.net/10183/72634000884737Este trabalho tem por objetivo analisar Projetos Político Pedagógicos (PPP) de algumas escolas que oferecem EJA como modalidade de ensino na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. O PPP é uma construção humana e, por isso, possui historicidade, articulando saberes e propondo caminhos para uma educação com maior qualidade. Como não há Educação neutra, o PPP carrega em si propostas de compreensão da realidade e deve conter elementos que apontem, numa perspectiva progressista de educação, para uma possível e necessária superação do sistema-capital. O capitalismo é o sistema sócio-econômico hegemônico desde a Era das Revoluções, na virada do século XVIII para o XIX, baseado na propriedade privada dos meios de produção, e a burguesia, a classe social que melhor se coloca em tal contexto, pois além do controle econômico, possui também grande força política. Nesse sentido, podemos observar a EJA como uma possibilidade de tomada de consciência por parte da classe trabalhadora no intuito de obter sua emancipação a partir de uma proposta educativa com criticidade e que aponte na superação do capitalismo e na construção de uma sociedade igualitária.application/pdfporEducação de jovens e adultosTeoriaPráticaCanoas (RS)A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884737.pdf000884737.pdfTexto completoapplication/pdf206722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72634/1/000884737.pdfe11f292e41ee70acd80d91d6fe906622MD51TEXT000884737.pdf.txt000884737.pdf.txtExtracted Texttext/plain83517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72634/2/000884737.pdf.txtd7cafbcb017d8da7f2623af160ef5265MD52THUMBNAIL000884737.pdf.jpg000884737.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72634/3/000884737.pdf.jpg23a5427eea158d1da51887a710c4b2ebMD5310183/726342018-10-16 09:28:26.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática
title A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática
spellingShingle A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática
Dias, Cristiano de Oliveira
Educação de jovens e adultos
Teoria
Prática
Canoas (RS)
title_short A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática
title_full A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática
title_fullStr A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática
title_full_unstemmed A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática
title_sort A EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e prática
author Dias, Cristiano de Oliveira
author_facet Dias, Cristiano de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cristiano de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Teoria
Prática
Canoas (RS)
topic Educação de jovens e adultos
Teoria
Prática
Canoas (RS)
description Este trabalho tem por objetivo analisar Projetos Político Pedagógicos (PPP) de algumas escolas que oferecem EJA como modalidade de ensino na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. O PPP é uma construção humana e, por isso, possui historicidade, articulando saberes e propondo caminhos para uma educação com maior qualidade. Como não há Educação neutra, o PPP carrega em si propostas de compreensão da realidade e deve conter elementos que apontem, numa perspectiva progressista de educação, para uma possível e necessária superação do sistema-capital. O capitalismo é o sistema sócio-econômico hegemônico desde a Era das Revoluções, na virada do século XVIII para o XIX, baseado na propriedade privada dos meios de produção, e a burguesia, a classe social que melhor se coloca em tal contexto, pois além do controle econômico, possui também grande força política. Nesse sentido, podemos observar a EJA como uma possibilidade de tomada de consciência por parte da classe trabalhadora no intuito de obter sua emancipação a partir de uma proposta educativa com criticidade e que aponte na superação do capitalismo e na construção de uma sociedade igualitária.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-20T01:43:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72634
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000884737
url http://hdl.handle.net/10183/72634
identifier_str_mv 000884737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72634/1/000884737.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72634/2/000884737.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72634/3/000884737.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e11f292e41ee70acd80d91d6fe906622
d7cafbcb017d8da7f2623af160ef5265
23a5427eea158d1da51887a710c4b2eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448830865408