Plataformização da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259088 |
Resumo: | O artigo aborda a comunicação publicitária em plataformas imersivas da Realidade Virtual (RV). Numa pesquisa teórica e empírica são tensionadas e articuladas reflexões sobre as marcas se apropriarem das características do meio RV – a partir do fenômeno da acreditabilidade – para produzir experiências de comunicação com potenciais consumidores. Além da revisão teórica sobre publicidade e indústrias promocionais, da RV e do conceito de acreditabilidade em ambientes imersivos (metaversos, simuladores e videogames), o artigo faz exercício prático de exploração a uma peça publicitária. Assim, a partir de dados qualitativos, discute-se a plataformização da publicidade em ambientes imersivos, bem como o papel de dimensões da acreditabilidade para estudar a comunicação das marcas em RV. |
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Borba, Eduardo Zilles2023-06-17T03:36:39Z20231806-4981http://hdl.handle.net/10183/259088001167979O artigo aborda a comunicação publicitária em plataformas imersivas da Realidade Virtual (RV). Numa pesquisa teórica e empírica são tensionadas e articuladas reflexões sobre as marcas se apropriarem das características do meio RV – a partir do fenômeno da acreditabilidade – para produzir experiências de comunicação com potenciais consumidores. Além da revisão teórica sobre publicidade e indústrias promocionais, da RV e do conceito de acreditabilidade em ambientes imersivos (metaversos, simuladores e videogames), o artigo faz exercício prático de exploração a uma peça publicitária. Assim, a partir de dados qualitativos, discute-se a plataformização da publicidade em ambientes imersivos, bem como o papel de dimensões da acreditabilidade para estudar a comunicação das marcas em RV.This article approaches the advertising communication in immer-sive Virtual Reality (VR). In a theoretical and empirical research, reflections are tensioned and articulated on brands appropriation of VR medium characteristics – based on the phenomenon of believability – to produce communication experi-ences with potential consumers. In addition to theoretical review on advertising and promotional industries, VR and the concept of believability in immersive environments (metaverses, simulators, videogames), the article does a practical exercise to explore an advertising case. Based on qualitative data, the platafor-misation in immersive environments is discussed, as well the role of believability dimensions to study brand communication in VR.application/pdfporComunicação, mídia e consumo. São Paulo. Vol. 20, n. 57 (jan./abr. 2023), p. 68-89Realidade virtualPublicidadeEstratégia de comunicaçãoVirtual realityMetaverseAdvertisingPromotional industryAffordanceBrand communicationPlataformização da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidadeAdvertising platformisation in virtual reality immersive environments: metaverses, brands and believabilityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167979.pdf.txt001167979.pdf.txtExtracted Texttext/plain44826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259088/2/001167979.pdf.txt0532cdef4ec566a636759269b4b2523dMD52ORIGINAL001167979.pdfTexto completoapplication/pdf1011977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259088/1/001167979.pdf24e8703ac1c4bcf47b76b24e4849396fMD5110183/2590882023-06-18 03:51:54.495324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259088Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:51:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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