Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reategui, Eliseo Berni
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ceron, Rafael Fernando, Boff, Elisa, Vicari, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23180
Resumo: Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário e utiliza as informações coletadas para fazer recomendações personalizadas de conteúdo. Além disso, o agente é capaz de identificar outros estudantes conectados no sistema que podem servir como tutores em determinados tópicos, e sugere a interação entre estes e alunos com dificuldades. Através destas recomendações, o agente motiva a formação de grupos e promove a aprendizagem colaborativa.
id UFRGS-2_9207923d7c2a5ab267989790695be506
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23180
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reategui, Eliseo BerniCeron, Rafael FernandoBoff, ElisaVicari, Rosa Maria2010-06-01T04:18:04Z20061414-5685http://hdl.handle.net/10183/23180000564401Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário e utiliza as informações coletadas para fazer recomendações personalizadas de conteúdo. Além disso, o agente é capaz de identificar outros estudantes conectados no sistema que podem servir como tutores em determinados tópicos, e sugere a interação entre estes e alunos com dificuldades. Através destas recomendações, o agente motiva a formação de grupos e promove a aprendizagem colaborativa.This paper describes a social-affective animated agent that is able to interact with students in a collaborative learning environment for algorithms. The agent monitors the interaction with the user and employs the information collected to make personalized recommendations of contents. In addition, the agent is capable of identifying other students that may act as tutors in certain topics, and suggests the interaction between them and the students that are having difficulties in their studies. Through these recommendations, the agent motivates group formation and promotes collaborative learning.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2006), p. 9, 28-38Informática : EducaçãoInteligência artificialAprendizagem colaborativaInterface AgentsLearning EnvironmentsRecommender SystemsAffectiveSocial Interaction and Workgroups.Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000564401.pdf000564401.pdfTexto completoapplication/pdf2476746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/1/000564401.pdffa1db000b6877c01c4015895117c776cMD51TEXT000564401.pdf.txt000564401.pdf.txtExtracted Texttext/plain50012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/2/000564401.pdf.txt94d37f20348f9e568424ee9354335a4cMD52THUMBNAIL000564401.pdf.jpg000564401.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/3/000564401.pdf.jpg49e392685daef32da9d53e131b0e636cMD5310183/231802018-10-11 09:14:32.313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23180Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:14:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
title Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
spellingShingle Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
Reategui, Eliseo Berni
Informática : Educação
Inteligência artificial
Aprendizagem colaborativa
Interface Agents
Learning Environments
Recommender Systems
Affective
Social Interaction and Workgroups.
title_short Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
title_full Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
title_fullStr Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
title_full_unstemmed Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
title_sort Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
author Reategui, Eliseo Berni
author_facet Reategui, Eliseo Berni
Ceron, Rafael Fernando
Boff, Elisa
Vicari, Rosa Maria
author_role author
author2 Ceron, Rafael Fernando
Boff, Elisa
Vicari, Rosa Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
Ceron, Rafael Fernando
Boff, Elisa
Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Inteligência artificial
Aprendizagem colaborativa
topic Informática : Educação
Inteligência artificial
Aprendizagem colaborativa
Interface Agents
Learning Environments
Recommender Systems
Affective
Social Interaction and Workgroups.
dc.subject.eng.fl_str_mv Interface Agents
Learning Environments
Recommender Systems
Affective
Social Interaction and Workgroups.
description Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário e utiliza as informações coletadas para fazer recomendações personalizadas de conteúdo. Além disso, o agente é capaz de identificar outros estudantes conectados no sistema que podem servir como tutores em determinados tópicos, e sugere a interação entre estes e alunos com dificuldades. Através destas recomendações, o agente motiva a formação de grupos e promove a aprendizagem colaborativa.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-01T04:18:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23180
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000564401
identifier_str_mv 1414-5685
000564401
url http://hdl.handle.net/10183/23180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2006), p. 9, 28-38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/1/000564401.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/2/000564401.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/3/000564401.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa1db000b6877c01c4015895117c776c
94d37f20348f9e568424ee9354335a4c
49e392685daef32da9d53e131b0e636c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224717334478848