Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23180 |
Resumo: | Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário e utiliza as informações coletadas para fazer recomendações personalizadas de conteúdo. Além disso, o agente é capaz de identificar outros estudantes conectados no sistema que podem servir como tutores em determinados tópicos, e sugere a interação entre estes e alunos com dificuldades. Através destas recomendações, o agente motiva a formação de grupos e promove a aprendizagem colaborativa. |
id |
UFRGS-2_9207923d7c2a5ab267989790695be506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23180 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reategui, Eliseo BerniCeron, Rafael FernandoBoff, ElisaVicari, Rosa Maria2010-06-01T04:18:04Z20061414-5685http://hdl.handle.net/10183/23180000564401Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário e utiliza as informações coletadas para fazer recomendações personalizadas de conteúdo. Além disso, o agente é capaz de identificar outros estudantes conectados no sistema que podem servir como tutores em determinados tópicos, e sugere a interação entre estes e alunos com dificuldades. Através destas recomendações, o agente motiva a formação de grupos e promove a aprendizagem colaborativa.This paper describes a social-affective animated agent that is able to interact with students in a collaborative learning environment for algorithms. The agent monitors the interaction with the user and employs the information collected to make personalized recommendations of contents. In addition, the agent is capable of identifying other students that may act as tutors in certain topics, and suggests the interaction between them and the students that are having difficulties in their studies. Through these recommendations, the agent motivates group formation and promotes collaborative learning.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2006), p. 9, 28-38Informática : EducaçãoInteligência artificialAprendizagem colaborativaInterface AgentsLearning EnvironmentsRecommender SystemsAffectiveSocial Interaction and Workgroups.Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000564401.pdf000564401.pdfTexto completoapplication/pdf2476746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/1/000564401.pdffa1db000b6877c01c4015895117c776cMD51TEXT000564401.pdf.txt000564401.pdf.txtExtracted Texttext/plain50012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/2/000564401.pdf.txt94d37f20348f9e568424ee9354335a4cMD52THUMBNAIL000564401.pdf.jpg000564401.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/3/000564401.pdf.jpg49e392685daef32da9d53e131b0e636cMD5310183/231802018-10-11 09:14:32.313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23180Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:14:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos |
title |
Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos |
spellingShingle |
Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos Reategui, Eliseo Berni Informática : Educação Inteligência artificial Aprendizagem colaborativa Interface Agents Learning Environments Recommender Systems Affective Social Interaction and Workgroups. |
title_short |
Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos |
title_full |
Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos |
title_fullStr |
Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos |
title_full_unstemmed |
Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos |
title_sort |
Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos |
author |
Reategui, Eliseo Berni |
author_facet |
Reategui, Eliseo Berni Ceron, Rafael Fernando Boff, Elisa Vicari, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ceron, Rafael Fernando Boff, Elisa Vicari, Rosa Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni Ceron, Rafael Fernando Boff, Elisa Vicari, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação Inteligência artificial Aprendizagem colaborativa |
topic |
Informática : Educação Inteligência artificial Aprendizagem colaborativa Interface Agents Learning Environments Recommender Systems Affective Social Interaction and Workgroups. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interface Agents Learning Environments Recommender Systems Affective Social Interaction and Workgroups. |
description |
Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário e utiliza as informações coletadas para fazer recomendações personalizadas de conteúdo. Além disso, o agente é capaz de identificar outros estudantes conectados no sistema que podem servir como tutores em determinados tópicos, e sugere a interação entre estes e alunos com dificuldades. Através destas recomendações, o agente motiva a formação de grupos e promove a aprendizagem colaborativa. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-01T04:18:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23180 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-5685 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000564401 |
identifier_str_mv |
1414-5685 000564401 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2006), p. 9, 28-38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/1/000564401.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/2/000564401.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23180/3/000564401.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa1db000b6877c01c4015895117c776c 94d37f20348f9e568424ee9354335a4c 49e392685daef32da9d53e131b0e636c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224717334478848 |