Da produção textual ao estudo gramatical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21491 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos e buscando a real importância e aplicação dos conhecimentos a serem ensinados. Aborda a relação entre o ensino puramente gramatical e o ensino através de textos escritos, defendendo a ideia de que, para se obter um resultado satisfatório, é preciso apresentar o objeto de estudo constituído no texto, desse modo mostrando a aplicação prática desse conhecimento em atividades que buscam levar o aluno a refletir sobre a língua e não simplesmente a decorar regras que nada lhe dizem. Para atingir os resultados almejados, se faz necessário adequar os temas trabalhados e a forma de abordagem dos mesmos à realidade infantil e adolescente, considerando fatores como as condições culturais, sociais e línguísticas do grupo. |
id |
UFRGS-2_922f0f1e1abb037e9a81bdc6280442af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21491 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alvarenga, Ana Luiza Goulart LoderFavero, Teresinha Oliveira2010-05-03T17:53:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/21491000737311Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos e buscando a real importância e aplicação dos conhecimentos a serem ensinados. Aborda a relação entre o ensino puramente gramatical e o ensino através de textos escritos, defendendo a ideia de que, para se obter um resultado satisfatório, é preciso apresentar o objeto de estudo constituído no texto, desse modo mostrando a aplicação prática desse conhecimento em atividades que buscam levar o aluno a refletir sobre a língua e não simplesmente a decorar regras que nada lhe dizem. Para atingir os resultados almejados, se faz necessário adequar os temas trabalhados e a forma de abordagem dos mesmos à realidade infantil e adolescente, considerando fatores como as condições culturais, sociais e línguísticas do grupo.This work aims to promote a reflection on the teaching of Portuguese language, questioning methods and seeking the real importance and application of knowledge to be taught. Discusses the relationship between education purely grammatical and teaching through written texts, defending the idea that, to achieve a satisfactory result, you need to present the object of study formed in the text, thus showing the practical application of knowledge in activities seeking to bring the student to reflect on the language and not simply to memorize rules that tell him/her nothing. To achieve the desired results, it is necessary to fit the themes discussed and how to approach the reality of these children and adolescents, considering factors such as cultural, social and linguistic group.application/pdfporLíngua portuguesaEnsino de línguasTeaching portugueseGrammarTextDa produção textual ao estudo gramaticalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2009Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000737311.pdf.txt000737311.pdf.txtExtracted Texttext/plain96161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/2/000737311.pdf.txtc772d8890b2012c6bbebc3bac91ea2abMD52ORIGINAL000737311.pdf000737311.pdfTexto completoapplication/pdf121516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/1/000737311.pdf6c635d49c3be4d71729be702b21ffbddMD51THUMBNAIL000737311.pdf.jpg000737311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/3/000737311.pdf.jpg29f2b2eb7d3eaf981954f9b498fee2e4MD5310183/214912022-08-06 04:49:37.137035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21491Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da produção textual ao estudo gramatical |
title |
Da produção textual ao estudo gramatical |
spellingShingle |
Da produção textual ao estudo gramatical Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder Língua portuguesa Ensino de línguas Teaching portuguese Grammar Text |
title_short |
Da produção textual ao estudo gramatical |
title_full |
Da produção textual ao estudo gramatical |
title_fullStr |
Da produção textual ao estudo gramatical |
title_full_unstemmed |
Da produção textual ao estudo gramatical |
title_sort |
Da produção textual ao estudo gramatical |
author |
Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder |
author_facet |
Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Favero, Teresinha Oliveira |
contributor_str_mv |
Favero, Teresinha Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Ensino de línguas |
topic |
Língua portuguesa Ensino de línguas Teaching portuguese Grammar Text |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching portuguese Grammar Text |
description |
Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos e buscando a real importância e aplicação dos conhecimentos a serem ensinados. Aborda a relação entre o ensino puramente gramatical e o ensino através de textos escritos, defendendo a ideia de que, para se obter um resultado satisfatório, é preciso apresentar o objeto de estudo constituído no texto, desse modo mostrando a aplicação prática desse conhecimento em atividades que buscam levar o aluno a refletir sobre a língua e não simplesmente a decorar regras que nada lhe dizem. Para atingir os resultados almejados, se faz necessário adequar os temas trabalhados e a forma de abordagem dos mesmos à realidade infantil e adolescente, considerando fatores como as condições culturais, sociais e línguísticas do grupo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-03T17:53:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21491 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000737311 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21491 |
identifier_str_mv |
000737311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/2/000737311.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/1/000737311.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/3/000737311.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c772d8890b2012c6bbebc3bac91ea2ab 6c635d49c3be4d71729be702b21ffbdd 29f2b2eb7d3eaf981954f9b498fee2e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224392634531840 |