Da produção textual ao estudo gramatical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21491
Resumo: Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos e buscando a real importância e aplicação dos conhecimentos a serem ensinados. Aborda a relação entre o ensino puramente gramatical e o ensino através de textos escritos, defendendo a ideia de que, para se obter um resultado satisfatório, é preciso apresentar o objeto de estudo constituído no texto, desse modo mostrando a aplicação prática desse conhecimento em atividades que buscam levar o aluno a refletir sobre a língua e não simplesmente a decorar regras que nada lhe dizem. Para atingir os resultados almejados, se faz necessário adequar os temas trabalhados e a forma de abordagem dos mesmos à realidade infantil e adolescente, considerando fatores como as condições culturais, sociais e línguísticas do grupo.
id UFRGS-2_922f0f1e1abb037e9a81bdc6280442af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21491
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alvarenga, Ana Luiza Goulart LoderFavero, Teresinha Oliveira2010-05-03T17:53:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/21491000737311Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos e buscando a real importância e aplicação dos conhecimentos a serem ensinados. Aborda a relação entre o ensino puramente gramatical e o ensino através de textos escritos, defendendo a ideia de que, para se obter um resultado satisfatório, é preciso apresentar o objeto de estudo constituído no texto, desse modo mostrando a aplicação prática desse conhecimento em atividades que buscam levar o aluno a refletir sobre a língua e não simplesmente a decorar regras que nada lhe dizem. Para atingir os resultados almejados, se faz necessário adequar os temas trabalhados e a forma de abordagem dos mesmos à realidade infantil e adolescente, considerando fatores como as condições culturais, sociais e línguísticas do grupo.This work aims to promote a reflection on the teaching of Portuguese language, questioning methods and seeking the real importance and application of knowledge to be taught. Discusses the relationship between education purely grammatical and teaching through written texts, defending the idea that, to achieve a satisfactory result, you need to present the object of study formed in the text, thus showing the practical application of knowledge in activities seeking to bring the student to reflect on the language and not simply to memorize rules that tell him/her nothing. To achieve the desired results, it is necessary to fit the themes discussed and how to approach the reality of these children and adolescents, considering factors such as cultural, social and linguistic group.application/pdfporLíngua portuguesaEnsino de línguasTeaching portugueseGrammarTextDa produção textual ao estudo gramaticalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2009Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000737311.pdf.txt000737311.pdf.txtExtracted Texttext/plain96161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/2/000737311.pdf.txtc772d8890b2012c6bbebc3bac91ea2abMD52ORIGINAL000737311.pdf000737311.pdfTexto completoapplication/pdf121516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/1/000737311.pdf6c635d49c3be4d71729be702b21ffbddMD51THUMBNAIL000737311.pdf.jpg000737311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/3/000737311.pdf.jpg29f2b2eb7d3eaf981954f9b498fee2e4MD5310183/214912022-08-06 04:49:37.137035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21491Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da produção textual ao estudo gramatical
title Da produção textual ao estudo gramatical
spellingShingle Da produção textual ao estudo gramatical
Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder
Língua portuguesa
Ensino de línguas
Teaching portuguese
Grammar
Text
title_short Da produção textual ao estudo gramatical
title_full Da produção textual ao estudo gramatical
title_fullStr Da produção textual ao estudo gramatical
title_full_unstemmed Da produção textual ao estudo gramatical
title_sort Da produção textual ao estudo gramatical
author Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder
author_facet Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favero, Teresinha Oliveira
contributor_str_mv Favero, Teresinha Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Ensino de línguas
topic Língua portuguesa
Ensino de línguas
Teaching portuguese
Grammar
Text
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching portuguese
Grammar
Text
description Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos e buscando a real importância e aplicação dos conhecimentos a serem ensinados. Aborda a relação entre o ensino puramente gramatical e o ensino através de textos escritos, defendendo a ideia de que, para se obter um resultado satisfatório, é preciso apresentar o objeto de estudo constituído no texto, desse modo mostrando a aplicação prática desse conhecimento em atividades que buscam levar o aluno a refletir sobre a língua e não simplesmente a decorar regras que nada lhe dizem. Para atingir os resultados almejados, se faz necessário adequar os temas trabalhados e a forma de abordagem dos mesmos à realidade infantil e adolescente, considerando fatores como as condições culturais, sociais e línguísticas do grupo.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-03T17:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21491
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000737311
url http://hdl.handle.net/10183/21491
identifier_str_mv 000737311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/2/000737311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/1/000737311.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21491/3/000737311.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c772d8890b2012c6bbebc3bac91ea2ab
6c635d49c3be4d71729be702b21ffbdd
29f2b2eb7d3eaf981954f9b498fee2e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224392634531840