A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222170 |
Resumo: | A presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional. |
id |
UFRGS-2_92c2ff28a408b12c18ebbe03e0288c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222170 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tauceda, Karen CavalcantiBolter, Jairo Alfredo GenzHaas, Jaqueline MallmannSeminotti, Jonas JoséFenner, Roniere dos Santos2021-06-15T04:28:57Z20161806-0560http://hdl.handle.net/10183/222170001024129A presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional.This research intends to address the social and educational aspects of the first year of the Rural Education course at Federal University of Rio Grande do SUl (UFRGS) North Coast Campus. The intention was to analyze the relationship established between the political pedagogical proposal, with emphasis on the natural sciences and the design of territorial development, considering socio-economic aspects of the North Coast of the RS. To understand the pedagogical advances in this ongoing implementation process, there was a qualitative research among students of the first class seeking to question about the understanding of the same in relation to the design of the Rural Education course, the role of pedagogical practices in the debate on sustainable development of the region, the relationship established between the Rural Education, development and Natural Sciences and as the course has contributed to the personal and professional training.application/pdfporMargens : revista interdisciplinar do Núcleo de Pesquisa do CUBT. Vol. 10, n. 15 (dez. 2016), p. [71]-84Desenvolvimento regionalDesenvolvimento territorialEducação do campoLitoral Norte, Região (RS)Regional developmentTerritorial developmentCountryside educationA educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001024129.pdf.txt001024129.pdf.txtExtracted Texttext/plain34561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222170/2/001024129.pdf.txt3960cc619f6ae89ab0c308d939990917MD52ORIGINAL001024129.pdfTexto completoapplication/pdf702786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222170/1/001024129.pdffb4af4dfd08ba06c63d3990a3f48ed7aMD5110183/2221702021-06-26 04:44:39.914158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul |
title |
A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul Tauceda, Karen Cavalcanti Desenvolvimento regional Desenvolvimento territorial Educação do campo Litoral Norte, Região (RS) Regional development Territorial development Countryside education |
title_short |
A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul |
title_full |
A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul |
title_sort |
A educação do campo no contexto de desenvolvimento do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul |
author |
Tauceda, Karen Cavalcanti |
author_facet |
Tauceda, Karen Cavalcanti Bolter, Jairo Alfredo Genz Haas, Jaqueline Mallmann Seminotti, Jonas José Fenner, Roniere dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Bolter, Jairo Alfredo Genz Haas, Jaqueline Mallmann Seminotti, Jonas José Fenner, Roniere dos Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tauceda, Karen Cavalcanti Bolter, Jairo Alfredo Genz Haas, Jaqueline Mallmann Seminotti, Jonas José Fenner, Roniere dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento regional Desenvolvimento territorial Educação do campo Litoral Norte, Região (RS) |
topic |
Desenvolvimento regional Desenvolvimento territorial Educação do campo Litoral Norte, Região (RS) Regional development Territorial development Countryside education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Regional development Territorial development Countryside education |
description |
A presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-15T04:28:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222170 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-0560 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001024129 |
identifier_str_mv |
1806-0560 001024129 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Margens : revista interdisciplinar do Núcleo de Pesquisa do CUBT. Vol. 10, n. 15 (dez. 2016), p. [71]-84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222170/2/001024129.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222170/1/001024129.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3960cc619f6ae89ab0c308d939990917 fb4af4dfd08ba06c63d3990a3f48ed7a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225020571123712 |