Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88141 |
Resumo: | Este estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos egressos da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2005 e 2007, objetivou problematizar o lugar do professor-homem junto à Escolarização Inicial. Para tanto, valeu-se das narrativas (SILVEIRA, 2005) desses cinco homens, desde o estágio obrigatório até a situação presente, na direção de discutir como eles construíram suas trajetórias docentes num contexto predominantemente feminino (LOURO, 1997) como aqueles da Faculdade de Educação e da Educação Básica dos anos iniciais. A escolha desta temática deu-se tanto pela minha própria trajetória como acadêmico do curso de Pedagogia, quanto pela constatação de que eu seria o único homem a se formar na turma 2013/2. Isso me fez considerar a importância de contribuir com elementos que pudessem vir a tensionar a formação dos pedagogos, tanto durante a graduação quanto, posteriormente, nas instâncias de trabalho. A título de considerações finais, vejo que as vivências narradas pelos sujeitos da pesquisa podem |
id |
UFRGS-2_9354f42ab597ebc53bb58d6d44eaed7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88141 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra, Tiago CamposSantos, Luís Henrique Sacchi dos2014-03-06T01:49:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/88141000911583Este estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos egressos da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2005 e 2007, objetivou problematizar o lugar do professor-homem junto à Escolarização Inicial. Para tanto, valeu-se das narrativas (SILVEIRA, 2005) desses cinco homens, desde o estágio obrigatório até a situação presente, na direção de discutir como eles construíram suas trajetórias docentes num contexto predominantemente feminino (LOURO, 1997) como aqueles da Faculdade de Educação e da Educação Básica dos anos iniciais. A escolha desta temática deu-se tanto pela minha própria trajetória como acadêmico do curso de Pedagogia, quanto pela constatação de que eu seria o único homem a se formar na turma 2013/2. Isso me fez considerar a importância de contribuir com elementos que pudessem vir a tensionar a formação dos pedagogos, tanto durante a graduação quanto, posteriormente, nas instâncias de trabalho. A título de considerações finais, vejo que as vivências narradas pelos sujeitos da pesquisa podemapplication/pdfporDocênciaGêneroMagistérioDo monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911583.pdf000911583.pdfTexto completoapplication/pdf313748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/1/000911583.pdf0c3008af98a58d975860cde8b7e8cd83MD51TEXT000911583.pdf.txt000911583.pdf.txtExtracted Texttext/plain58056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/2/000911583.pdf.txt018a79a3cd3ae5bedd96cd27dd673341MD52THUMBNAIL000911583.pdf.jpg000911583.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/3/000911583.pdf.jpg23f5654e7bd343dc75e657589d44e5fcMD5310183/881412018-10-18 08:14:35.263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88141Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:14:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência |
title |
Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência |
spellingShingle |
Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência Dutra, Tiago Campos Docência Gênero Magistério |
title_short |
Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência |
title_full |
Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência |
title_fullStr |
Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência |
title_full_unstemmed |
Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência |
title_sort |
Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência |
author |
Dutra, Tiago Campos |
author_facet |
Dutra, Tiago Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Tiago Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luís Henrique Sacchi dos |
contributor_str_mv |
Santos, Luís Henrique Sacchi dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Gênero Magistério |
topic |
Docência Gênero Magistério |
description |
Este estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos egressos da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2005 e 2007, objetivou problematizar o lugar do professor-homem junto à Escolarização Inicial. Para tanto, valeu-se das narrativas (SILVEIRA, 2005) desses cinco homens, desde o estágio obrigatório até a situação presente, na direção de discutir como eles construíram suas trajetórias docentes num contexto predominantemente feminino (LOURO, 1997) como aqueles da Faculdade de Educação e da Educação Básica dos anos iniciais. A escolha desta temática deu-se tanto pela minha própria trajetória como acadêmico do curso de Pedagogia, quanto pela constatação de que eu seria o único homem a se formar na turma 2013/2. Isso me fez considerar a importância de contribuir com elementos que pudessem vir a tensionar a formação dos pedagogos, tanto durante a graduação quanto, posteriormente, nas instâncias de trabalho. A título de considerações finais, vejo que as vivências narradas pelos sujeitos da pesquisa podem |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-06T01:49:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88141 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911583 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88141 |
identifier_str_mv |
000911583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/1/000911583.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/2/000911583.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/3/000911583.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c3008af98a58d975860cde8b7e8cd83 018a79a3cd3ae5bedd96cd27dd673341 23f5654e7bd343dc75e657589d44e5fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122248466432 |