Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Tiago Campos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88141
Resumo: Este estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos egressos da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2005 e 2007, objetivou problematizar o lugar do professor-homem junto à Escolarização Inicial. Para tanto, valeu-se das narrativas (SILVEIRA, 2005) desses cinco homens, desde o estágio obrigatório até a situação presente, na direção de discutir como eles construíram suas trajetórias docentes num contexto predominantemente feminino (LOURO, 1997) como aqueles da Faculdade de Educação e da Educação Básica dos anos iniciais. A escolha desta temática deu-se tanto pela minha própria trajetória como acadêmico do curso de Pedagogia, quanto pela constatação de que eu seria o único homem a se formar na turma 2013/2. Isso me fez considerar a importância de contribuir com elementos que pudessem vir a tensionar a formação dos pedagogos, tanto durante a graduação quanto, posteriormente, nas instâncias de trabalho. A título de considerações finais, vejo que as vivências narradas pelos sujeitos da pesquisa podem
id UFRGS-2_9354f42ab597ebc53bb58d6d44eaed7f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88141
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Tiago CamposSantos, Luís Henrique Sacchi dos2014-03-06T01:49:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/88141000911583Este estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos egressos da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2005 e 2007, objetivou problematizar o lugar do professor-homem junto à Escolarização Inicial. Para tanto, valeu-se das narrativas (SILVEIRA, 2005) desses cinco homens, desde o estágio obrigatório até a situação presente, na direção de discutir como eles construíram suas trajetórias docentes num contexto predominantemente feminino (LOURO, 1997) como aqueles da Faculdade de Educação e da Educação Básica dos anos iniciais. A escolha desta temática deu-se tanto pela minha própria trajetória como acadêmico do curso de Pedagogia, quanto pela constatação de que eu seria o único homem a se formar na turma 2013/2. Isso me fez considerar a importância de contribuir com elementos que pudessem vir a tensionar a formação dos pedagogos, tanto durante a graduação quanto, posteriormente, nas instâncias de trabalho. A título de considerações finais, vejo que as vivências narradas pelos sujeitos da pesquisa podemapplication/pdfporDocênciaGêneroMagistérioDo monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911583.pdf000911583.pdfTexto completoapplication/pdf313748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/1/000911583.pdf0c3008af98a58d975860cde8b7e8cd83MD51TEXT000911583.pdf.txt000911583.pdf.txtExtracted Texttext/plain58056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/2/000911583.pdf.txt018a79a3cd3ae5bedd96cd27dd673341MD52THUMBNAIL000911583.pdf.jpg000911583.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/3/000911583.pdf.jpg23f5654e7bd343dc75e657589d44e5fcMD5310183/881412018-10-18 08:14:35.263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88141Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:14:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência
title Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência
spellingShingle Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência
Dutra, Tiago Campos
Docência
Gênero
Magistério
title_short Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência
title_full Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência
title_fullStr Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência
title_full_unstemmed Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência
title_sort Do monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiência
author Dutra, Tiago Campos
author_facet Dutra, Tiago Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Tiago Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luís Henrique Sacchi dos
contributor_str_mv Santos, Luís Henrique Sacchi dos
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Gênero
Magistério
topic Docência
Gênero
Magistério
description Este estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos egressos da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2005 e 2007, objetivou problematizar o lugar do professor-homem junto à Escolarização Inicial. Para tanto, valeu-se das narrativas (SILVEIRA, 2005) desses cinco homens, desde o estágio obrigatório até a situação presente, na direção de discutir como eles construíram suas trajetórias docentes num contexto predominantemente feminino (LOURO, 1997) como aqueles da Faculdade de Educação e da Educação Básica dos anos iniciais. A escolha desta temática deu-se tanto pela minha própria trajetória como acadêmico do curso de Pedagogia, quanto pela constatação de que eu seria o único homem a se formar na turma 2013/2. Isso me fez considerar a importância de contribuir com elementos que pudessem vir a tensionar a formação dos pedagogos, tanto durante a graduação quanto, posteriormente, nas instâncias de trabalho. A título de considerações finais, vejo que as vivências narradas pelos sujeitos da pesquisa podem
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88141
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911583
url http://hdl.handle.net/10183/88141
identifier_str_mv 000911583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/1/000911583.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/2/000911583.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88141/3/000911583.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c3008af98a58d975860cde8b7e8cd83
018a79a3cd3ae5bedd96cd27dd673341
23f5654e7bd343dc75e657589d44e5fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122248466432