Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157742 |
Resumo: | Mesmo que em seu trabalho docente, muitas vezes, o professor tenha um livro didático (LD) como apoio, o foco na elaboração de tarefas se justifica por ser uma maneira de aproximar os conteúdos estudados à realidade e ao interesse dos alunos e de adaptar certas tarefas ao seu nível de proficiência e ao tempo disponível em aula. Este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) elaborada para cursos com enfoque em compreensão e produção oral (CPO) em língua inglesa no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), mais especificamente para Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Visa, também, analisar algumas tarefas que compõem a SD à luz de autores que dissertam sobre preparação de materiais didáticos. Espera-se que o presente trabalho possa inspirar a elaboração de materiais didáticos no contexto do IsF, bem como oferecer o material desenvolvido como instrumento para futuros cursos. |
id |
UFRGS-2_9453735916025724eb20c17e06640752 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157742 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Aline MacielWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-05-11T02:25:39Z2016http://hdl.handle.net/10183/157742001018573Mesmo que em seu trabalho docente, muitas vezes, o professor tenha um livro didático (LD) como apoio, o foco na elaboração de tarefas se justifica por ser uma maneira de aproximar os conteúdos estudados à realidade e ao interesse dos alunos e de adaptar certas tarefas ao seu nível de proficiência e ao tempo disponível em aula. Este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) elaborada para cursos com enfoque em compreensão e produção oral (CPO) em língua inglesa no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), mais especificamente para Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Visa, também, analisar algumas tarefas que compõem a SD à luz de autores que dissertam sobre preparação de materiais didáticos. Espera-se que o presente trabalho possa inspirar a elaboração de materiais didáticos no contexto do IsF, bem como oferecer o material desenvolvido como instrumento para futuros cursos.Even though teachers often use text books in their practice, didactic material production is gainful because it may approach students’ realities and interests as well as be adapted to the participants’ proficiency levels and fit the time available for the classes. This paper presents the development of a didactic sequence (DS) elaborated for courses focused on oral comprehension and production in English in the context of the Languages without Borders (LwB) program, specifically in the LwB Language Center (NucLi) at the Federal University of Health Sciences (Porto Alegre UFCSPA). The paper aims to analyze some tasks that compose the DS according to studies on didactic material production. This paper is expected to inspire didactic material production in the LwB context, and to offer the DS for future courses.application/pdfporEnsino de línguasLíngua inglesaMaterial didáticoDidactic material productionEnglish language teachingLanguages without bordersTasksNucLi UFCSPAElaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018573.pdf001018573.pdfTexto completoapplication/pdf4517337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/1/001018573.pdf177bdf27f2277434cdd80e563a4c7326MD51TEXT001018573.pdf.txt001018573.pdf.txtExtracted Texttext/plain197179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/2/001018573.pdf.txtc9cac7f34a45593250734ccca9a47cd0MD52THUMBNAIL001018573.pdf.jpg001018573.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/3/001018573.pdf.jpg677efaeac0df18eef9e4fde708fe76c7MD5310183/1577422018-10-29 09:16:47.409oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras |
title |
Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras |
spellingShingle |
Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras Pereira, Aline Maciel Ensino de línguas Língua inglesa Material didático Didactic material production English language teaching Languages without borders Tasks NucLi UFCSPA |
title_short |
Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras |
title_full |
Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras |
title_fullStr |
Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras |
title_full_unstemmed |
Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras |
title_sort |
Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras |
author |
Pereira, Aline Maciel |
author_facet |
Pereira, Aline Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Aline Maciel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
contributor_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Língua inglesa Material didático |
topic |
Ensino de línguas Língua inglesa Material didático Didactic material production English language teaching Languages without borders Tasks NucLi UFCSPA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic material production English language teaching Languages without borders Tasks NucLi UFCSPA |
description |
Mesmo que em seu trabalho docente, muitas vezes, o professor tenha um livro didático (LD) como apoio, o foco na elaboração de tarefas se justifica por ser uma maneira de aproximar os conteúdos estudados à realidade e ao interesse dos alunos e de adaptar certas tarefas ao seu nível de proficiência e ao tempo disponível em aula. Este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) elaborada para cursos com enfoque em compreensão e produção oral (CPO) em língua inglesa no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), mais especificamente para Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Visa, também, analisar algumas tarefas que compõem a SD à luz de autores que dissertam sobre preparação de materiais didáticos. Espera-se que o presente trabalho possa inspirar a elaboração de materiais didáticos no contexto do IsF, bem como oferecer o material desenvolvido como instrumento para futuros cursos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-11T02:25:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157742 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018573 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157742 |
identifier_str_mv |
001018573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/1/001018573.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/2/001018573.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/3/001018573.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
177bdf27f2277434cdd80e563a4c7326 c9cac7f34a45593250734ccca9a47cd0 677efaeac0df18eef9e4fde708fe76c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224529917247488 |