Conectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wyse, Angela Terezinha de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204025
Resumo: O presente artigo objetiva relatar o processo de construção e de elaboração de conteúdos da disciplina intitulada “Conectando o PPG Bioquímica ao Ensino Básico: Dos Laboratórios à Escola”, promovida pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e destacar alguns relatos dos discentes em relação às mudanças de percepção para a formação na condição de pós-graduandos. Método: Relato de experiência com base na construção da súmula da disciplina. A Análise de Conteúdo da percepção dos discentes em relação às atividades realizadas na disciplina. A obtenção dos dados dos discentes deu-se por meio de um questionário. Resultados: A criação da disciplina surgiu da necessidade de possibilitar novas experiências aos estudantes de pós-graduação, bem como de compartilhar conhecimentos adquiridos nos laboratórios de pesquisa com a comunidade escolar, estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. Quanto à percepção dos estudantes, as respostas apontam que a disciplina contribuiu significativamente para que eles mudassem suas percepções em relação a atuação da pós-graduação na educação básica e a transposição didática, bem como a importância da difusão cientifica para a sociedade e para a sua formação. Conclusão: As atividades da disciplina promoveram um elo entre o Programa de Pós-Graduação e a Educação Básica através da disseminação do conhecimento científico.
id UFRGS-2_94e591801fcd87e6204a4d4ec41434b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204025
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wyse, Angela Terezinha de Souza2019-12-28T04:04:47Z20191806-8405http://hdl.handle.net/10183/204025001109112O presente artigo objetiva relatar o processo de construção e de elaboração de conteúdos da disciplina intitulada “Conectando o PPG Bioquímica ao Ensino Básico: Dos Laboratórios à Escola”, promovida pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e destacar alguns relatos dos discentes em relação às mudanças de percepção para a formação na condição de pós-graduandos. Método: Relato de experiência com base na construção da súmula da disciplina. A Análise de Conteúdo da percepção dos discentes em relação às atividades realizadas na disciplina. A obtenção dos dados dos discentes deu-se por meio de um questionário. Resultados: A criação da disciplina surgiu da necessidade de possibilitar novas experiências aos estudantes de pós-graduação, bem como de compartilhar conhecimentos adquiridos nos laboratórios de pesquisa com a comunidade escolar, estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. Quanto à percepção dos estudantes, as respostas apontam que a disciplina contribuiu significativamente para que eles mudassem suas percepções em relação a atuação da pós-graduação na educação básica e a transposição didática, bem como a importância da difusão cientifica para a sociedade e para a sua formação. Conclusão: As atividades da disciplina promoveram um elo entre o Programa de Pós-Graduação e a Educação Básica através da disseminação do conhecimento científico.This article aims to report the process of construction and content elaboration of the course entitled “Connecting the PPG Biochemistry to Basic Education: From Laboratories to School”, promoted by UFRGS PPG Biochemistry, and to highlight some reports of students regarding changes in perception for training as graduate students. Method: Experience report based on the course summary. Content Analysis of students' perception regarding the activities performed in the course. The students' data were obtained through a questionnaire. Results: The creation of the discipline arose from the need to enable new experiences for postgraduate students, as well as to share knowledge acquired in research laboratories with the school community, strengthening the ties between the University and society. Regarding the students' perception, the answers indicate that the discipline contributed significantly to change their perceptions about the postgraduate performance in basic education and didactic transposition, as well as the importance of scientific diffusion to society and to your formation. Conclusion: The activities of the course promoted a link between the Graduate Program and Basic Education through the dissemination of scientific knowledge.Este artículo tiene como objetivo informar el proceso de construcción y elaboración del contenido del curso titulado "Conectando el PPG bioquímica a la educación básica: de los laboratorios a la escuela", promovido por UFRGS PPG Bioquímica y resaltar algunos informes de estudiantes con respecto a los cambios en la percepción de la capacitación de los estudiantes graduados. Método: Informe de experiencia basado en el resumen del curso. Análisis de contenido de la percepción de los alumnos sobre las actividades realizadas en el curso. Los datos de los alumnos se obtuvieron mediante un cuestionario. Resultados: La creación de la disciplina surgió de la necesidad de habilitar nuevas experiencias para los estudiantes de posgrado, así como compartir el conocimiento adquirido en los laboratorios de investigación con la comunidad escolar, fortaleciendo los lazos entre la Universidad y la sociedad. En cuanto a la percepción de los estudiantes, las respuestas indicaron que la disciplina contribuyó significativamente a cambiar sus percepciones sobre el desempeño de posgrado en educación básica y transposición didáctica, así como la importancia de la difusión científica a la sociedad y a su formación. Conclusión: Las actividades del curso promovieron un vínculo entre el Programa de Posgrado y la Educación Básica a tras de la difusión del conocimiento científico.application/pdfporRevista brasileira de pós-graduação. Brasília. Vol. 15, no. 14 (Nov. 2019), p. 1-14Ensino fundamental e médioEducação de pós-graduaçãoBioquímicaPostgraduateBasic educationUniversity Social InsertionPostgradoEducación básicaInserción social universitariaConectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básicaConnecting post-graduate programs to society : a link between laboratories research and the basic educationConexión de programas de posgrado a la sociedad : un enlace entre laboratorios de investigación y la edicación básicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109112.pdf.txt001109112.pdf.txtExtracted Texttext/plain29288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204025/2/001109112.pdf.txt107b92448c1919cbd66c71b9d52d7a39MD52ORIGINAL001109112.pdfTexto completoapplication/pdf368832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204025/1/001109112.pdfedb4b708d7e39ba8c2cd8cdc2464f345MD5110183/2040252019-12-29 05:04:06.418909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204025Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-29T07:04:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Connecting post-graduate programs to society : a link between laboratories research and the basic education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Conexión de programas de posgrado a la sociedad : un enlace entre laboratorios de investigación y la edicación básica
title Conectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica
spellingShingle Conectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica
Wyse, Angela Terezinha de Souza
Ensino fundamental e médio
Educação de pós-graduação
Bioquímica
Postgraduate
Basic education
University Social Insertion
Postgrado
Educación básica
Inserción social universitaria
title_short Conectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica
title_full Conectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica
title_fullStr Conectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica
title_full_unstemmed Conectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica
title_sort Conectando os programas de pós-graduação à sociedade : uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica
author Wyse, Angela Terezinha de Souza
author_facet Wyse, Angela Terezinha de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wyse, Angela Terezinha de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental e médio
Educação de pós-graduação
Bioquímica
topic Ensino fundamental e médio
Educação de pós-graduação
Bioquímica
Postgraduate
Basic education
University Social Insertion
Postgrado
Educación básica
Inserción social universitaria
dc.subject.eng.fl_str_mv Postgraduate
Basic education
University Social Insertion
dc.subject.spa.fl_str_mv Postgrado
Educación básica
Inserción social universitaria
description O presente artigo objetiva relatar o processo de construção e de elaboração de conteúdos da disciplina intitulada “Conectando o PPG Bioquímica ao Ensino Básico: Dos Laboratórios à Escola”, promovida pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e destacar alguns relatos dos discentes em relação às mudanças de percepção para a formação na condição de pós-graduandos. Método: Relato de experiência com base na construção da súmula da disciplina. A Análise de Conteúdo da percepção dos discentes em relação às atividades realizadas na disciplina. A obtenção dos dados dos discentes deu-se por meio de um questionário. Resultados: A criação da disciplina surgiu da necessidade de possibilitar novas experiências aos estudantes de pós-graduação, bem como de compartilhar conhecimentos adquiridos nos laboratórios de pesquisa com a comunidade escolar, estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. Quanto à percepção dos estudantes, as respostas apontam que a disciplina contribuiu significativamente para que eles mudassem suas percepções em relação a atuação da pós-graduação na educação básica e a transposição didática, bem como a importância da difusão cientifica para a sociedade e para a sua formação. Conclusão: As atividades da disciplina promoveram um elo entre o Programa de Pós-Graduação e a Educação Básica através da disseminação do conhecimento científico.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-28T04:04:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204025
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-8405
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109112
identifier_str_mv 1806-8405
001109112
url http://hdl.handle.net/10183/204025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pós-graduação. Brasília. Vol. 15, no. 14 (Nov. 2019), p. 1-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204025/2/001109112.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204025/1/001109112.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 107b92448c1919cbd66c71b9d52d7a39
edb4b708d7e39ba8c2cd8cdc2464f345
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224981823094784