Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/112166 |
Resumo: | Tendo por foco a Gestão do Conhecimento, analisa se há problemas que afetam a eficácia do atendimento de referência, feito pela equipe do setor de referência de uma biblioteca universitária. Objetiva propor uma ferramenta, dentre as que a Gestão do Conhecimento disponibiliza, a ser adotada para melhorar o fluxo da informação no referido setor. Contextualiza aspectos referentes a bibliotecas universitárias e seu serviço de referência, como também a Gestão do Conhecimento e suas ferramentas. Adota metodologia de cunho qualitativo, caracterizando-se por ser uma pesquisa exploratória. Utiliza o método de estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de dados, a observação não participativa, o questionário e a análise documental de três ferramentas da Gestão do Conhecimento – mapas mentais, workflow e intranet. Compara os resultados da pesquisa com os indicadores da literatura. Verifica que não há um padrão para o atendimento de referência na biblioteca estudada e que os funcionários não tem um treinamento especifico para realizar seu trabalho. Conclui sugerindo o uso da ferramenta de mapas mentais para capacitação, padronização e otimização do fluxo de informações no setor de referência, como também para o agrupamento dos procedimentos num só lugar, tornando-os de fácil acesso. |
id |
UFRGS-2_955d8ae549f6960ce72808e8026e61e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112166 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Grasiela JardimRozados, Helen Beatriz Frota2015-03-18T01:59:15Z2014http://hdl.handle.net/10183/112166000953191Tendo por foco a Gestão do Conhecimento, analisa se há problemas que afetam a eficácia do atendimento de referência, feito pela equipe do setor de referência de uma biblioteca universitária. Objetiva propor uma ferramenta, dentre as que a Gestão do Conhecimento disponibiliza, a ser adotada para melhorar o fluxo da informação no referido setor. Contextualiza aspectos referentes a bibliotecas universitárias e seu serviço de referência, como também a Gestão do Conhecimento e suas ferramentas. Adota metodologia de cunho qualitativo, caracterizando-se por ser uma pesquisa exploratória. Utiliza o método de estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de dados, a observação não participativa, o questionário e a análise documental de três ferramentas da Gestão do Conhecimento – mapas mentais, workflow e intranet. Compara os resultados da pesquisa com os indicadores da literatura. Verifica que não há um padrão para o atendimento de referência na biblioteca estudada e que os funcionários não tem um treinamento especifico para realizar seu trabalho. Conclui sugerindo o uso da ferramenta de mapas mentais para capacitação, padronização e otimização do fluxo de informações no setor de referência, como também para o agrupamento dos procedimentos num só lugar, tornando-os de fácil acesso.Focusing on Knowledge Management, examines whether there are problems that affect the effectiveness of care reference, the reference made by a university library sector staff. Aims to propose a tool, among which the Knowledge Management provides, to be adopted to improve the flow of information in that sector. Contextualizes aspects related to academic libraries and their referral service as well as knowledge management and its tools. Methodology adopts a qualitative approach and is characterized by being an exploratory research. Uses the case study method, with the instrument of data collection, the non-participatory observation, questionnaire and document analysis of three tools of knowledge management - mental maps, workflow and intranet. Compare the survey results with indicators literature. Verifies that there is no standard for the care reference library and studied in that employees do not have a specific training to perform their work. Concludes by suggesting the use of mind mapping tool for training, standardization and optimization of the flow of information in the reference sector, but also for the grouping of procedures into one place, making them easily accessible.application/pdfporBiblioteca universitáriaGestão do conhecimentoKnowledge managementUniversity libraryReference serviceKnowledge management toolsGestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953191.pdf000953191.pdfTexto completoapplication/pdf1681210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/1/000953191.pdf866dc5c9bfce7ce1c2b911a8ac2e3034MD51TEXT000953191.pdf.txt000953191.pdf.txtExtracted Texttext/plain108662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/2/000953191.pdf.txtc69e211b7d5744abb63dfe2ef31fb999MD52THUMBNAIL000953191.pdf.jpg000953191.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/3/000953191.pdf.jpgab196b372a283a33accc170e0a7016e0MD5310183/1121662023-04-01 03:31:27.720564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:31:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência |
title |
Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência Pereira, Grasiela Jardim Biblioteca universitária Gestão do conhecimento Knowledge management University library Reference service Knowledge management tools |
title_short |
Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência |
title_full |
Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência |
title_sort |
Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência |
author |
Pereira, Grasiela Jardim |
author_facet |
Pereira, Grasiela Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Grasiela Jardim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
contributor_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca universitária Gestão do conhecimento |
topic |
Biblioteca universitária Gestão do conhecimento Knowledge management University library Reference service Knowledge management tools |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Knowledge management University library Reference service Knowledge management tools |
description |
Tendo por foco a Gestão do Conhecimento, analisa se há problemas que afetam a eficácia do atendimento de referência, feito pela equipe do setor de referência de uma biblioteca universitária. Objetiva propor uma ferramenta, dentre as que a Gestão do Conhecimento disponibiliza, a ser adotada para melhorar o fluxo da informação no referido setor. Contextualiza aspectos referentes a bibliotecas universitárias e seu serviço de referência, como também a Gestão do Conhecimento e suas ferramentas. Adota metodologia de cunho qualitativo, caracterizando-se por ser uma pesquisa exploratória. Utiliza o método de estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de dados, a observação não participativa, o questionário e a análise documental de três ferramentas da Gestão do Conhecimento – mapas mentais, workflow e intranet. Compara os resultados da pesquisa com os indicadores da literatura. Verifica que não há um padrão para o atendimento de referência na biblioteca estudada e que os funcionários não tem um treinamento especifico para realizar seu trabalho. Conclui sugerindo o uso da ferramenta de mapas mentais para capacitação, padronização e otimização do fluxo de informações no setor de referência, como também para o agrupamento dos procedimentos num só lugar, tornando-os de fácil acesso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-18T01:59:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/112166 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953191 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/112166 |
identifier_str_mv |
000953191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/1/000953191.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/2/000953191.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/3/000953191.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
866dc5c9bfce7ce1c2b911a8ac2e3034 c69e211b7d5744abb63dfe2ef31fb999 ab196b372a283a33accc170e0a7016e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224481767686144 |