Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Grasiela Jardim
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112166
Resumo: Tendo por foco a Gestão do Conhecimento, analisa se há problemas que afetam a eficácia do atendimento de referência, feito pela equipe do setor de referência de uma biblioteca universitária. Objetiva propor uma ferramenta, dentre as que a Gestão do Conhecimento disponibiliza, a ser adotada para melhorar o fluxo da informação no referido setor. Contextualiza aspectos referentes a bibliotecas universitárias e seu serviço de referência, como também a Gestão do Conhecimento e suas ferramentas. Adota metodologia de cunho qualitativo, caracterizando-se por ser uma pesquisa exploratória. Utiliza o método de estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de dados, a observação não participativa, o questionário e a análise documental de três ferramentas da Gestão do Conhecimento – mapas mentais, workflow e intranet. Compara os resultados da pesquisa com os indicadores da literatura. Verifica que não há um padrão para o atendimento de referência na biblioteca estudada e que os funcionários não tem um treinamento especifico para realizar seu trabalho. Conclui sugerindo o uso da ferramenta de mapas mentais para capacitação, padronização e otimização do fluxo de informações no setor de referência, como também para o agrupamento dos procedimentos num só lugar, tornando-os de fácil acesso.
id UFRGS-2_955d8ae549f6960ce72808e8026e61e2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112166
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Grasiela JardimRozados, Helen Beatriz Frota2015-03-18T01:59:15Z2014http://hdl.handle.net/10183/112166000953191Tendo por foco a Gestão do Conhecimento, analisa se há problemas que afetam a eficácia do atendimento de referência, feito pela equipe do setor de referência de uma biblioteca universitária. Objetiva propor uma ferramenta, dentre as que a Gestão do Conhecimento disponibiliza, a ser adotada para melhorar o fluxo da informação no referido setor. Contextualiza aspectos referentes a bibliotecas universitárias e seu serviço de referência, como também a Gestão do Conhecimento e suas ferramentas. Adota metodologia de cunho qualitativo, caracterizando-se por ser uma pesquisa exploratória. Utiliza o método de estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de dados, a observação não participativa, o questionário e a análise documental de três ferramentas da Gestão do Conhecimento – mapas mentais, workflow e intranet. Compara os resultados da pesquisa com os indicadores da literatura. Verifica que não há um padrão para o atendimento de referência na biblioteca estudada e que os funcionários não tem um treinamento especifico para realizar seu trabalho. Conclui sugerindo o uso da ferramenta de mapas mentais para capacitação, padronização e otimização do fluxo de informações no setor de referência, como também para o agrupamento dos procedimentos num só lugar, tornando-os de fácil acesso.Focusing on Knowledge Management, examines whether there are problems that affect the effectiveness of care reference, the reference made by a university library sector staff. Aims to propose a tool, among which the Knowledge Management provides, to be adopted to improve the flow of information in that sector. Contextualizes aspects related to academic libraries and their referral service as well as knowledge management and its tools. Methodology adopts a qualitative approach and is characterized by being an exploratory research. Uses the case study method, with the instrument of data collection, the non-participatory observation, questionnaire and document analysis of three tools of knowledge management - mental maps, workflow and intranet. Compare the survey results with indicators literature. Verifies that there is no standard for the care reference library and studied in that employees do not have a specific training to perform their work. Concludes by suggesting the use of mind mapping tool for training, standardization and optimization of the flow of information in the reference sector, but also for the grouping of procedures into one place, making them easily accessible.application/pdfporBiblioteca universitáriaGestão do conhecimentoKnowledge managementUniversity libraryReference serviceKnowledge management toolsGestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953191.pdf000953191.pdfTexto completoapplication/pdf1681210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/1/000953191.pdf866dc5c9bfce7ce1c2b911a8ac2e3034MD51TEXT000953191.pdf.txt000953191.pdf.txtExtracted Texttext/plain108662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/2/000953191.pdf.txtc69e211b7d5744abb63dfe2ef31fb999MD52THUMBNAIL000953191.pdf.jpg000953191.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/3/000953191.pdf.jpgab196b372a283a33accc170e0a7016e0MD5310183/1121662023-04-01 03:31:27.720564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:31:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência
title Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência
spellingShingle Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência
Pereira, Grasiela Jardim
Biblioteca universitária
Gestão do conhecimento
Knowledge management
University library
Reference service
Knowledge management tools
title_short Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência
title_full Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência
title_fullStr Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência
title_sort Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referência
author Pereira, Grasiela Jardim
author_facet Pereira, Grasiela Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Grasiela Jardim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Gestão do conhecimento
topic Biblioteca universitária
Gestão do conhecimento
Knowledge management
University library
Reference service
Knowledge management tools
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge management
University library
Reference service
Knowledge management tools
description Tendo por foco a Gestão do Conhecimento, analisa se há problemas que afetam a eficácia do atendimento de referência, feito pela equipe do setor de referência de uma biblioteca universitária. Objetiva propor uma ferramenta, dentre as que a Gestão do Conhecimento disponibiliza, a ser adotada para melhorar o fluxo da informação no referido setor. Contextualiza aspectos referentes a bibliotecas universitárias e seu serviço de referência, como também a Gestão do Conhecimento e suas ferramentas. Adota metodologia de cunho qualitativo, caracterizando-se por ser uma pesquisa exploratória. Utiliza o método de estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de dados, a observação não participativa, o questionário e a análise documental de três ferramentas da Gestão do Conhecimento – mapas mentais, workflow e intranet. Compara os resultados da pesquisa com os indicadores da literatura. Verifica que não há um padrão para o atendimento de referência na biblioteca estudada e que os funcionários não tem um treinamento especifico para realizar seu trabalho. Conclui sugerindo o uso da ferramenta de mapas mentais para capacitação, padronização e otimização do fluxo de informações no setor de referência, como também para o agrupamento dos procedimentos num só lugar, tornando-os de fácil acesso.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-18T01:59:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/112166
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953191
url http://hdl.handle.net/10183/112166
identifier_str_mv 000953191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/1/000953191.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/2/000953191.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112166/3/000953191.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 866dc5c9bfce7ce1c2b911a8ac2e3034
c69e211b7d5744abb63dfe2ef31fb999
ab196b372a283a33accc170e0a7016e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224481767686144