Avaliação de parâmetros da qualidade assistencial dos ambulatórios do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e proposta de matriz de coordenação de cuidados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274212 |
Resumo: | A mensuração de componentes associados à qualidade assistencial é útil para identificar deficiências modificáveis na organização dos serviços e do processo de cuidado. Este projeto avalia parâmetros de qualidade assistencial nos ambulatórios de psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) de forma geral e comparada entre as agendas. Foram analisados metadados de 143.620 atendimentos agendados nos últimos 10 anos no HCPA, identificando 7.984 prontuários distintos. Destes, 1.513 estão ativos (com registro de última consulta em até 2 anos). A análise descritiva das variáveis incluiu sexo, idade, distância de deslocamento, tempo de acompanhamento, intervalo entre consultas, e desfechos como altas e abandonos. Observou-se que o tempo médio de acompanhamento é de 5.6 anos, com variações entre diferentes ambulatórios, sendo que 41% dos prontuários estão ativos há mais de 5 anos. Os resultados indicam desafios na gestão de casos em saúde mental, com altas taxas de abandono, baixos índices de alta em relação aos abandonos, variações significativas nos intervalos entre consultas e no tempo de acompanhamento até a alta, e índices desfavoráveis de aproveitamento das agendas. Por fim, o estudo propõe uma matriz de coordenação de cuidado, destacando elementos como plano terapêutico, gestão de casos, gestão de agendas, articulação com a rede, critérios de permanência e alta, e instrumento de gestão. A proposta da matriz visa otimizar o manejo clínico, homogeneizar a assistência, garantir altas qualificadas, reduzir abandonos e melhorar o aproveitamento das agendas. As perspectivas a partir deste estudo envolvem a avaliação qualitativa de prontuários para identificação de características clínicas dos casos e do manejo por parte da equipe assistencial. De um modo geral, a análise dos dados sugere a necessidade de melhorias na articulação do serviço terciário com a rede de saúde, considerando a cronicidade dos transtornos mentais tratados. O estudo destaca a importância de uma abordagem individualizada, gestão de casos eficaz e coordenação efetiva entre os profissionais de saúde para melhorar os desfechos no tratamento psiquiátrico a longo prazo. |
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Tonon, André ComiranKunz, MaurícioBaeza, Fernanda Lucia Capitanio2024-03-27T06:37:02Z2023http://hdl.handle.net/10183/274212001198890A mensuração de componentes associados à qualidade assistencial é útil para identificar deficiências modificáveis na organização dos serviços e do processo de cuidado. Este projeto avalia parâmetros de qualidade assistencial nos ambulatórios de psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) de forma geral e comparada entre as agendas. Foram analisados metadados de 143.620 atendimentos agendados nos últimos 10 anos no HCPA, identificando 7.984 prontuários distintos. Destes, 1.513 estão ativos (com registro de última consulta em até 2 anos). A análise descritiva das variáveis incluiu sexo, idade, distância de deslocamento, tempo de acompanhamento, intervalo entre consultas, e desfechos como altas e abandonos. Observou-se que o tempo médio de acompanhamento é de 5.6 anos, com variações entre diferentes ambulatórios, sendo que 41% dos prontuários estão ativos há mais de 5 anos. Os resultados indicam desafios na gestão de casos em saúde mental, com altas taxas de abandono, baixos índices de alta em relação aos abandonos, variações significativas nos intervalos entre consultas e no tempo de acompanhamento até a alta, e índices desfavoráveis de aproveitamento das agendas. Por fim, o estudo propõe uma matriz de coordenação de cuidado, destacando elementos como plano terapêutico, gestão de casos, gestão de agendas, articulação com a rede, critérios de permanência e alta, e instrumento de gestão. A proposta da matriz visa otimizar o manejo clínico, homogeneizar a assistência, garantir altas qualificadas, reduzir abandonos e melhorar o aproveitamento das agendas. As perspectivas a partir deste estudo envolvem a avaliação qualitativa de prontuários para identificação de características clínicas dos casos e do manejo por parte da equipe assistencial. De um modo geral, a análise dos dados sugere a necessidade de melhorias na articulação do serviço terciário com a rede de saúde, considerando a cronicidade dos transtornos mentais tratados. O estudo destaca a importância de uma abordagem individualizada, gestão de casos eficaz e coordenação efetiva entre os profissionais de saúde para melhorar os desfechos no tratamento psiquiátrico a longo prazo.The measurement of components associated with healthcare quality is useful for identifying modifiable deficiencies in the organization of services and the care process. This project evaluates parameters of healthcare quality in the psychiatry outpatient clinics of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) in a general context and compares them between different schedules. Metadata from 143,620 scheduled appointments in the last 10 years at HCPA were analyzed, identifying 7,984 distinct medical records. Of these, 1,513 are active (with the last appointment recorded within the last 2 years). Descriptive analysis of variables included gender, age, travel distance, duration of follow-up, interval between appointments, and outcomes such as discharges and abandonments. The average follow-up time was observed to be 5.6 years, with variations between different outpatient clinics, and 41% of medical records remaining active for over 5 years. The results indicate challenges in mental health case management, with high abandonment rates, low discharge rates compared to abandonments, significant variations in intervals between appointments and time to discharge, and unfavorable rates of appointment utilization. Finally, the study proposes a care coordination matrix, highlighting elements such as therapeutic plans, case management, appointment scheduling, coordination with the network, criteria for remaining in care and discharge, and management tools. The matrix proposal aims to optimize clinical management, standardize care, ensure qualified discharges, reduce abandonments, and improve appointment utilization. Future perspectives from this study involve the qualitative evaluation of medical records to identify clinical characteristics and the management by the care team. Overall, the data analysis suggests the need for improvements in the coordination of tertiary services with the healthcare network, considering the chronicity of treated mental disorders. The study emphasizes the importance of an individualized approach, effective case management, and efficient coordination among healthcare professionals to enhance long-term outcomes in psychiatric treatment.application/pdfporQualidade, acesso e avaliação da assistência à saúdePsiquiatriaUnidade hospitalar de psiquiatriaIndicadores de qualidade em assistência à saúdeQuality, access, and evaluation of health carePsychiatryHospital servicesHealthcare quality indicatorsLongitudinality of careAvaliação de parâmetros da qualidade assistencial dos ambulatórios do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e proposta de matriz de coordenação de cuidadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2023especializaçãoPrograma de Residência Médica em Psiquiatriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198890.pdf.txt001198890.pdf.txtExtracted Texttext/plain40378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274212/2/001198890.pdf.txt406bc7b0aeab0f6c2e2c5597b590e487MD52ORIGINAL001198890.pdfTexto completoapplication/pdf342982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274212/1/001198890.pdf3655c94cdbb2164ee977d1c231856fd4MD5110183/2742122024-03-28 06:24:01.489247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274212Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-28T09:24:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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