Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148131 |
Resumo: | Tipicamente vinculado aos estudos relativos às ciências médicas e farmacológicas, o efeito placebo ganha cada vez mais espaço em áreas que fogem ao seu escopo de origem. Prova disso é que, desde 2005, o efeito placebo vem sendo amplamente difundido nos estudos sobre comportamento do consumidor. Frente a isso, a fim de explorar com maior profundidade o efeito placebo direcionado aos estudos sobre comportamento do consumidor, este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre como as ações de marketing podem conduzir ao efeito placebo em relação ao desempenho dos produtos, além de abordar possíveis aspectos moderadores na ocorrência desse efeito. |
id |
UFRGS-2_9707106e18a2d1b2d41191a11250e4a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148131 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazzari, FernandaSlongo, Luiz Antonio2016-09-15T02:12:51Z20142237-7956http://hdl.handle.net/10183/148131001002374Tipicamente vinculado aos estudos relativos às ciências médicas e farmacológicas, o efeito placebo ganha cada vez mais espaço em áreas que fogem ao seu escopo de origem. Prova disso é que, desde 2005, o efeito placebo vem sendo amplamente difundido nos estudos sobre comportamento do consumidor. Frente a isso, a fim de explorar com maior profundidade o efeito placebo direcionado aos estudos sobre comportamento do consumidor, este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre como as ações de marketing podem conduzir ao efeito placebo em relação ao desempenho dos produtos, além de abordar possíveis aspectos moderadores na ocorrência desse efeito.Typically linked to studies of the pharmacological and medical sciences, the placebo effect is gaining more space in areas beyond its original scope. Proof of this is that since 2005, the placebo effect has been widespread in studies about consumer behavior. Accordingly, in order to explore in greater depth the placebo effect directed to studies about consumer behavior, this paper presents a theoretical discussion about how marketing actions can lead to the placebo effect in regards to the performance of products, in addition to addressing possible moderator aspects in such an effect.application/pdfporRevista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2014), p. 52-66Comportamento do consumidorMarketingDesempenhoProdutoPlacebo effectPriceConsumer behaviorExplorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtosExploring the placebo effect of marketing actions : the role of price and other factors on the performance of the productsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002374.pdf001002374.pdfTexto completoapplication/pdf274774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/1/001002374.pdf947cd73f8b0e0b4d61f19cade4cd5f3aMD51TEXT001002374.pdf.txt001002374.pdf.txtExtracted Texttext/plain50873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/2/001002374.pdf.txt0809c5081243b31da7f11cbd299b3392MD52THUMBNAIL001002374.pdf.jpg001002374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/3/001002374.pdf.jpg9c47c959b1380838a4baf8ed9ba832c8MD5310183/1481312018-10-29 08:52:58.391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148131Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:52:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Exploring the placebo effect of marketing actions : the role of price and other factors on the performance of the products |
title |
Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos |
spellingShingle |
Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos Lazzari, Fernanda Comportamento do consumidor Marketing Desempenho Produto Placebo effect Price Consumer behavior |
title_short |
Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos |
title_full |
Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos |
title_fullStr |
Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos |
title_full_unstemmed |
Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos |
title_sort |
Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos |
author |
Lazzari, Fernanda |
author_facet |
Lazzari, Fernanda Slongo, Luiz Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Slongo, Luiz Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzari, Fernanda Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Marketing Desempenho Produto |
topic |
Comportamento do consumidor Marketing Desempenho Produto Placebo effect Price Consumer behavior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Placebo effect Price Consumer behavior |
description |
Tipicamente vinculado aos estudos relativos às ciências médicas e farmacológicas, o efeito placebo ganha cada vez mais espaço em áreas que fogem ao seu escopo de origem. Prova disso é que, desde 2005, o efeito placebo vem sendo amplamente difundido nos estudos sobre comportamento do consumidor. Frente a isso, a fim de explorar com maior profundidade o efeito placebo direcionado aos estudos sobre comportamento do consumidor, este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre como as ações de marketing podem conduzir ao efeito placebo em relação ao desempenho dos produtos, além de abordar possíveis aspectos moderadores na ocorrência desse efeito. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-15T02:12:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148131 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-7956 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002374 |
identifier_str_mv |
2237-7956 001002374 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2014), p. 52-66 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/1/001002374.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/2/001002374.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/3/001002374.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
947cd73f8b0e0b4d61f19cade4cd5f3a 0809c5081243b31da7f11cbd299b3392 9c47c959b1380838a4baf8ed9ba832c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224907838717952 |