Regras e combinados : qual a participação das crianças na elaboração e vivência das regras e combinados na sala de aula?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cindy Alós
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102998
Resumo: Diante da percepção de que as regras de convivência são imprescindíveis à vida em sociedade, sobretudo na escola, este trabalho tem como foco principal analisar como se dá a construção das mesmas no ambiente escolar. Para tanto, num primeiro momento, vale-se de referenciais teóricos baseados nos estudos de Jean Piaget, Rubem Alves, Ulisses Ferreira de Araújo e Yves de La Taille. Em seguida, realiza pesquisa de cunho qualitativo junto a uma professora e seu grupo de alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo foi analisar como educadora e educandos concebem, elaboram e exercitam a questão das regras e combinados no dia a dia de sala de aula. A análise aponta que o grupo elabora as regras de forma coletiva e democrática, porém alguns alunos apresentam dificuldades em cumpri-las. A professora, por sua vez, busca através da imposição das mesmas discipliná-los. Neste grupo, as regras perdem seu sentido de cidadania e giram somente em torno da questão da (in) disciplina. É importante ressaltar que mesmo sendo elaboradas, planejadas e acordadas por e entre todos, nem sempre são cumpridas o tempo todo e por todos. Isto é, construir regras e respeitá-las são ações que se desenvolvem de maneira gradual, e, assim como em qualquer outro processo de aprendizagem, exigem tempo, acompanhamento e perseverança, tanto por parte das crianças quanto da professora.
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