A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212771 |
Resumo: | A tarefa de casa, prática há muito realizada nas escolas, apresenta como uma das dificuldades a falta de apoio e auxílio para a sua realização fora da escola. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, utilizando um assistente virtual (Chatbot), realizada na disciplina de matemática em uma escola pública, cujo objetivo foi analisar a utilização desse assistente na realização da tarefa de casa, considerando a participação e o rendimento dos estudantes. O Chatbot foi construído a fim de possibilitar interação acessível com os alunos, mediando a realização da tarefa de casa. Os resultados parciais deste experimento indicam uma boa aceitação dos alunos em relação à utilização dessa assistente virtual como auxílio na realização da tarefa de casa. |
id |
UFRGS-2_9a800e409b12daee32022d1be84312fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212771 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Jorge Nazareno BatistaLima, Jose Valdeni deCanto Filho, Alberto Bastos do2020-08-08T03:46:22Z20201981-1322http://hdl.handle.net/10183/212771001115434A tarefa de casa, prática há muito realizada nas escolas, apresenta como uma das dificuldades a falta de apoio e auxílio para a sua realização fora da escola. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, utilizando um assistente virtual (Chatbot), realizada na disciplina de matemática em uma escola pública, cujo objetivo foi analisar a utilização desse assistente na realização da tarefa de casa, considerando a participação e o rendimento dos estudantes. O Chatbot foi construído a fim de possibilitar interação acessível com os alunos, mediando a realização da tarefa de casa. Os resultados parciais deste experimento indicam uma boa aceitação dos alunos em relação à utilização dessa assistente virtual como auxílio na realização da tarefa de casa.The homework, long practiced in schools, presents as one of the difficulties the lack of support and assistance for its achievement outside school. This work discusses and presents the results of a pedagogical experiment using a virtual assistant (Chatbot), carried out in the mathematics discipline in a public school, whose objective was to analyze the use of this assistant in the accomplishment of the homework, considering the participation and the students' income. The Chatbot was built in order to enable accessible interaction with the students, mediating the accomplishment of the homework assignment. The partial results of this experiment indicate a good acceptance of the students regarding the use of this virtual assistant as an aid in the accomplishment of the homework.application/pdfporRevemat : revista eletrônica de educação matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis. Vol. 15, n. 1 (2020), p. 1-20Ensino e aprendizagemEnsino de matemáticaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)HomeworkChatbotMathematicsICTA tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-ChabotThe homework in the math discipline mediated by virtual assistant-Chatbot info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115434.pdf.txt001115434.pdf.txtExtracted Texttext/plain42952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212771/2/001115434.pdf.txt18a7b899f93651a6cb32ef1976cc27bfMD52ORIGINAL001115434.pdfTexto completoapplication/pdf596752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212771/1/001115434.pdf3ad72075e39d56bd55a650b1bd454d72MD5110183/2127712022-02-22 05:06:04.908569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:06:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The homework in the math discipline mediated by virtual assistant-Chatbot |
title |
A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot |
spellingShingle |
A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot Melo, Jorge Nazareno Batista Ensino e aprendizagem Ensino de matemática Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Homework Chatbot Mathematics ICT |
title_short |
A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot |
title_full |
A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot |
title_fullStr |
A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot |
title_full_unstemmed |
A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot |
title_sort |
A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot |
author |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
author_facet |
Melo, Jorge Nazareno Batista Lima, Jose Valdeni de Canto Filho, Alberto Bastos do |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Jose Valdeni de Canto Filho, Alberto Bastos do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Jorge Nazareno Batista Lima, Jose Valdeni de Canto Filho, Alberto Bastos do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Ensino de matemática Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Ensino e aprendizagem Ensino de matemática Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Homework Chatbot Mathematics ICT |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Homework Chatbot Mathematics ICT |
description |
A tarefa de casa, prática há muito realizada nas escolas, apresenta como uma das dificuldades a falta de apoio e auxílio para a sua realização fora da escola. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, utilizando um assistente virtual (Chatbot), realizada na disciplina de matemática em uma escola pública, cujo objetivo foi analisar a utilização desse assistente na realização da tarefa de casa, considerando a participação e o rendimento dos estudantes. O Chatbot foi construído a fim de possibilitar interação acessível com os alunos, mediando a realização da tarefa de casa. Os resultados parciais deste experimento indicam uma boa aceitação dos alunos em relação à utilização dessa assistente virtual como auxílio na realização da tarefa de casa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-08T03:46:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212771 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-1322 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115434 |
identifier_str_mv |
1981-1322 001115434 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revemat : revista eletrônica de educação matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis. Vol. 15, n. 1 (2020), p. 1-20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212771/2/001115434.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212771/1/001115434.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18a7b899f93651a6cb32ef1976cc27bf 3ad72075e39d56bd55a650b1bd454d72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224997030592512 |