A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Jorge Nazareno Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Jose Valdeni de, Canto Filho, Alberto Bastos do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212771
Resumo: A tarefa de casa, prática há muito realizada nas escolas, apresenta como uma das dificuldades a falta de apoio e auxílio para a sua realização fora da escola. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, utilizando um assistente virtual (Chatbot), realizada na disciplina de matemática em uma escola pública, cujo objetivo foi analisar a utilização desse assistente na realização da tarefa de casa, considerando a participação e o rendimento dos estudantes. O Chatbot foi construído a fim de possibilitar interação acessível com os alunos, mediando a realização da tarefa de casa. Os resultados parciais deste experimento indicam uma boa aceitação dos alunos em relação à utilização dessa assistente virtual como auxílio na realização da tarefa de casa.
id UFRGS-2_9a800e409b12daee32022d1be84312fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212771
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Jorge Nazareno BatistaLima, Jose Valdeni deCanto Filho, Alberto Bastos do2020-08-08T03:46:22Z20201981-1322http://hdl.handle.net/10183/212771001115434A tarefa de casa, prática há muito realizada nas escolas, apresenta como uma das dificuldades a falta de apoio e auxílio para a sua realização fora da escola. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, utilizando um assistente virtual (Chatbot), realizada na disciplina de matemática em uma escola pública, cujo objetivo foi analisar a utilização desse assistente na realização da tarefa de casa, considerando a participação e o rendimento dos estudantes. O Chatbot foi construído a fim de possibilitar interação acessível com os alunos, mediando a realização da tarefa de casa. Os resultados parciais deste experimento indicam uma boa aceitação dos alunos em relação à utilização dessa assistente virtual como auxílio na realização da tarefa de casa.The homework, long practiced in schools, presents as one of the difficulties the lack of support and assistance for its achievement outside school. This work discusses and presents the results of a pedagogical experiment using a virtual assistant (Chatbot), carried out in the mathematics discipline in a public school, whose objective was to analyze the use of this assistant in the accomplishment of the homework, considering the participation and the students' income. The Chatbot was built in order to enable accessible interaction with the students, mediating the accomplishment of the homework assignment. The partial results of this experiment indicate a good acceptance of the students regarding the use of this virtual assistant as an aid in the accomplishment of the homework.application/pdfporRevemat : revista eletrônica de educação matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis. Vol. 15, n. 1 (2020), p. 1-20Ensino e aprendizagemEnsino de matemáticaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)HomeworkChatbotMathematicsICTA tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-ChabotThe homework in the math discipline mediated by virtual assistant-Chatbot info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115434.pdf.txt001115434.pdf.txtExtracted Texttext/plain42952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212771/2/001115434.pdf.txt18a7b899f93651a6cb32ef1976cc27bfMD52ORIGINAL001115434.pdfTexto completoapplication/pdf596752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212771/1/001115434.pdf3ad72075e39d56bd55a650b1bd454d72MD5110183/2127712022-02-22 05:06:04.908569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:06:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The homework in the math discipline mediated by virtual assistant-Chatbot
title A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot
spellingShingle A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot
Melo, Jorge Nazareno Batista
Ensino e aprendizagem
Ensino de matemática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Homework
Chatbot
Mathematics
ICT
title_short A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot
title_full A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot
title_fullStr A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot
title_full_unstemmed A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot
title_sort A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot
author Melo, Jorge Nazareno Batista
author_facet Melo, Jorge Nazareno Batista
Lima, Jose Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos do
author_role author
author2 Lima, Jose Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Jorge Nazareno Batista
Lima, Jose Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Ensino de matemática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Ensino e aprendizagem
Ensino de matemática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Homework
Chatbot
Mathematics
ICT
dc.subject.eng.fl_str_mv Homework
Chatbot
Mathematics
ICT
description A tarefa de casa, prática há muito realizada nas escolas, apresenta como uma das dificuldades a falta de apoio e auxílio para a sua realização fora da escola. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, utilizando um assistente virtual (Chatbot), realizada na disciplina de matemática em uma escola pública, cujo objetivo foi analisar a utilização desse assistente na realização da tarefa de casa, considerando a participação e o rendimento dos estudantes. O Chatbot foi construído a fim de possibilitar interação acessível com os alunos, mediando a realização da tarefa de casa. Os resultados parciais deste experimento indicam uma boa aceitação dos alunos em relação à utilização dessa assistente virtual como auxílio na realização da tarefa de casa.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-08T03:46:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212771
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-1322
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115434
identifier_str_mv 1981-1322
001115434
url http://hdl.handle.net/10183/212771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revemat : revista eletrônica de educação matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis. Vol. 15, n. 1 (2020), p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212771/2/001115434.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212771/1/001115434.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18a7b899f93651a6cb32ef1976cc27bf
3ad72075e39d56bd55a650b1bd454d72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224997030592512