Gestão escolar e inclusão PCD : entraves administrativos para a implementação da educação inclusiva em escolas privadas de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256965 |
Resumo: | Este trabalho teve, como tema, a investigação de possíveis entraves administrativos enfrentados por gestores escolares para a implementação da educação inclusiva em escolas privadas de Porto Alegre. Sua realização justifica-se devido a importância da gestão escolar para o fazer da educação inclusiva, ao número pequeno de trabalhos com ênfase na rede escolar privada e a menor quantidade de alunos com deficiência incluídos nesta. Examinou-se o panorama de pessoas com deficiência na sociedade, na educação e no trabalho, a legislação da educação inclusiva e pesquisas recentes no tema. A metodologia foi um estudo de caso exploratório e qualitativo, com análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação de campo. Como resultado, liderança diretora, interesse, gestão democrática, formação continuada, polivalência e valores foram facilitadores, e formação inicial, resistência da comunidade, contexto mercadológico, acesso difícil a serviços de apoio e falta de suporte do poder público foram dificultadores para a escola pesquisada. Constatou-se, também, diferenças na inclusão escolar de distintos tipos de deficiência e efeitos positivos ocasionados pela educação inclusiva, na percepção dos participantes. A escola pesquisada demonstra ter uma prática consolidada na educação inclusiva e, embora ainda persistam alguns desafios, os entrevistados compreendem que a educação inclusiva é consequência de um processo contínuo. |
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Nejar, Júlia Rosário FrankEccel, Cláudia Sirangelo2023-04-12T03:28:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/256965001165597Este trabalho teve, como tema, a investigação de possíveis entraves administrativos enfrentados por gestores escolares para a implementação da educação inclusiva em escolas privadas de Porto Alegre. Sua realização justifica-se devido a importância da gestão escolar para o fazer da educação inclusiva, ao número pequeno de trabalhos com ênfase na rede escolar privada e a menor quantidade de alunos com deficiência incluídos nesta. Examinou-se o panorama de pessoas com deficiência na sociedade, na educação e no trabalho, a legislação da educação inclusiva e pesquisas recentes no tema. A metodologia foi um estudo de caso exploratório e qualitativo, com análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação de campo. Como resultado, liderança diretora, interesse, gestão democrática, formação continuada, polivalência e valores foram facilitadores, e formação inicial, resistência da comunidade, contexto mercadológico, acesso difícil a serviços de apoio e falta de suporte do poder público foram dificultadores para a escola pesquisada. Constatou-se, também, diferenças na inclusão escolar de distintos tipos de deficiência e efeitos positivos ocasionados pela educação inclusiva, na percepção dos participantes. A escola pesquisada demonstra ter uma prática consolidada na educação inclusiva e, embora ainda persistam alguns desafios, os entrevistados compreendem que a educação inclusiva é consequência de um processo contínuo.This paper had, as its theme, the investigation of possible administrative barriers faced by school managers for implementation of inclusive education in private schools in Porto Alegre. It is justified by the importance of school management for the implementation of inclusive education, by the few studies with emphasis on the private school system, and by the even fewer students with disabilities included in such system. The panorama of people with disabilities in society, in education, and at work, the legislation of inclusive education, and recent research on the theme were topics examined. The methodology was an exploratory and qualitative case study, with document analysis, semi-structured interviews, and field observation. As result, principal leadership, interest, democratic management, continuous qualification, versatility, and values were facilitators, and initial formation, community resistance, market context, difficult access to support services, and lack of support from public authorities were hindering factors for the investigated school. In addition, differences in school inclusion for different types of disabilities have been noticed, as well as positive effects obtained by inclusive education, in the perception of the participants. The investigated school shows that it has a consolidated practice in inclusive education and, although some challenges persist, the interviewees understand that inclusive education is the result of a continuous process.application/pdfporGestão escolarPessoas com deficiênciaEducação inclusivaEscolas particularesInclusão escolarInclusive educationSchool managementSchool inclusionInclusive perspectivePerson with disabilityPrivate school systemGestão escolar e inclusão PCD : entraves administrativos para a implementação da educação inclusiva em escolas privadas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165597.pdf.txt001165597.pdf.txtExtracted Texttext/plain330924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256965/2/001165597.pdf.txt430b5cca0b70d13d6a6c7bd370cd1df3MD52ORIGINAL001165597.pdfTexto completoapplication/pdf742719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256965/1/001165597.pdf0a2470465af6be4e5f6e1dd9b220d8afMD5110183/2569652023-04-15 03:23:48.045241oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256965Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-15T06:23:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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