Gestão escolar e inclusão PCD : entraves administrativos para a implementação da educação inclusiva em escolas privadas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nejar, Júlia Rosário Frank
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256965
Resumo: Este trabalho teve, como tema, a investigação de possíveis entraves administrativos enfrentados por gestores escolares para a implementação da educação inclusiva em escolas privadas de Porto Alegre. Sua realização justifica-se devido a importância da gestão escolar para o fazer da educação inclusiva, ao número pequeno de trabalhos com ênfase na rede escolar privada e a menor quantidade de alunos com deficiência incluídos nesta. Examinou-se o panorama de pessoas com deficiência na sociedade, na educação e no trabalho, a legislação da educação inclusiva e pesquisas recentes no tema. A metodologia foi um estudo de caso exploratório e qualitativo, com análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação de campo. Como resultado, liderança diretora, interesse, gestão democrática, formação continuada, polivalência e valores foram facilitadores, e formação inicial, resistência da comunidade, contexto mercadológico, acesso difícil a serviços de apoio e falta de suporte do poder público foram dificultadores para a escola pesquisada. Constatou-se, também, diferenças na inclusão escolar de distintos tipos de deficiência e efeitos positivos ocasionados pela educação inclusiva, na percepção dos participantes. A escola pesquisada demonstra ter uma prática consolidada na educação inclusiva e, embora ainda persistam alguns desafios, os entrevistados compreendem que a educação inclusiva é consequência de um processo contínuo.
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