Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Daniela Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178558
Resumo: A presente monografia se baseia na pesquisa a respeito das estratégias de comunicação de marcas artesanais. Para tanto, foi realizado um estudo empírico sobre essas marcas, onde o objetivo geral foi compreender como se configuram as formas de comunicação e relacionamento das marcas autorais com apelo artesanal na região de Porto Alegre, de modo que fosse possível identificar as motivações em abrir uma marca autoral artesanal; verificar se esse movimento de marcas autorais artesanais está relacionado com algum(s) dos movimentos: Slow Moviment, Lowsumerism, Do It Yourself e/ou Makers; e enfim investigar quais são as formas de comunicação e de relacionamento exercidas por essas marcas com os públicos de interesse, sendo esses os objetivos específicos traçados no trabalho. Dessa forma foram trabalhados os conceitos de Consumo (CANCLINI, 1995, p. 54), Comunidade (BAUMAN, 2003) (REQUERO, 2010), Geração Internet (TAPSCOTT, 2010), Públicos (FRANÇA, 2011), Estratégias de Comunicação (GRUNIG, 2011), Relacionamentos (GRUNIG, 2011) e Eventos (ANDRADE, 2001) (FORTES, 2011). Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados no método qualitativo, a partir das técnicas de observação participante (PERUZZO, 2015) e entrevista em profundidade (DUARTE, 2015). Cinco marcas autorais com apelo artesanal foram investigadas a partir da entrevista com seus informantes, chegando-se à conclusão de que há um espírito comunitário na execução das estratégias comunicacionais desempenhadas por essas marcas.
id UFRGS-2_9cbe0422269e525fa3605da990eb64dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178558
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Daniela LimaPieniz, Mônica Bertholdo2018-05-18T02:28:22Z2017http://hdl.handle.net/10183/178558001062787A presente monografia se baseia na pesquisa a respeito das estratégias de comunicação de marcas artesanais. Para tanto, foi realizado um estudo empírico sobre essas marcas, onde o objetivo geral foi compreender como se configuram as formas de comunicação e relacionamento das marcas autorais com apelo artesanal na região de Porto Alegre, de modo que fosse possível identificar as motivações em abrir uma marca autoral artesanal; verificar se esse movimento de marcas autorais artesanais está relacionado com algum(s) dos movimentos: Slow Moviment, Lowsumerism, Do It Yourself e/ou Makers; e enfim investigar quais são as formas de comunicação e de relacionamento exercidas por essas marcas com os públicos de interesse, sendo esses os objetivos específicos traçados no trabalho. Dessa forma foram trabalhados os conceitos de Consumo (CANCLINI, 1995, p. 54), Comunidade (BAUMAN, 2003) (REQUERO, 2010), Geração Internet (TAPSCOTT, 2010), Públicos (FRANÇA, 2011), Estratégias de Comunicação (GRUNIG, 2011), Relacionamentos (GRUNIG, 2011) e Eventos (ANDRADE, 2001) (FORTES, 2011). Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados no método qualitativo, a partir das técnicas de observação participante (PERUZZO, 2015) e entrevista em profundidade (DUARTE, 2015). Cinco marcas autorais com apelo artesanal foram investigadas a partir da entrevista com seus informantes, chegando-se à conclusão de que há um espírito comunitário na execução das estratégias comunicacionais desempenhadas por essas marcas.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoMarca autoralEstratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062787.pdf001062787.pdfTexto completoapplication/pdf1772128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178558/1/001062787.pdfae8753d620ffd0d16793c6ec0dda59d2MD51TEXT001062787.pdf.txt001062787.pdf.txtExtracted Texttext/plain188548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178558/2/001062787.pdf.txt1d7afa98e122bf84563126fce112c46bMD5210183/1785582019-04-20 02:35:55.202528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre
title Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre
spellingShingle Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre
Gomes, Daniela Lima
Estratégia de comunicação
Marca autoral
title_short Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre
title_full Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre
title_fullStr Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre
title_sort Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre
author Gomes, Daniela Lima
author_facet Gomes, Daniela Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Daniela Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pieniz, Mônica Bertholdo
contributor_str_mv Pieniz, Mônica Bertholdo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicação
Marca autoral
topic Estratégia de comunicação
Marca autoral
description A presente monografia se baseia na pesquisa a respeito das estratégias de comunicação de marcas artesanais. Para tanto, foi realizado um estudo empírico sobre essas marcas, onde o objetivo geral foi compreender como se configuram as formas de comunicação e relacionamento das marcas autorais com apelo artesanal na região de Porto Alegre, de modo que fosse possível identificar as motivações em abrir uma marca autoral artesanal; verificar se esse movimento de marcas autorais artesanais está relacionado com algum(s) dos movimentos: Slow Moviment, Lowsumerism, Do It Yourself e/ou Makers; e enfim investigar quais são as formas de comunicação e de relacionamento exercidas por essas marcas com os públicos de interesse, sendo esses os objetivos específicos traçados no trabalho. Dessa forma foram trabalhados os conceitos de Consumo (CANCLINI, 1995, p. 54), Comunidade (BAUMAN, 2003) (REQUERO, 2010), Geração Internet (TAPSCOTT, 2010), Públicos (FRANÇA, 2011), Estratégias de Comunicação (GRUNIG, 2011), Relacionamentos (GRUNIG, 2011) e Eventos (ANDRADE, 2001) (FORTES, 2011). Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados no método qualitativo, a partir das técnicas de observação participante (PERUZZO, 2015) e entrevista em profundidade (DUARTE, 2015). Cinco marcas autorais com apelo artesanal foram investigadas a partir da entrevista com seus informantes, chegando-se à conclusão de que há um espírito comunitário na execução das estratégias comunicacionais desempenhadas por essas marcas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-18T02:28:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/178558
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062787
url http://hdl.handle.net/10183/178558
identifier_str_mv 001062787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178558/1/001062787.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178558/2/001062787.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ae8753d620ffd0d16793c6ec0dda59d2
1d7afa98e122bf84563126fce112c46b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224550744064000