Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Wendt, Guilherme Welter, Hüning, Simone Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/118028
Resumo: Este artigo analisa as características do contexto sociocultural dos Estudantes de Psicologia no Brasil a partir dos questionários socioeconômicos de 23.613 alunos selecionados para o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2006. Foram analisados os hábitos de leitura, bem com como o gênero de leitura mais frequente, os meios de comunicação social que os alunos utilizam na busca de informações, os motivos que levam ao uso da informática, as atividades de lazer e conhecimentos de outra língua. Esses dados podem ser úteis na elaboração de projetos de ensino contextualizados e relevantes para determinada região, ao mesmo tempo em que indicam rupturas e disparidades em algumas dimensões do espectro sociocultural.
id UFRGS-2_9ff9c8c80c9c081fc3ef8476092d42ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118028
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guareschi, Neuza Maria de FátimaWendt, Guilherme WelterHüning, Simone Maria2015-06-20T02:01:12Z20111677-0471http://hdl.handle.net/10183/118028000861178Este artigo analisa as características do contexto sociocultural dos Estudantes de Psicologia no Brasil a partir dos questionários socioeconômicos de 23.613 alunos selecionados para o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2006. Foram analisados os hábitos de leitura, bem com como o gênero de leitura mais frequente, os meios de comunicação social que os alunos utilizam na busca de informações, os motivos que levam ao uso da informática, as atividades de lazer e conhecimentos de outra língua. Esses dados podem ser úteis na elaboração de projetos de ensino contextualizados e relevantes para determinada região, ao mesmo tempo em que indicam rupturas e disparidades em algumas dimensões do espectro sociocultural.This article analyses the characteristics of the social cultural context of brazilian psychology students based on data of the social economical questionnaires answered by the 23.613 students selected for the ENADE 2006 test. Aspects such as reading habits, as well as the book genre usually chose, means of social communication that the students usually use to gather information, motives that lead to the use of computers, leisure activities and knowledge of foreing languages. The data aquired could be usefull on the elaboration of projects for contextualized teaching revelant to a determined region, while at the same time it indicates ruptures and disparities in some dimensions of the social cultural espctre.application/pdfporAvaliação psicológica. São Paulo. Vol.10 , n.3 (dez. 2011), p. 233-269.Formação do psicológoEstudantes : PsicologiaHigher teachingSocial aspectsCultural aspectsPsychology studentsEstudantes de psicologia no Brasil e o contexto socioculturalSocial Cultural context of brazilian psychology students info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861178.pdf000861178.pdfTexto completoapplication/pdf851887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118028/1/000861178.pdf86272a22386b449c3eee68c76bc0b2b9MD51TEXT000861178.pdf.txt000861178.pdf.txtExtracted Texttext/plain66863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118028/2/000861178.pdf.txtf518b44577a86c1192394c6c4c09f198MD52THUMBNAIL000861178.pdf.jpg000861178.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118028/3/000861178.pdf.jpg53d4520df7701be444cd5ba9662b64dcMD5310183/1180282018-10-08 08:42:35.143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:42:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social Cultural context of brazilian psychology students
title Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural
spellingShingle Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural
Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Formação do psicológo
Estudantes : Psicologia
Higher teaching
Social aspects
Cultural aspects
Psychology students
title_short Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural
title_full Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural
title_fullStr Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural
title_full_unstemmed Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural
title_sort Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural
author Guareschi, Neuza Maria de Fátima
author_facet Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Wendt, Guilherme Welter
Hüning, Simone Maria
author_role author
author2 Wendt, Guilherme Welter
Hüning, Simone Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Wendt, Guilherme Welter
Hüning, Simone Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do psicológo
Estudantes : Psicologia
topic Formação do psicológo
Estudantes : Psicologia
Higher teaching
Social aspects
Cultural aspects
Psychology students
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher teaching
Social aspects
Cultural aspects
Psychology students
description Este artigo analisa as características do contexto sociocultural dos Estudantes de Psicologia no Brasil a partir dos questionários socioeconômicos de 23.613 alunos selecionados para o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2006. Foram analisados os hábitos de leitura, bem com como o gênero de leitura mais frequente, os meios de comunicação social que os alunos utilizam na busca de informações, os motivos que levam ao uso da informática, as atividades de lazer e conhecimentos de outra língua. Esses dados podem ser úteis na elaboração de projetos de ensino contextualizados e relevantes para determinada região, ao mesmo tempo em que indicam rupturas e disparidades em algumas dimensões do espectro sociocultural.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-20T02:01:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/118028
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-0471
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000861178
identifier_str_mv 1677-0471
000861178
url http://hdl.handle.net/10183/118028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação psicológica. São Paulo. Vol.10 , n.3 (dez. 2011), p. 233-269.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118028/1/000861178.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118028/2/000861178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118028/3/000861178.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 86272a22386b449c3eee68c76bc0b2b9
f518b44577a86c1192394c6c4c09f198
53d4520df7701be444cd5ba9662b64dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224873548185600