A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petrini, Silvane Gema Mocellin
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Wanderer, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254744
Resumo: O artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo evidenciar as marcas que uma revista direcionada aos professores e gestores de escolas privadas do Rio Grande do Sul (RS) atribui aos estudantes envolvidos nas atividades ligadas ao empreendedorismo. Os aportes teóricos vinculam-se às teorizações de Michel Foucault e de seus revisores. O material empírico consiste em exemplares da Educação em Revista (ER), uma publicação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), publicados entre 2013 e 2021. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise do discurso proposta por Foucault. A análise do material evidenciou que há um forte apelo na Educação em Revista para que as escolas privadas do RS trabalhem com o empreendedorismo. Além disso, percebeu-se que as reportagens posicionam os estudantes como protagonistas e líderes em processos de individualização e singularização dos aprendentes quando envolvidos em práticas empreendedoras, as quais configuram um sujeito-aluno narcisista, que passa a ser edificado como um herói que, dentre outras marcas, explora a si mesmo.
id UFRGS-2_a10cc9f8475dcbcd05709f9a218dd049
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254744
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Petrini, Silvane Gema MocellinWanderer, Fernanda2023-02-14T03:21:29Z20220102-7735http://hdl.handle.net/10183/254744001162178O artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo evidenciar as marcas que uma revista direcionada aos professores e gestores de escolas privadas do Rio Grande do Sul (RS) atribui aos estudantes envolvidos nas atividades ligadas ao empreendedorismo. Os aportes teóricos vinculam-se às teorizações de Michel Foucault e de seus revisores. O material empírico consiste em exemplares da Educação em Revista (ER), uma publicação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), publicados entre 2013 e 2021. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise do discurso proposta por Foucault. A análise do material evidenciou que há um forte apelo na Educação em Revista para que as escolas privadas do RS trabalhem com o empreendedorismo. Além disso, percebeu-se que as reportagens posicionam os estudantes como protagonistas e líderes em processos de individualização e singularização dos aprendentes quando envolvidos em práticas empreendedoras, as quais configuram um sujeito-aluno narcisista, que passa a ser edificado como um herói que, dentre outras marcas, explora a si mesmo.The article is the result of research that aimed to highlight the marks that a journal addressed to teachers and managers of private schools in Rio Grande do Sul (RS) attributes to students involved in activities related to entrepreneurship. The theoretical contributions are linked to the theories of Michel Foucault and his reviewers. The empirical material consists of copies of Educação em Revista (ER) journal, a publication of the Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) [Private Education Union of Rio Grande do Sul], published between 2013 and 2021. In methodological terms, we used the discourse analysis proposed by Foucault. The analysis of the material evidenced that there is a strong appeal in Educação em Revista for private schools in Rio Grande do Sul state to work with entrepreneurship. In addition, it was noticed that the reports position students as protagonists and leaders in processes of individualization and singularization of learners when involved in entrepreneurial practices, which configure a narcissistic person-student, who, among other marks, starts to be built as a hero that explores itself. Keywords: Entrepreneurship. Educação em Revista journal. Post-structuralism. Ways of being a student.El artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo resaltar las marcas que una revista dirigida a profesores y administradores de escuelas privadas de Rio Grande do Sul (RS) atribuye a los estudiantes cuando se involucran en actividades relacionadas con el emprendimiento. Los aportes teóricos están vinculados a las teorías de Michel Foucault y sus revisores. El material empírico consiste en ejemplares de Educação em Revista (ER), publicación del Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) [Sindicato de Educación Privada de Rio Grande do Sul], publicada entre 2013 y 2021. En términos metodológicos, se utilizó el análisis del discurso propuesto por Foucault. El análisis del material mostró que hay un fuerte llamado en Educação em Revista para que las escuelas privadas del Rio Grande do Sul trabajen con el emprendimiento. Además, se percibió que los relatos posicionan a los estudiantes como protagonistas y líderes en procesos de individualización y singularización de los educandos cuando se involucran en prácticas emprendedoras, que configuran un sujeto-estudiante narcisista, que comienza a construirse como un héroe que, entre otras marcas, se explora a sí mismo.application/pdfporEducação em questão. Natal. Vol. 60, n. 66 (out./dez. 2022), e-30165, p. 1-21EmpreendedorismoPós-estruturalismoEntrepreneurshipEducação em Revista journalPost-structuralismWays of being a studentEmprendimientoEducação em RevistaPosestructuralismoFormas de ser estudianteA publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentesThe Educação em Revista journal and entrepreneurship : processes of individualization and singularization of learnersLa publicación Educação em Revista y las prácticas emprendedoras : procesos de individualización y singularización de los estudiantesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162178.pdf.txt001162178.pdf.txtExtracted Texttext/plain51412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254744/2/001162178.pdf.txtaeadac0e1017b200defbe657ef54d246MD52ORIGINAL001162178.pdfTexto completoapplication/pdf1207729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254744/1/001162178.pdf1db606f661e315319594f2dd8db35e00MD5110183/2547442023-02-15 04:23:37.172541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:23:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Educação em Revista journal and entrepreneurship : processes of individualization and singularization of learners
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La publicación Educação em Revista y las prácticas emprendedoras : procesos de individualización y singularización de los estudiantes
title A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentes
spellingShingle A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentes
Petrini, Silvane Gema Mocellin
Empreendedorismo
Pós-estruturalismo
Entrepreneurship
Educação em Revista journal
Post-structuralism
Ways of being a student
Emprendimiento
Educação em Revista
Posestructuralismo
Formas de ser estudiante
title_short A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentes
title_full A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentes
title_fullStr A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentes
title_full_unstemmed A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentes
title_sort A publicação Educação em Revista e o empreendedorismo : processos de individualização e singularização dos aprendentes
author Petrini, Silvane Gema Mocellin
author_facet Petrini, Silvane Gema Mocellin
Wanderer, Fernanda
author_role author
author2 Wanderer, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petrini, Silvane Gema Mocellin
Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Pós-estruturalismo
topic Empreendedorismo
Pós-estruturalismo
Entrepreneurship
Educação em Revista journal
Post-structuralism
Ways of being a student
Emprendimiento
Educação em Revista
Posestructuralismo
Formas de ser estudiante
dc.subject.eng.fl_str_mv Entrepreneurship
Educação em Revista journal
Post-structuralism
Ways of being a student
dc.subject.spa.fl_str_mv Emprendimiento
Educação em Revista
Posestructuralismo
Formas de ser estudiante
description O artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo evidenciar as marcas que uma revista direcionada aos professores e gestores de escolas privadas do Rio Grande do Sul (RS) atribui aos estudantes envolvidos nas atividades ligadas ao empreendedorismo. Os aportes teóricos vinculam-se às teorizações de Michel Foucault e de seus revisores. O material empírico consiste em exemplares da Educação em Revista (ER), uma publicação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), publicados entre 2013 e 2021. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise do discurso proposta por Foucault. A análise do material evidenciou que há um forte apelo na Educação em Revista para que as escolas privadas do RS trabalhem com o empreendedorismo. Além disso, percebeu-se que as reportagens posicionam os estudantes como protagonistas e líderes em processos de individualização e singularização dos aprendentes quando envolvidos em práticas empreendedoras, as quais configuram um sujeito-aluno narcisista, que passa a ser edificado como um herói que, dentre outras marcas, explora a si mesmo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T03:21:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254744
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7735
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162178
identifier_str_mv 0102-7735
001162178
url http://hdl.handle.net/10183/254744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em questão. Natal. Vol. 60, n. 66 (out./dez. 2022), e-30165, p. 1-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254744/2/001162178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254744/1/001162178.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aeadac0e1017b200defbe657ef54d246
1db606f661e315319594f2dd8db35e00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225081301499904