A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Thais Ceccon de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274293
Resumo: Os contadores são profissionais considerados indispensáveis para um negócio e, assim como outros trabalhadores, precisam se adaptar às constantes transformações tecnológicas. Da mesma forma, necessitam acompanhar as necessidades de seus clientes, definindo a proposta de valor do produto/serviço que lhes é oferecido, para resolver os problemas e satisfazer suas necessidades. Este estudo teve como objetivo identificar a percepção do cliente em relação à proposta de valor entregue, a partir dos serviços contábeis prestados por escritórios com estruturas e características diferentes. Com o intuito de alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, desenvolvida por meio de entrevistas com clientes e documentos de escritórios/organizações contábeis. Esta pesquisa teve como ponto central a análise dos serviços prestados por escritórios tradicionais, digitais e inteiramente online. Com quatro entrevistados de cada tipologia, apresentou-se resultados positivos sobre a inserção tecnológica nas organizações contábeis, mostrando que os modelos tradicionais estão, a cada dia, se adaptando à ‘Era Digital’. Os escritórios digitais e online se mostraram eficazes no rápido atendimento ao cliente, porém, as análises gerenciais e o acompanhamento de suas necessidades ainda são limitados. Este estudo contribui para a literatura, em função da escassez de pesquisas que reflitam a percepção do cliente sobre a proposta de valor definida pelos escritórios contábeis. Esta pesquisa demonstra o impacto da tecnologia nos processos de atividades contábeis e a exemplificação de seu crescente desenvolvimento nos escritórios.
id UFRGS-2_a194be831e7a2c458e9b9dd3958a500c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274293
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Thais Ceccon deSchiavi, Giovana Sordi2024-03-27T06:39:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/274293001199616Os contadores são profissionais considerados indispensáveis para um negócio e, assim como outros trabalhadores, precisam se adaptar às constantes transformações tecnológicas. Da mesma forma, necessitam acompanhar as necessidades de seus clientes, definindo a proposta de valor do produto/serviço que lhes é oferecido, para resolver os problemas e satisfazer suas necessidades. Este estudo teve como objetivo identificar a percepção do cliente em relação à proposta de valor entregue, a partir dos serviços contábeis prestados por escritórios com estruturas e características diferentes. Com o intuito de alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, desenvolvida por meio de entrevistas com clientes e documentos de escritórios/organizações contábeis. Esta pesquisa teve como ponto central a análise dos serviços prestados por escritórios tradicionais, digitais e inteiramente online. Com quatro entrevistados de cada tipologia, apresentou-se resultados positivos sobre a inserção tecnológica nas organizações contábeis, mostrando que os modelos tradicionais estão, a cada dia, se adaptando à ‘Era Digital’. Os escritórios digitais e online se mostraram eficazes no rápido atendimento ao cliente, porém, as análises gerenciais e o acompanhamento de suas necessidades ainda são limitados. Este estudo contribui para a literatura, em função da escassez de pesquisas que reflitam a percepção do cliente sobre a proposta de valor definida pelos escritórios contábeis. Esta pesquisa demonstra o impacto da tecnologia nos processos de atividades contábeis e a exemplificação de seu crescente desenvolvimento nos escritórios.Accountants are indispensable professionals in a business and, like other workers, they need to be adapted to constant technological changes. Likewise, they need to keep up with their customers' needs, defining the value proposition of the product/service offered to them, to solve their problems and satisfy their needs. This study aimed to identify the client's perception of the value proposition delivered, based on the accounting services provided by firms with different structures and characteristics. In order to achieve this objective, a qualitative and descriptive research was conducted, developed by means of interviews with clients and documents from accounting firms. The crucial point of this research was to analyze the services provided by traditional, digital, and fully online firms. With four respondents of each typology, it was presented positive results about the technological insertion in accounting offices, showing that traditional models are, day by day, adapting themselves to the 'Digital Age'. Digital and online offices have proven to be effective in providing fast customer service, but managerial analysis and customer needs follow-up are still limited. This study contributes to the literature due to the research shortage that reflects customer perception of the value proposition defined by the accounting firms. This research demonstrates the impact of technology on the processes of accounting activities and the exemplification of its increasing development in accounting firms.application/pdfporContabilidadeConsumidorAccounting firmsValue propositionCustomer perceptionTechnological transformationA percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidadeCustomers' perception regarding the value proposition of accounting firms info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2021/2Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199616.pdf.txt001199616.pdf.txtExtracted Texttext/plain69245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274293/2/001199616.pdf.txtc34dd121f9c41ade1dba0a3526e7c500MD52ORIGINAL001199616.pdfTexto completoapplication/pdf337216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274293/1/001199616.pdfc41a98c3dc52c2cf3d79481a0248684fMD5110183/2742932024-03-28 06:26:28.233089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-28T09:26:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Customers' perception regarding the value proposition of accounting firms
title A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade
spellingShingle A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade
Quadros, Thais Ceccon de
Contabilidade
Consumidor
Accounting firms
Value proposition
Customer perception
Technological transformation
title_short A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade
title_full A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade
title_fullStr A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade
title_full_unstemmed A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade
title_sort A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade
author Quadros, Thais Ceccon de
author_facet Quadros, Thais Ceccon de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Thais Ceccon de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schiavi, Giovana Sordi
contributor_str_mv Schiavi, Giovana Sordi
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Consumidor
topic Contabilidade
Consumidor
Accounting firms
Value proposition
Customer perception
Technological transformation
dc.subject.eng.fl_str_mv Accounting firms
Value proposition
Customer perception
Technological transformation
description Os contadores são profissionais considerados indispensáveis para um negócio e, assim como outros trabalhadores, precisam se adaptar às constantes transformações tecnológicas. Da mesma forma, necessitam acompanhar as necessidades de seus clientes, definindo a proposta de valor do produto/serviço que lhes é oferecido, para resolver os problemas e satisfazer suas necessidades. Este estudo teve como objetivo identificar a percepção do cliente em relação à proposta de valor entregue, a partir dos serviços contábeis prestados por escritórios com estruturas e características diferentes. Com o intuito de alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, desenvolvida por meio de entrevistas com clientes e documentos de escritórios/organizações contábeis. Esta pesquisa teve como ponto central a análise dos serviços prestados por escritórios tradicionais, digitais e inteiramente online. Com quatro entrevistados de cada tipologia, apresentou-se resultados positivos sobre a inserção tecnológica nas organizações contábeis, mostrando que os modelos tradicionais estão, a cada dia, se adaptando à ‘Era Digital’. Os escritórios digitais e online se mostraram eficazes no rápido atendimento ao cliente, porém, as análises gerenciais e o acompanhamento de suas necessidades ainda são limitados. Este estudo contribui para a literatura, em função da escassez de pesquisas que reflitam a percepção do cliente sobre a proposta de valor definida pelos escritórios contábeis. Esta pesquisa demonstra o impacto da tecnologia nos processos de atividades contábeis e a exemplificação de seu crescente desenvolvimento nos escritórios.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:39:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274293
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199616
url http://hdl.handle.net/10183/274293
identifier_str_mv 001199616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274293/2/001199616.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274293/1/001199616.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c34dd121f9c41ade1dba0a3526e7c500
c41a98c3dc52c2cf3d79481a0248684f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224681187966976