A percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274293 |
Resumo: | Os contadores são profissionais considerados indispensáveis para um negócio e, assim como outros trabalhadores, precisam se adaptar às constantes transformações tecnológicas. Da mesma forma, necessitam acompanhar as necessidades de seus clientes, definindo a proposta de valor do produto/serviço que lhes é oferecido, para resolver os problemas e satisfazer suas necessidades. Este estudo teve como objetivo identificar a percepção do cliente em relação à proposta de valor entregue, a partir dos serviços contábeis prestados por escritórios com estruturas e características diferentes. Com o intuito de alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, desenvolvida por meio de entrevistas com clientes e documentos de escritórios/organizações contábeis. Esta pesquisa teve como ponto central a análise dos serviços prestados por escritórios tradicionais, digitais e inteiramente online. Com quatro entrevistados de cada tipologia, apresentou-se resultados positivos sobre a inserção tecnológica nas organizações contábeis, mostrando que os modelos tradicionais estão, a cada dia, se adaptando à ‘Era Digital’. Os escritórios digitais e online se mostraram eficazes no rápido atendimento ao cliente, porém, as análises gerenciais e o acompanhamento de suas necessidades ainda são limitados. Este estudo contribui para a literatura, em função da escassez de pesquisas que reflitam a percepção do cliente sobre a proposta de valor definida pelos escritórios contábeis. Esta pesquisa demonstra o impacto da tecnologia nos processos de atividades contábeis e a exemplificação de seu crescente desenvolvimento nos escritórios. |
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Quadros, Thais Ceccon deSchiavi, Giovana Sordi2024-03-27T06:39:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/274293001199616Os contadores são profissionais considerados indispensáveis para um negócio e, assim como outros trabalhadores, precisam se adaptar às constantes transformações tecnológicas. Da mesma forma, necessitam acompanhar as necessidades de seus clientes, definindo a proposta de valor do produto/serviço que lhes é oferecido, para resolver os problemas e satisfazer suas necessidades. Este estudo teve como objetivo identificar a percepção do cliente em relação à proposta de valor entregue, a partir dos serviços contábeis prestados por escritórios com estruturas e características diferentes. Com o intuito de alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, desenvolvida por meio de entrevistas com clientes e documentos de escritórios/organizações contábeis. Esta pesquisa teve como ponto central a análise dos serviços prestados por escritórios tradicionais, digitais e inteiramente online. Com quatro entrevistados de cada tipologia, apresentou-se resultados positivos sobre a inserção tecnológica nas organizações contábeis, mostrando que os modelos tradicionais estão, a cada dia, se adaptando à ‘Era Digital’. Os escritórios digitais e online se mostraram eficazes no rápido atendimento ao cliente, porém, as análises gerenciais e o acompanhamento de suas necessidades ainda são limitados. Este estudo contribui para a literatura, em função da escassez de pesquisas que reflitam a percepção do cliente sobre a proposta de valor definida pelos escritórios contábeis. Esta pesquisa demonstra o impacto da tecnologia nos processos de atividades contábeis e a exemplificação de seu crescente desenvolvimento nos escritórios.Accountants are indispensable professionals in a business and, like other workers, they need to be adapted to constant technological changes. Likewise, they need to keep up with their customers' needs, defining the value proposition of the product/service offered to them, to solve their problems and satisfy their needs. This study aimed to identify the client's perception of the value proposition delivered, based on the accounting services provided by firms with different structures and characteristics. In order to achieve this objective, a qualitative and descriptive research was conducted, developed by means of interviews with clients and documents from accounting firms. The crucial point of this research was to analyze the services provided by traditional, digital, and fully online firms. With four respondents of each typology, it was presented positive results about the technological insertion in accounting offices, showing that traditional models are, day by day, adapting themselves to the 'Digital Age'. Digital and online offices have proven to be effective in providing fast customer service, but managerial analysis and customer needs follow-up are still limited. This study contributes to the literature due to the research shortage that reflects customer perception of the value proposition defined by the accounting firms. This research demonstrates the impact of technology on the processes of accounting activities and the exemplification of its increasing development in accounting firms.application/pdfporContabilidadeConsumidorAccounting firmsValue propositionCustomer perceptionTechnological transformationA percepção dos clientes em relação à proposta de valor dos escritórios de contabilidadeCustomers' perception regarding the value proposition of accounting firms info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2021/2Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199616.pdf.txt001199616.pdf.txtExtracted Texttext/plain69245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274293/2/001199616.pdf.txtc34dd121f9c41ade1dba0a3526e7c500MD52ORIGINAL001199616.pdfTexto completoapplication/pdf337216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274293/1/001199616.pdfc41a98c3dc52c2cf3d79481a0248684fMD5110183/2742932024-03-28 06:26:28.233089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-28T09:26:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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