Estudando a geometria de maneira mais significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guder, Deise
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31588
Resumo: A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A escolha desse conteúdo foi motivada pelo fato de observar-se em nossas escolas, nos diferentes níveis de ensino, que os alunos apresentam conhecimentos deficientes e equivocados sobre esse assunto. Sabemos que a Geometria está presente nas mais diversas situações cotidianas, no entanto, está sendo esquecida nas escolas. Por isso, este trabalho buscou, através da pesquisa, identificar os motivos que podem ter levado a esse abandono da Geometria. Além disso, procurou-se desenvolver uma sequência didática mais rica e significativa para os estudantes, envolvendo alguns conteúdos básicos dessa área, realizando atividades com materiais concretos e lúdicos e fazendo o uso de mídias digitais (vídeos e um software).
id UFRGS-2_a2657b4e9cfded0df38ddef7f23f8658
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31588
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guder, DeiseNotare, Márcia Rodrigues2011-09-02T06:02:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/31588000782630A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A escolha desse conteúdo foi motivada pelo fato de observar-se em nossas escolas, nos diferentes níveis de ensino, que os alunos apresentam conhecimentos deficientes e equivocados sobre esse assunto. Sabemos que a Geometria está presente nas mais diversas situações cotidianas, no entanto, está sendo esquecida nas escolas. Por isso, este trabalho buscou, através da pesquisa, identificar os motivos que podem ter levado a esse abandono da Geometria. Além disso, procurou-se desenvolver uma sequência didática mais rica e significativa para os estudantes, envolvendo alguns conteúdos básicos dessa área, realizando atividades com materiais concretos e lúdicos e fazendo o uso de mídias digitais (vídeos e um software).This monograph present a study about the teaching of Geometry and the developed of a pedagogical practic about this subjetc using as a model a Didactics Engineering with students of the 8th year of Junior High School. The choose of these topic was motivated by the fact that is possible to observe in our schools, in the differents levels of teaching, that students present disabled and wrong knowledges about the subjetc. We know that Geometry is in the most several daily situations, however, it is beeing forgetten at schools. So, this monograph tried, through research, identify the reasons that could had taken to this abandonment of Geometry. Furthermore, it searched to develop a didactic sequence richest and significative for the students, envolving some basic subjetc of this area, performing activities with concrete and ludic materials using digital media (videos and a software).application/pdfporGeometriaMídias digitaisMatemática : Ensino : AprendizagemEngenharia didáticaProfessor : Formação : MatemáticaGeometryTeachingDigital medias in educationDidactics engineeringEstudando a geometria de maneira mais significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782630.pdf000782630.pdfTexto completoapplication/pdf24723376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/1/000782630.pdf1933889412621025cf693916ad7e71bcMD51TEXT000782630.pdf.txt000782630.pdf.txtExtracted Texttext/plain115414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/2/000782630.pdf.txt7807cd3054e0ee2473588d3b1878dcb3MD52THUMBNAIL000782630.pdf.jpg000782630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/3/000782630.pdf.jpgb71be3a3f6542b536c41d703c4d2ccacMD5310183/315882023-12-25 04:25:11.857282oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31588Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudando a geometria de maneira mais significativa
title Estudando a geometria de maneira mais significativa
spellingShingle Estudando a geometria de maneira mais significativa
Guder, Deise
Geometria
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Engenharia didática
Professor : Formação : Matemática
Geometry
Teaching
Digital medias in education
Didactics engineering
title_short Estudando a geometria de maneira mais significativa
title_full Estudando a geometria de maneira mais significativa
title_fullStr Estudando a geometria de maneira mais significativa
title_full_unstemmed Estudando a geometria de maneira mais significativa
title_sort Estudando a geometria de maneira mais significativa
author Guder, Deise
author_facet Guder, Deise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guder, Deise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Engenharia didática
Professor : Formação : Matemática
topic Geometria
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Engenharia didática
Professor : Formação : Matemática
Geometry
Teaching
Digital medias in education
Didactics engineering
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometry
Teaching
Digital medias in education
Didactics engineering
description A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A escolha desse conteúdo foi motivada pelo fato de observar-se em nossas escolas, nos diferentes níveis de ensino, que os alunos apresentam conhecimentos deficientes e equivocados sobre esse assunto. Sabemos que a Geometria está presente nas mais diversas situações cotidianas, no entanto, está sendo esquecida nas escolas. Por isso, este trabalho buscou, através da pesquisa, identificar os motivos que podem ter levado a esse abandono da Geometria. Além disso, procurou-se desenvolver uma sequência didática mais rica e significativa para os estudantes, envolvendo alguns conteúdos básicos dessa área, realizando atividades com materiais concretos e lúdicos e fazendo o uso de mídias digitais (vídeos e um software).
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31588
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782630
url http://hdl.handle.net/10183/31588
identifier_str_mv 000782630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/1/000782630.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/2/000782630.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/3/000782630.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1933889412621025cf693916ad7e71bc
7807cd3054e0ee2473588d3b1878dcb3
b71be3a3f6542b536c41d703c4d2ccac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412996829184