Mídias digitais na primeira infância : uma análise qualitativa e longitudinal dos fundamentos das práticas maternas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Fernanda Martins
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Frizzo, Giana Bitencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274354
Resumo: Na primeira infância, os cuidadores exercem um papel essencial na relação que as crianças estabelecem com as mídias digitais, mas é necessário compreender melhor os fundamentos de suas práticas relativas a esse tópico. Fundamentos das práticas maternas são as bases essenciais que orientam as ações e comportamentos das mães nas tarefas de cuidado da criança envolvendo mídias digitais. O objetivo deste estudo longitudinal foi analisar esses fundamentos, suas estabilidades e mudanças ao longo da primeira infância, antes e durante a pandemia por COVID 19. Participaram 22 mães com filhos entre 5 e 33 meses de idade na etapa 1 do estudo (pré pandemia) e entre 32 e 60 meses na etapa 2 (durante a pandemia). A partir de análise temática reflexiva de entrevistas semiestruturadas sobre uso de mídias digitais na família, foram construídos quatro temas: “Informações sobre uso de mídias digitais na infância”, “busca por alternativas às mídias digitais”, “reações e comportamentos do bebê/criança” e “vivências da própria infância”. Embora esses fundamentos tenham se mantido os mesmos nas duas etapas, observaram-se algumas alterações nas práticas maternas, relacionadas ao desenvolvimento infantil e a mudanças nas provisões ambientais na pandemia. Os resultados sugerem que as práticas maternas relacionadas às mídias digitais são construídas em um processo autoral, ativo e dinâmico. As implicações práticas incluem aprimorar o suporte individualizado às mães por profissionais de saúde e escolas, fortalecer a rede de apoio no cuidado à criança e ampliar as opções de lazer das famílias.
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spelling Marques, Fernanda MartinsFrizzo, Giana Bitencourt2024-03-28T06:25:25Z20240103-7013http://hdl.handle.net/10183/274354001199064Na primeira infância, os cuidadores exercem um papel essencial na relação que as crianças estabelecem com as mídias digitais, mas é necessário compreender melhor os fundamentos de suas práticas relativas a esse tópico. Fundamentos das práticas maternas são as bases essenciais que orientam as ações e comportamentos das mães nas tarefas de cuidado da criança envolvendo mídias digitais. O objetivo deste estudo longitudinal foi analisar esses fundamentos, suas estabilidades e mudanças ao longo da primeira infância, antes e durante a pandemia por COVID 19. Participaram 22 mães com filhos entre 5 e 33 meses de idade na etapa 1 do estudo (pré pandemia) e entre 32 e 60 meses na etapa 2 (durante a pandemia). A partir de análise temática reflexiva de entrevistas semiestruturadas sobre uso de mídias digitais na família, foram construídos quatro temas: “Informações sobre uso de mídias digitais na infância”, “busca por alternativas às mídias digitais”, “reações e comportamentos do bebê/criança” e “vivências da própria infância”. Embora esses fundamentos tenham se mantido os mesmos nas duas etapas, observaram-se algumas alterações nas práticas maternas, relacionadas ao desenvolvimento infantil e a mudanças nas provisões ambientais na pandemia. Os resultados sugerem que as práticas maternas relacionadas às mídias digitais são construídas em um processo autoral, ativo e dinâmico. As implicações práticas incluem aprimorar o suporte individualizado às mães por profissionais de saúde e escolas, fortalecer a rede de apoio no cuidado à criança e ampliar as opções de lazer das famílias.In early childhood, caregivers play an essential role in the relationship that children establish with digital media, but it is necessary to better understand the foundations of their practices regarding this topic. Foundations of maternal practices are the essential bases that guide mothers’ actions and behaviors in childcare tasks involving digital media. The objective of this longitudinal study was to analyze these foundations, their stability, and changes throughout early childhood, before and during the COVID-19 pandemic. Participants included 22 mothers with children aged 5 to 33 months in stage 1 of the study (pre-pandemic), and 32 to 60 months in stage 2 (during the pandemic). Reflexive thematic analysis of semi-structured interviews about the use of digital media in the family resulted in the construction of four themes: “Information on digital media use in childhood”, “seeking alternatives to digital media”, “baby/child reactions and behavior”, and “mothers' childhood experiences”. While the foundations remained consistent, some changes in maternal practices were observed, influenced by child development and the pandemic-related environmental shifts. Results suggest that maternal practices related to digital media are built through an authorial, active, and dynamic process. Practical implications involve improving individualized support from healthcare professionals and schools for mothers, strengthening childcare support, and expanding family leisure options.En la primera infancia, los cuidadores desempeñan un papel esencial en la relación de los niños con los medios digitales, siendo crucial comprender los fundamentos de las prácticas maternas en este contexto. Estos se definen como las bases que orientan las acciones y comportamientos de las madres en las tareas de cuidado infantil con medios digitales. El objetivo de este estudio longitudinal fue analizar estos fundamentos, su estabilidad y cambios a lo largo de la primera infancia, antes y durante la pandemia de COVID-19. Participaron 22 madres con hijos de entre 5 y 33 meses en la etapa 1 del estudio (antes de la pandemia) y de entre 32 y 60 meses en la etapa 2 (durante la pandemia). El análisis temático reflexivo de entrevistas sobre el uso de medios digitales en la familia resultó en cuatro temas: “Información sobre el uso de medios digitales en la infancia”, “búsqueda de alternativas a los medios digitales”, “reacciones y comportamiento del niño” y “experiencias maternas en su infancia”. Aunque los fundamentos se mantuvieron constantes, se observaron cambios en las prácticas maternas relacionados con el desarrollo infantil y las circunstancias de la pandemia. Los resultados sugieren que las prácticas maternas relacionadas con los medios digitales se construyen de manera autoral, activa y dinámica. Mejorar el apoyo individualizado a las madres por profesionales de la salud y escuelas, fortalecer la red de apoyo en el cuidado infantil y ampliar las opciones de ocio de las familias son implicaciones prácticas.application/pdfporPsicologia argumento. Curitiba. Vol. 42, n. 116 (jan./mar. 2024), p. 99-130InfânciaParentalidadeMídias digitaisDesenvolvimento infantilParental careChild developmentDigital mediaCOVID-19 pandemicCuidado parentalDesarrollo infantilMedios digitalesPandemia de COVID-19Mídias digitais na primeira infância : uma análise qualitativa e longitudinal dos fundamentos das práticas maternasDigital media in early childhood : a qualitative and longitudinal analysis of maternal practices' foundationsFundamentos de prácticas maternas de medios digitales en la primera infancia : análisis cualitativo y longitudinalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199064.pdf.txt001199064.pdf.txtExtracted Texttext/plain81076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274354/2/001199064.pdf.txt0eb14c7eb49601139017b86acf77476fMD52ORIGINAL001199064.pdfTexto completoapplication/pdf516891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274354/1/001199064.pdf62dbe7d1a726111e0d66aabcd3e23c2aMD5110183/2743542024-03-29 06:17:13.167755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274354Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-29T09:17:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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