A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sensolo, Grazielle Macedo Barreto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232052
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada a partir da preocupação de uma professora-pesquisadora da rede municipal de ensino no município de Cachoerinha/RS. Seu objetivo inicial é fazer reflexões sobre a sua prática para compreender como o trabalho com a cidade facilita a construção do conceito de Espaço Geográfico para o entendimento do mundo. Partindo do lugar de vivência dos sujeitos alunos, a cidade de Cachoeirinha, que se confunde com o município, a pesquisa vai tecendo diálogos a fim de problematizar os conceitos de lugar, identidade e espaço urbano, com uma proposta pedagógica que dialogue com a história e a formação territorial da cidade de Cachoeirinha/ RS, refletindo sobre as representações e os significados que os alunos têm do lugar onde vivem. O traçado metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo suporte teórico de produções bibliográficas relacionadas ao objetivo destacado anteriormente. A pesquisa foi pensada através da Complexidade como alicerce de inquietações. Ao final, sugerem-se reflexões e ações que permitam ao professor repensar as suas práticas de ensino.
id UFRGS-2_a3be2a8fbb031e70bdd45758faa84335
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232052
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sensolo, Grazielle Macedo BarretoCastrogiovanni, Antonio Carlos2021-11-19T04:58:05Z2021http://hdl.handle.net/10183/232052001133592Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada a partir da preocupação de uma professora-pesquisadora da rede municipal de ensino no município de Cachoerinha/RS. Seu objetivo inicial é fazer reflexões sobre a sua prática para compreender como o trabalho com a cidade facilita a construção do conceito de Espaço Geográfico para o entendimento do mundo. Partindo do lugar de vivência dos sujeitos alunos, a cidade de Cachoeirinha, que se confunde com o município, a pesquisa vai tecendo diálogos a fim de problematizar os conceitos de lugar, identidade e espaço urbano, com uma proposta pedagógica que dialogue com a história e a formação territorial da cidade de Cachoeirinha/ RS, refletindo sobre as representações e os significados que os alunos têm do lugar onde vivem. O traçado metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo suporte teórico de produções bibliográficas relacionadas ao objetivo destacado anteriormente. A pesquisa foi pensada através da Complexidade como alicerce de inquietações. Ao final, sugerem-se reflexões e ações que permitam ao professor repensar as suas práticas de ensino.This article is based on the concern of a teacher-researcher from the municipal education network in the city of Cachoerinha / RS to reflect on her practice to understand how working with the city facilitates or not the construction of the concept of Geographic Space for the understanding of the world. Starting from the place of experience of the student subjects, the city of Cachoeirinha, we weave dialogues in order to problematize the concepts of place, identity and urban space. Based on pedagogical proposals that dialogue with the history and territorial formation of the city of Cachoeirinha / RS, we reflect on the representations and meanings that students have of the place where they live. The methodological outline is based on the qualitative approach, through participant research, with theoretical support of bibliographic productions related to the objective highlighted above. We use Complexity as the foundation of our concerns. At the end, we suggest reflections that allow the teacher to rethink his teaching practices.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [25]-40Espaço urbanoEnsino de geografiaRepresentaçãoComplexidadeCidadeGeography teachingComplexityCityRepresentationUrban spaceA cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbanoThe city and its representations : provisionally understand urban spaceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133592.pdf.txt001133592.pdf.txtExtracted Texttext/plain47499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232052/2/001133592.pdf.txt1e26f935d6a7a1b66734c4ac5b40b94eMD52ORIGINAL001133592.pdfCapítulo 1application/pdf1030981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232052/1/001133592.pdf1a41f63af972a937f8242d4efa15bc21MD5110183/2320522021-11-20 06:15:37.292339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:15:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The city and its representations : provisionally understand urban space
title A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano
spellingShingle A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano
Sensolo, Grazielle Macedo Barreto
Espaço urbano
Ensino de geografia
Representação
Complexidade
Cidade
Geography teaching
Complexity
City
Representation
Urban space
title_short A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano
title_full A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano
title_fullStr A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano
title_full_unstemmed A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano
title_sort A cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbano
author Sensolo, Grazielle Macedo Barreto
author_facet Sensolo, Grazielle Macedo Barreto
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sensolo, Grazielle Macedo Barreto
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço urbano
Ensino de geografia
Representação
Complexidade
Cidade
topic Espaço urbano
Ensino de geografia
Representação
Complexidade
Cidade
Geography teaching
Complexity
City
Representation
Urban space
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Complexity
City
Representation
Urban space
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada a partir da preocupação de uma professora-pesquisadora da rede municipal de ensino no município de Cachoerinha/RS. Seu objetivo inicial é fazer reflexões sobre a sua prática para compreender como o trabalho com a cidade facilita a construção do conceito de Espaço Geográfico para o entendimento do mundo. Partindo do lugar de vivência dos sujeitos alunos, a cidade de Cachoeirinha, que se confunde com o município, a pesquisa vai tecendo diálogos a fim de problematizar os conceitos de lugar, identidade e espaço urbano, com uma proposta pedagógica que dialogue com a história e a formação territorial da cidade de Cachoeirinha/ RS, refletindo sobre as representações e os significados que os alunos têm do lugar onde vivem. O traçado metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo suporte teórico de produções bibliográficas relacionadas ao objetivo destacado anteriormente. A pesquisa foi pensada através da Complexidade como alicerce de inquietações. Ao final, sugerem-se reflexões e ações que permitam ao professor repensar as suas práticas de ensino.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:58:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232052
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133592
url http://hdl.handle.net/10183/232052
identifier_str_mv 001133592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [25]-40
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232052/2/001133592.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232052/1/001133592.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e26f935d6a7a1b66734c4ac5b40b94e
1a41f63af972a937f8242d4efa15bc21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447774694473728