Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dahlke, Ana Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ricardo, Karoline Hachler, Silva, Lisandra Oliveira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265062
Resumo: A partir de escritas realizadas no Diário de Campo, documento onde registramos a prática pedagógica, o contexto pandêmico e suas implicações com o estágio e guiadas pelo questionamento: “que oportunidades de conhecimento as aulas de Educação Física têm oferecido aos estudantes na Educação Básica?”; este artigo objetiva compartilhar reflexões produzidas durante a experiência do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil, componente curricular obrigatório da formação em Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta experiência ocorreu no modelo de Ensino Remoto Emergencial, durante a pandemia, e foi desenvolvida para duas turmas do Maternal de uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre/RS. Apesar dos desafios enfrentados, percebemos que aprendemos mais do que ensinamos e a pergunta em evidência está em processo de compreensão, a partir do que se faz ao longo da Formação Inicial e da prática pedagógica em escolas reais.
id UFRGS-2_a3f9985b16dc03cba09d9aa3933b192a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265062
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dahlke, Ana PaulaRicardo, Karoline HachlerSilva, Lisandra Oliveira e2023-09-23T03:34:09Z20220103-4111http://hdl.handle.net/10183/265062001170495A partir de escritas realizadas no Diário de Campo, documento onde registramos a prática pedagógica, o contexto pandêmico e suas implicações com o estágio e guiadas pelo questionamento: “que oportunidades de conhecimento as aulas de Educação Física têm oferecido aos estudantes na Educação Básica?”; este artigo objetiva compartilhar reflexões produzidas durante a experiência do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil, componente curricular obrigatório da formação em Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta experiência ocorreu no modelo de Ensino Remoto Emergencial, durante a pandemia, e foi desenvolvida para duas turmas do Maternal de uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre/RS. Apesar dos desafios enfrentados, percebemos que aprendemos mais do que ensinamos e a pergunta em evidência está em processo de compreensão, a partir do que se faz ao longo da Formação Inicial e da prática pedagógica em escolas reais.From the writings in the Field Diary, a document in which we recorded the pedagogical practice, the pandemic context and its implications on internships guided by the question: "which knowledge opportunities are offered by Physical Education classes to students of Basic Education?", this articles aims to share the reflections produced during the experience of the Teaching Internship in Physical Education in Early Childhood Education, a compulsory component of the curriculum in the formation of the Licentiate Course in Physical Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. This experience occurred in the model of Emergency Remote Teaching and was developed for two classes of Preschool of a public early childhood education school in Porto Alegre, RS, Brazil. Despite the challenges, we noticed that we learned more than we taught and that the highlighted question is in the process of understanding what one does through the InitialFormation and the pedagogical practices in real schools.Partiendo de anotaciones realizadas en el Diario de Campo, documento donde registramos la práctica pedagógica, el contexto pandémico y sus implicaciones con la pasantía, y guiadas por la pregunta: "qué oportunidades de conocimiento han ofrecido las clases de Educación Física a estudiantes de Educación Básica?"; este artículo busca compartir reflexiones generadas durante la Pasantía en Docencia de Educación Física en Educación Infantil, disciplina obligatoria para la Licenciatura en Educación Física de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta experiencia sucedió bajo el modelo Enseñanza Remota de Emergencia durante la pandemia, siendo desarrollada para dos grupos de Maternal de una escuela pública de Educación Infantil en Porto Alegre/RS. Pese a losdesafíos enfrentados, percibimos que aprendemos más de lo que enseñamos y la pregunta en evidencia está en proceso de comprensión, a partir de lo que se hace durante la Formación Inicial y la práctica pedagógica en escuelas reales.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-20Educação física escolarEstágio supervisionadoEducação infantilEnsino Remoto Emergencial (ERE)Pandemia de COVID-19 (2020-)Supervised internshipSchool physical educationChild educationEmergency remote teachingCOVID-19 pandemicPráctica supervisionadaEducación física escolarEscuela primariaEnseñanza remota de emergenciaPandemia de COVID-19Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19Teaching internship in the initial training in Physical Education : reflections about the pedagogical practice in the COVID-19 pandemicPrácticas docentes en formación inicial en Educación Física en la escuela primária : reflexiones sobre la práctica pedagógica en la pandemia del COVID-19:info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170495.pdf.txt001170495.pdf.txtExtracted Texttext/plain63370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265062/2/001170495.pdf.txt684bff6ca3bea0bcdcdfafbad59c82e2MD52ORIGINAL001170495.pdfTexto completoapplication/pdf297638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265062/1/001170495.pdf4c2911c7f13d047bd2706b37e1739eefMD5110183/2650622023-09-24 03:37:11.86599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265062Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:37:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching internship in the initial training in Physical Education : reflections about the pedagogical practice in the COVID-19 pandemic
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Prácticas docentes en formación inicial en Educación Física en la escuela primária : reflexiones sobre la práctica pedagógica en la pandemia del COVID-19:
title Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19
spellingShingle Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19
Dahlke, Ana Paula
Educação física escolar
Estágio supervisionado
Educação infantil
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Supervised internship
School physical education
Child education
Emergency remote teaching
COVID-19 pandemic
Práctica supervisionada
Educación física escolar
Escuela primaria
Enseñanza remota de emergencia
Pandemia de COVID-19
title_short Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19
title_full Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19
title_fullStr Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19
title_sort Estágio de docência na formação inicial emEducação Física na educação infantil : reflexões sobre a prática pedagógica durante a pandemia da COVID-19
author Dahlke, Ana Paula
author_facet Dahlke, Ana Paula
Ricardo, Karoline Hachler
Silva, Lisandra Oliveira e
author_role author
author2 Ricardo, Karoline Hachler
Silva, Lisandra Oliveira e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dahlke, Ana Paula
Ricardo, Karoline Hachler
Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Estágio supervisionado
Educação infantil
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Educação física escolar
Estágio supervisionado
Educação infantil
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Supervised internship
School physical education
Child education
Emergency remote teaching
COVID-19 pandemic
Práctica supervisionada
Educación física escolar
Escuela primaria
Enseñanza remota de emergencia
Pandemia de COVID-19
dc.subject.eng.fl_str_mv Supervised internship
School physical education
Child education
Emergency remote teaching
COVID-19 pandemic
dc.subject.spa.fl_str_mv Práctica supervisionada
Educación física escolar
Escuela primaria
Enseñanza remota de emergencia
Pandemia de COVID-19
description A partir de escritas realizadas no Diário de Campo, documento onde registramos a prática pedagógica, o contexto pandêmico e suas implicações com o estágio e guiadas pelo questionamento: “que oportunidades de conhecimento as aulas de Educação Física têm oferecido aos estudantes na Educação Básica?”; este artigo objetiva compartilhar reflexões produzidas durante a experiência do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil, componente curricular obrigatório da formação em Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta experiência ocorreu no modelo de Ensino Remoto Emergencial, durante a pandemia, e foi desenvolvida para duas turmas do Maternal de uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre/RS. Apesar dos desafios enfrentados, percebemos que aprendemos mais do que ensinamos e a pergunta em evidência está em processo de compreensão, a partir do que se faz ao longo da Formação Inicial e da prática pedagógica em escolas reais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-23T03:34:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265062
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-4111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170495
identifier_str_mv 0103-4111
001170495
url http://hdl.handle.net/10183/265062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265062/2/001170495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265062/1/001170495.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 684bff6ca3bea0bcdcdfafbad59c82e2
4c2911c7f13d047bd2706b37e1739eef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225099381047296