Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriel Luis de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217420
Resumo: Além de estar associado à alta tecnologia pela indústria automotiva, o carro elétrico assumiu uma elevada posição na luta por um mundo ambientalmente sustentável. A previsão é que assuma de maneira significativa o mercado automotivo mundial, já que de acordo com o relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os mesmos passem de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040. Visando uma redução das emissões de dióxido de carbono e introdução de sistemas híbridos, a SAE International - Society of Automotive Engineers fundou em 2013 a categoria elétrica, conhecida por Formula FSAE Electric. No Brasil, a modalidade propiciou aos estudantes de engenharia a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos, construindo um carro do estilo fórmula movido a eletricidade. Buscando desenvolver um sistema de baixo custo e que atenda aos requisitos impostos pela competição, o presente projeto visa projetar e testar a maior parte da eletrônica de baixa tensão do veículo, além de desenvolver o firmware da placa do diferencial. Passando a realizar, assim, um sistema composto por ECUs (Engine Control Unit), sensores, condicionadores de sinal e sistemas de segurança. Ao final, são apresentadas as dificuldades encontradas e, a partir delas, são sugeridos trabalhos futuros.
id UFRGS-2_a552d3d4d5e5bb6276b7baf0d05be766
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217420
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Gabriel Luis deBalen, Tiago Roberto2021-01-19T04:10:01Z2020http://hdl.handle.net/10183/217420001120969Além de estar associado à alta tecnologia pela indústria automotiva, o carro elétrico assumiu uma elevada posição na luta por um mundo ambientalmente sustentável. A previsão é que assuma de maneira significativa o mercado automotivo mundial, já que de acordo com o relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os mesmos passem de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040. Visando uma redução das emissões de dióxido de carbono e introdução de sistemas híbridos, a SAE International - Society of Automotive Engineers fundou em 2013 a categoria elétrica, conhecida por Formula FSAE Electric. No Brasil, a modalidade propiciou aos estudantes de engenharia a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos, construindo um carro do estilo fórmula movido a eletricidade. Buscando desenvolver um sistema de baixo custo e que atenda aos requisitos impostos pela competição, o presente projeto visa projetar e testar a maior parte da eletrônica de baixa tensão do veículo, além de desenvolver o firmware da placa do diferencial. Passando a realizar, assim, um sistema composto por ECUs (Engine Control Unit), sensores, condicionadores de sinal e sistemas de segurança. Ao final, são apresentadas as dificuldades encontradas e, a partir delas, são sugeridos trabalhos futuros.In addition to being associated with high technology by the automotive industry, the electric car has taken a high position in the fight for an environmentally sustainable world. They are expected to take a significant hold on the global automotive market, as according to the Bloomberg New Energy Finance (BNEF) report, they will rise from 2 million to 56 million units by 2040. Aiming at reducing carbon dioxide emissions and introducing hybrid systems, in 2013 SAE International - Society of Automotive Engineers founded the electric category, known as Formula FSAE Electric. In Brazil, the sport offered engineering students the possibility to apply their acquired knowledge in practice, building a formula-style car powered by electricity. Seeking to develop a low cost and energetically efficient system that meets the requirements imposed by the competition, the present project aims to design and test most low voltage electronics of the vehicle, in addition to developing the differential board firmware. Thus, a system composed of ECUs (Engine Control Unit), sensors, air conditioners signal and security systems. At the end, the difficulties encountered are presented and, based on them, future work is suggested.application/pdfporEletrônicaVeículos elétricosElectrical vehiclesElectronicsEngine control unitDesenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2020Engenharia Elétricagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120969.pdf.txt001120969.pdf.txtExtracted Texttext/plain108694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217420/2/001120969.pdf.txt928c47cfd9fce75d442903f61419bdd6MD52ORIGINAL001120969.pdfTexto completoapplication/pdf6489454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217420/1/001120969.pdfaf62a1b94dae023b76e8277b61e40de5MD5110183/2174202021-03-09 04:44:30.993468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217420Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:44:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE
title Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE
spellingShingle Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE
Oliveira, Gabriel Luis de
Eletrônica
Veículos elétricos
Electrical vehicles
Electronics
Engine control unit
title_short Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE
title_full Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE
title_fullStr Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE
title_full_unstemmed Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE
title_sort Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE
author Oliveira, Gabriel Luis de
author_facet Oliveira, Gabriel Luis de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriel Luis de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balen, Tiago Roberto
contributor_str_mv Balen, Tiago Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Eletrônica
Veículos elétricos
topic Eletrônica
Veículos elétricos
Electrical vehicles
Electronics
Engine control unit
dc.subject.eng.fl_str_mv Electrical vehicles
Electronics
Engine control unit
description Além de estar associado à alta tecnologia pela indústria automotiva, o carro elétrico assumiu uma elevada posição na luta por um mundo ambientalmente sustentável. A previsão é que assuma de maneira significativa o mercado automotivo mundial, já que de acordo com o relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os mesmos passem de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040. Visando uma redução das emissões de dióxido de carbono e introdução de sistemas híbridos, a SAE International - Society of Automotive Engineers fundou em 2013 a categoria elétrica, conhecida por Formula FSAE Electric. No Brasil, a modalidade propiciou aos estudantes de engenharia a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos, construindo um carro do estilo fórmula movido a eletricidade. Buscando desenvolver um sistema de baixo custo e que atenda aos requisitos impostos pela competição, o presente projeto visa projetar e testar a maior parte da eletrônica de baixa tensão do veículo, além de desenvolver o firmware da placa do diferencial. Passando a realizar, assim, um sistema composto por ECUs (Engine Control Unit), sensores, condicionadores de sinal e sistemas de segurança. Ao final, são apresentadas as dificuldades encontradas e, a partir delas, são sugeridos trabalhos futuros.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T04:10:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217420
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120969
url http://hdl.handle.net/10183/217420
identifier_str_mv 001120969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217420/2/001120969.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217420/1/001120969.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 928c47cfd9fce75d442903f61419bdd6
af62a1b94dae023b76e8277b61e40de5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224600783159296