O impacto da interação social na adaptação hedônica do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Gabriela de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brei, Vinícius Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148373
Resumo: Este artigo analisa se a interação com amigos, em situações de compra e consumo, é capaz de influenciar o nível de prazer que prevemos que vamos sentir e o prazer que efetivamente sentimos com um produto após a compra. Ou seja, estuda-se o efeito da sociabilização do consumidor no processo de previsão da adaptação e na adaptação hedônica real subsequente. Foram realizados três experimentos (um deles dividido em duas partes) independentes e complementares em ambiente online (Mechanical Turk) e em laboratório. Os resultados confirmaram a hipótese de que a previsão da adaptação é menor nas situações de consumo que envolvem a interação social, quando comparadas àquelas sem interação social. A sociabilização do consumidor exerceu influência, também, sobre a adaptação hedônica real, confirmando a hipótese de que a adaptação é menor nas situações de consumo envolvendo sociabilização. Em conjunto, evidenciou-se que, quando há interação social, os consumidores preveem e vivenciam mais prazer do que quando não há interação social. Esta pesquisa estende a teoria na área de comportamento do consumidor, especialmente sobre a adaptação hedônica, além de trazer implicações para empresas e consumidores, apontando uma forma prática de redução da adaptação hedônica em situações de consumo: a interação social.
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spelling Neves, Gabriela de SouzaBrei, Vinícius Andrade2016-09-23T02:14:24Z20161415-6555http://hdl.handle.net/10183/148373001000041Este artigo analisa se a interação com amigos, em situações de compra e consumo, é capaz de influenciar o nível de prazer que prevemos que vamos sentir e o prazer que efetivamente sentimos com um produto após a compra. Ou seja, estuda-se o efeito da sociabilização do consumidor no processo de previsão da adaptação e na adaptação hedônica real subsequente. Foram realizados três experimentos (um deles dividido em duas partes) independentes e complementares em ambiente online (Mechanical Turk) e em laboratório. Os resultados confirmaram a hipótese de que a previsão da adaptação é menor nas situações de consumo que envolvem a interação social, quando comparadas àquelas sem interação social. A sociabilização do consumidor exerceu influência, também, sobre a adaptação hedônica real, confirmando a hipótese de que a adaptação é menor nas situações de consumo envolvendo sociabilização. Em conjunto, evidenciou-se que, quando há interação social, os consumidores preveem e vivenciam mais prazer do que quando não há interação social. Esta pesquisa estende a teoria na área de comportamento do consumidor, especialmente sobre a adaptação hedônica, além de trazer implicações para empresas e consumidores, apontando uma forma prática de redução da adaptação hedônica em situações de consumo: a interação social.This article analyzes if social interaction during shopping and consumption situations influences the level of pleasure a person both anticipates during and actually feels after shopping. Specifically, the paper analyzes the effect of consumer socialization on the hedonic adaptation process and in the actual subsequent hedonic adaptation. Three independent and complementary experiments (one divided in two parts) were carried out in an online environment (Mechanical Turk) and in a laboratory. The results confirmed the hypotheses that the hedonic adaptation forecast is weaker in consumption situations when there is social interaction, when compared to those without social interaction. Consumer socialization also effects actual hedonic adaptation, confirming the hypothesis that adaptation is weaker when there is social interaction. Overall, this research shows that, consumers forecast and actually feel stronger pleasure when there is social interaction, as compared to when there is no social contact in consumption situations. This research extends consumer behavior theory associated with hedonic adaptation, bringing new insights to companies and consumers by showing a practical way of reducing hedonic adaptation in consumption situations: social interaction.application/pdfporRevista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 20, n. 3 (maio/jun. 2016), p. 347-367Interação socialHedonismoConsumoSocial interactionHedonic adaptationAdaptation forecastFriendsExperimental designO impacto da interação social na adaptação hedônica do consumidorThe impact of social interaction on consumer's hedonic adaptation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000041.pdf001000041.pdfTexto completoapplication/pdf594531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148373/1/001000041.pdf32c8888f89ff3a6db725931d3ea7fce8MD51TEXT001000041.pdf.txt001000041.pdf.txtExtracted Texttext/plain73234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148373/2/001000041.pdf.txtb697f1659a8410555cc356988ee37d77MD52THUMBNAIL001000041.pdf.jpg001000041.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148373/3/001000041.pdf.jpg0261e8591ac8cf3cc521a84c13d306ebMD5310183/1483732018-10-29 08:55:42.258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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