Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203240 |
Resumo: | A presente pesquisa é de natureza aplicada, de caráter quantitativo, mas conta com algumas análises qualitativas, tendo como objetivo principal mostrar para professores e equipes pedagógicas a importância de estudar sobre as fake news na escola, desde o Ensino Fundamental. As notícias falsas existem há muito tempo, mas a chegada da tecnologia e o crescimento das redes sociais agravaram de forma muito rápida o problema, que tem gerado transtornos em diversos setores da sociedade, sendo que alguns casos reais são citados aqui. Foi realizada uma pesquisa com professores de áreas e níveis de ensino diferentes, com o intuito de ter uma percepção da visão deles sobre o tema, e também saber se eles consideram importante que o assunto seja trabalhado nas escolas. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário, elaborado no Google Forms. Se há uma maneira de pelo menos diminuir a desinformação, ela está nas mãos dos professores. |
id |
UFRGS-2_a7b9283aecbe7428fc77ef1172c6baf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203240 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Tammi Schalm daCampos, Aline de2019-12-19T04:01:14Z2018http://hdl.handle.net/10183/203240001108934A presente pesquisa é de natureza aplicada, de caráter quantitativo, mas conta com algumas análises qualitativas, tendo como objetivo principal mostrar para professores e equipes pedagógicas a importância de estudar sobre as fake news na escola, desde o Ensino Fundamental. As notícias falsas existem há muito tempo, mas a chegada da tecnologia e o crescimento das redes sociais agravaram de forma muito rápida o problema, que tem gerado transtornos em diversos setores da sociedade, sendo que alguns casos reais são citados aqui. Foi realizada uma pesquisa com professores de áreas e níveis de ensino diferentes, com o intuito de ter uma percepção da visão deles sobre o tema, e também saber se eles consideram importante que o assunto seja trabalhado nas escolas. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário, elaborado no Google Forms. Se há uma maneira de pelo menos diminuir a desinformação, ela está nas mãos dos professores.The research is of applied nature, of quantitative character, but it relies on some qualitative analyzes. This study has as main objective to show teachers and pedagogical teams the importance of studying about fake news at school, since elementary school. False news has been around for a long time, but the advent of technology and the growth of social networks have aggravated the problem very quickly, which has generated disruption in various sectors of society, with some real cases being mentioned here. A survey has been conducted with teachers from different areas and levels of education, in order to assess their views on the topic, and also to learn if they consider important the subject to be worked in schools. A Google Forms survey has been used to collect data. If there is a way to at least reduce misinformation, it is at teacher’s discretion.application/pdfporDesinformaçãoNotícia falsaFake newsEducationDigitalDesinformationFake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?Geogebra : proposals of classes for the teaching of Mathematical Functionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108934.pdf.txt001108934.pdf.txtExtracted Texttext/plain73990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203240/2/001108934.pdf.txt9ac6ecd3b50513af74bd8fc9796e43afMD52ORIGINAL001108934.pdfTexto completoapplication/pdf5703803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203240/1/001108934.pdfad045b0f9af07d42893cb0aa7c2389c5MD5110183/2032402019-12-20 05:03:56.32044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-20T07:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Geogebra : proposals of classes for the teaching of Mathematical Functions |
title |
Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade? |
spellingShingle |
Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade? Silva, Tammi Schalm da Desinformação Notícia falsa Fake news Education Digital Desinformation |
title_short |
Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade? |
title_full |
Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade? |
title_fullStr |
Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade? |
title_full_unstemmed |
Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade? |
title_sort |
Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade? |
author |
Silva, Tammi Schalm da |
author_facet |
Silva, Tammi Schalm da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tammi Schalm da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Aline de |
contributor_str_mv |
Campos, Aline de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desinformação Notícia falsa |
topic |
Desinformação Notícia falsa Fake news Education Digital Desinformation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fake news Education Digital Desinformation |
description |
A presente pesquisa é de natureza aplicada, de caráter quantitativo, mas conta com algumas análises qualitativas, tendo como objetivo principal mostrar para professores e equipes pedagógicas a importância de estudar sobre as fake news na escola, desde o Ensino Fundamental. As notícias falsas existem há muito tempo, mas a chegada da tecnologia e o crescimento das redes sociais agravaram de forma muito rápida o problema, que tem gerado transtornos em diversos setores da sociedade, sendo que alguns casos reais são citados aqui. Foi realizada uma pesquisa com professores de áreas e níveis de ensino diferentes, com o intuito de ter uma percepção da visão deles sobre o tema, e também saber se eles consideram importante que o assunto seja trabalhado nas escolas. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário, elaborado no Google Forms. Se há uma maneira de pelo menos diminuir a desinformação, ela está nas mãos dos professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-19T04:01:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203240 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108934 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203240 |
identifier_str_mv |
001108934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203240/2/001108934.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203240/1/001108934.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ac6ecd3b50513af74bd8fc9796e43af ad045b0f9af07d42893cb0aa7c2389c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790049437253632 |