Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tammi Schalm da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203240
Resumo: A presente pesquisa é de natureza aplicada, de caráter quantitativo, mas conta com algumas análises qualitativas, tendo como objetivo principal mostrar para professores e equipes pedagógicas a importância de estudar sobre as fake news na escola, desde o Ensino Fundamental. As notícias falsas existem há muito tempo, mas a chegada da tecnologia e o crescimento das redes sociais agravaram de forma muito rápida o problema, que tem gerado transtornos em diversos setores da sociedade, sendo que alguns casos reais são citados aqui. Foi realizada uma pesquisa com professores de áreas e níveis de ensino diferentes, com o intuito de ter uma percepção da visão deles sobre o tema, e também saber se eles consideram importante que o assunto seja trabalhado nas escolas. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário, elaborado no Google Forms. Se há uma maneira de pelo menos diminuir a desinformação, ela está nas mãos dos professores.
id UFRGS-2_a7b9283aecbe7428fc77ef1172c6baf7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203240
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Tammi Schalm daCampos, Aline de2019-12-19T04:01:14Z2018http://hdl.handle.net/10183/203240001108934A presente pesquisa é de natureza aplicada, de caráter quantitativo, mas conta com algumas análises qualitativas, tendo como objetivo principal mostrar para professores e equipes pedagógicas a importância de estudar sobre as fake news na escola, desde o Ensino Fundamental. As notícias falsas existem há muito tempo, mas a chegada da tecnologia e o crescimento das redes sociais agravaram de forma muito rápida o problema, que tem gerado transtornos em diversos setores da sociedade, sendo que alguns casos reais são citados aqui. Foi realizada uma pesquisa com professores de áreas e níveis de ensino diferentes, com o intuito de ter uma percepção da visão deles sobre o tema, e também saber se eles consideram importante que o assunto seja trabalhado nas escolas. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário, elaborado no Google Forms. Se há uma maneira de pelo menos diminuir a desinformação, ela está nas mãos dos professores.The research is of applied nature, of quantitative character, but it relies on some qualitative analyzes. This study has as main objective to show teachers and pedagogical teams the importance of studying about fake news at school, since elementary school. False news has been around for a long time, but the advent of technology and the growth of social networks have aggravated the problem very quickly, which has generated disruption in various sectors of society, with some real cases being mentioned here. A survey has been conducted with teachers from different areas and levels of education, in order to assess their views on the topic, and also to learn if they consider important the subject to be worked in schools. A Google Forms survey has been used to collect data. If there is a way to at least reduce misinformation, it is at teacher’s discretion.application/pdfporDesinformaçãoNotícia falsaFake newsEducationDigitalDesinformationFake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?Geogebra : proposals of classes for the teaching of Mathematical Functionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108934.pdf.txt001108934.pdf.txtExtracted Texttext/plain73990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203240/2/001108934.pdf.txt9ac6ecd3b50513af74bd8fc9796e43afMD52ORIGINAL001108934.pdfTexto completoapplication/pdf5703803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203240/1/001108934.pdfad045b0f9af07d42893cb0aa7c2389c5MD5110183/2032402019-12-20 05:03:56.32044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-20T07:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geogebra : proposals of classes for the teaching of Mathematical Functions
title Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?
spellingShingle Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?
Silva, Tammi Schalm da
Desinformação
Notícia falsa
Fake news
Education
Digital
Desinformation
title_short Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?
title_full Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?
title_fullStr Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?
title_full_unstemmed Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?
title_sort Fake News : como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade?
author Silva, Tammi Schalm da
author_facet Silva, Tammi Schalm da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tammi Schalm da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Aline de
contributor_str_mv Campos, Aline de
dc.subject.por.fl_str_mv Desinformação
Notícia falsa
topic Desinformação
Notícia falsa
Fake news
Education
Digital
Desinformation
dc.subject.eng.fl_str_mv Fake news
Education
Digital
Desinformation
description A presente pesquisa é de natureza aplicada, de caráter quantitativo, mas conta com algumas análises qualitativas, tendo como objetivo principal mostrar para professores e equipes pedagógicas a importância de estudar sobre as fake news na escola, desde o Ensino Fundamental. As notícias falsas existem há muito tempo, mas a chegada da tecnologia e o crescimento das redes sociais agravaram de forma muito rápida o problema, que tem gerado transtornos em diversos setores da sociedade, sendo que alguns casos reais são citados aqui. Foi realizada uma pesquisa com professores de áreas e níveis de ensino diferentes, com o intuito de ter uma percepção da visão deles sobre o tema, e também saber se eles consideram importante que o assunto seja trabalhado nas escolas. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário, elaborado no Google Forms. Se há uma maneira de pelo menos diminuir a desinformação, ela está nas mãos dos professores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T04:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203240
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108934
url http://hdl.handle.net/10183/203240
identifier_str_mv 001108934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203240/2/001108934.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203240/1/001108934.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ac6ecd3b50513af74bd8fc9796e43af
ad045b0f9af07d42893cb0aa7c2389c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790049437253632