Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoernig, André Felipe
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Massoni, Neusa Teresinha, Hadjimichef, Dimiter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262347
Resumo: O presente trabalho trata das possibilidades de contribuição da Teoria das Representações Sociais (TRS) como referência para aprendizagem de grupo, com técnicas e metodologias que lhe são específicas, para facilitar o ensino de Física Quântica no Ensino Médio, permitindo investigar, por exemplo, se os alunos possuem concepções ligadas ao Misticismo Quântico. O objetivo principal é avaliar como essa teoria psicossocial pode ser utilizada pela comunidade de pesquisa em Ensino de Ciências. Nosso estudo é baseado principalmente em resultados empíricos da aplicação de questionários em Ensino Médio (Estudo 1, N=291), bem como durante a aplicação de uma Atividade Didática em sala de aula com 34 alunos (Estudo 2, N=34). Procedemos com a construção de redes de similaridade por meio de um software utilizado em Psicologia Social (IRAMuTeQ), redes que são representações gráficas de um teste de associação verbal, que podem dar alguns indícios de como é a Representação Social dos alunos. Concluímos que o uso da TRS é uma possibilidade relevante para a introdução da Física Quântica no Ensino Médio e tem potencial para auxiliar o professor no processo de estabelecimento do letramento científico, com ênfase na aprendizagem conceitual.
id UFRGS-2_aa18bc2882486d315d2806afa17d0faa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262347
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoernig, André FelipeMassoni, Neusa TeresinhaHadjimichef, Dimiter2023-07-19T03:39:14Z20231677-2334http://hdl.handle.net/10183/262347001167185O presente trabalho trata das possibilidades de contribuição da Teoria das Representações Sociais (TRS) como referência para aprendizagem de grupo, com técnicas e metodologias que lhe são específicas, para facilitar o ensino de Física Quântica no Ensino Médio, permitindo investigar, por exemplo, se os alunos possuem concepções ligadas ao Misticismo Quântico. O objetivo principal é avaliar como essa teoria psicossocial pode ser utilizada pela comunidade de pesquisa em Ensino de Ciências. Nosso estudo é baseado principalmente em resultados empíricos da aplicação de questionários em Ensino Médio (Estudo 1, N=291), bem como durante a aplicação de uma Atividade Didática em sala de aula com 34 alunos (Estudo 2, N=34). Procedemos com a construção de redes de similaridade por meio de um software utilizado em Psicologia Social (IRAMuTeQ), redes que são representações gráficas de um teste de associação verbal, que podem dar alguns indícios de como é a Representação Social dos alunos. Concluímos que o uso da TRS é uma possibilidade relevante para a introdução da Física Quântica no Ensino Médio e tem potencial para auxiliar o professor no processo de estabelecimento do letramento científico, com ênfase na aprendizagem conceitual.The present work deals with possibilities for contribution of the Theory of Social Representations (TSR) as a reference for group learning, with techniques and methodologies that are specific to it, to facilitate the teaching of Quantum Physics in High School, allowing to investigate, for example, if students have conceptions linked to Quantum Mysticism. The main objective is to evaluate how this psychosocial theory can be used for the research community in Science Teaching. Our study is majorly based onempirical results from the application of questionnaires in high school (Study 1, N = 291), as well as during the application of a Didactic Activityin a classroom with 34 students (Study 2, N = 34). We proceeded with the construction of similarity networks via a software used in Social Psychology (IRAMuTeQ), networks that are graphic representations of a verbal association test, which may give some indications of whatthe Social Representation of students looks like. We conclude that the use of TSR is a relevant possibility for the introduction of Quantum Physics in High School, and has potential to assist the teacher in the process of establishing scientific literacy, with emphasis on conceptual learning.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 1 (abr. 2022), p. 57-83Representações sociaisEnsino de físicaFísica quânticaMisticismoTheory of Social RepresentationsQuantum Physics TeachingQuantum MysticismQuantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167185.pdf.txt001167185.pdf.txtExtracted Texttext/plain73927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262347/2/001167185.pdf.txte6468488ac16bf8e9086d45cb3709934MD52ORIGINAL001167185.pdfTexto completo (inglês)application/pdf592251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262347/1/001167185.pdf51a52ce2d51201bf6435f4e28df5e4f9MD5110183/2623472023-07-20 03:35:33.99469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil
title Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil
spellingShingle Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil
Hoernig, André Felipe
Representações sociais
Ensino de física
Física quântica
Misticismo
Theory of Social Representations
Quantum Physics Teaching
Quantum Mysticism
title_short Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil
title_full Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil
title_fullStr Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil
title_full_unstemmed Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil
title_sort Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil
author Hoernig, André Felipe
author_facet Hoernig, André Felipe
Massoni, Neusa Teresinha
Hadjimichef, Dimiter
author_role author
author2 Massoni, Neusa Teresinha
Hadjimichef, Dimiter
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoernig, André Felipe
Massoni, Neusa Teresinha
Hadjimichef, Dimiter
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Ensino de física
Física quântica
Misticismo
topic Representações sociais
Ensino de física
Física quântica
Misticismo
Theory of Social Representations
Quantum Physics Teaching
Quantum Mysticism
dc.subject.eng.fl_str_mv Theory of Social Representations
Quantum Physics Teaching
Quantum Mysticism
description O presente trabalho trata das possibilidades de contribuição da Teoria das Representações Sociais (TRS) como referência para aprendizagem de grupo, com técnicas e metodologias que lhe são específicas, para facilitar o ensino de Física Quântica no Ensino Médio, permitindo investigar, por exemplo, se os alunos possuem concepções ligadas ao Misticismo Quântico. O objetivo principal é avaliar como essa teoria psicossocial pode ser utilizada pela comunidade de pesquisa em Ensino de Ciências. Nosso estudo é baseado principalmente em resultados empíricos da aplicação de questionários em Ensino Médio (Estudo 1, N=291), bem como durante a aplicação de uma Atividade Didática em sala de aula com 34 alunos (Estudo 2, N=34). Procedemos com a construção de redes de similaridade por meio de um software utilizado em Psicologia Social (IRAMuTeQ), redes que são representações gráficas de um teste de associação verbal, que podem dar alguns indícios de como é a Representação Social dos alunos. Concluímos que o uso da TRS é uma possibilidade relevante para a introdução da Física Quântica no Ensino Médio e tem potencial para auxiliar o professor no processo de estabelecimento do letramento científico, com ênfase na aprendizagem conceitual.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T03:39:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262347
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001167185
identifier_str_mv 1677-2334
001167185
url http://hdl.handle.net/10183/262347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 1 (abr. 2022), p. 57-83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262347/2/001167185.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262347/1/001167185.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6468488ac16bf8e9086d45cb3709934
51a52ce2d51201bf6435f4e28df5e4f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092182573056