Inteligência emocional e satisfação no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bianca Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198029
Resumo: Inteligência emocional e satisfação no trabalho são dois conceitos de grande interesse no ambiente de trabalho moderno. Eles podem ser uma vantagem competitiva na vida pessoal e organizacional. Este trabalho explora a relação entre inteligência emocional e satisfação no trabalho, através da realização de uma pesquisa exploratória baseada em estudo bibliográfico sobre como esses conceitos foram desenvolvidos, assim como a relação estabelecida entre os mesmos. Verificou-se que a compreensão das emoções contribui para melhores relacionamentos interpessoais, engajamento de grupo, promoção de cooperação, desenvolvimento de melhores estratégias para neutralizar o estresse, melhor gerenciamento da carreira, liderança, tomada de decisão e bem-estar. Esses fatores estão associados a melhores níveis de satisfação no trabalho e influenciam os resultados organizacionais.
id UFRGS-2_ab9c13180ff6dc0da623ec0c744f04e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198029
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Bianca CostaDias, Ana Cristina Garcia2019-08-15T02:30:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/198029001099268Inteligência emocional e satisfação no trabalho são dois conceitos de grande interesse no ambiente de trabalho moderno. Eles podem ser uma vantagem competitiva na vida pessoal e organizacional. Este trabalho explora a relação entre inteligência emocional e satisfação no trabalho, através da realização de uma pesquisa exploratória baseada em estudo bibliográfico sobre como esses conceitos foram desenvolvidos, assim como a relação estabelecida entre os mesmos. Verificou-se que a compreensão das emoções contribui para melhores relacionamentos interpessoais, engajamento de grupo, promoção de cooperação, desenvolvimento de melhores estratégias para neutralizar o estresse, melhor gerenciamento da carreira, liderança, tomada de decisão e bem-estar. Esses fatores estão associados a melhores níveis de satisfação no trabalho e influenciam os resultados organizacionais.Emotional intelligence and job satisfaction are two concepts of high interest in the modern work environment. They can be a competitive advantage in personal and organizational life. This study explores the relationship between emotional intelligence and job satisfaction, through an exploratory research based on a bibliographical study about how these concepts were developed, as well as the relationship established between them. It has been found that understanding emotions contributes to better interpersonal relationships, group engagement, cooperation, development of better strategies to counteract stress, better career management, leadership, decision making and wellness.These factors are associated with better levels of job satisfaction and influence organizational outcomes.application/pdfporInteligência emocionalSatisfação no trabalhoOrganizaçõesEmoçõesEmotional intelligenceJob satisfactionEmotionInteligência emocional e satisfação no trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2019Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099268.pdf.txt001099268.pdf.txtExtracted Texttext/plain83265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198029/2/001099268.pdf.txta086e662e401048560196694fb1f8930MD52ORIGINAL001099268.pdfTexto completoapplication/pdf359501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198029/1/001099268.pdf18eb8d2de170d827eb9116e2cdeb99b7MD5110183/1980292019-08-16 02:31:22.739684oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-16T05:31:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inteligência emocional e satisfação no trabalho
title Inteligência emocional e satisfação no trabalho
spellingShingle Inteligência emocional e satisfação no trabalho
Lima, Bianca Costa
Inteligência emocional
Satisfação no trabalho
Organizações
Emoções
Emotional intelligence
Job satisfaction
Emotion
title_short Inteligência emocional e satisfação no trabalho
title_full Inteligência emocional e satisfação no trabalho
title_fullStr Inteligência emocional e satisfação no trabalho
title_full_unstemmed Inteligência emocional e satisfação no trabalho
title_sort Inteligência emocional e satisfação no trabalho
author Lima, Bianca Costa
author_facet Lima, Bianca Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bianca Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Ana Cristina Garcia
contributor_str_mv Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Satisfação no trabalho
Organizações
Emoções
topic Inteligência emocional
Satisfação no trabalho
Organizações
Emoções
Emotional intelligence
Job satisfaction
Emotion
dc.subject.eng.fl_str_mv Emotional intelligence
Job satisfaction
Emotion
description Inteligência emocional e satisfação no trabalho são dois conceitos de grande interesse no ambiente de trabalho moderno. Eles podem ser uma vantagem competitiva na vida pessoal e organizacional. Este trabalho explora a relação entre inteligência emocional e satisfação no trabalho, através da realização de uma pesquisa exploratória baseada em estudo bibliográfico sobre como esses conceitos foram desenvolvidos, assim como a relação estabelecida entre os mesmos. Verificou-se que a compreensão das emoções contribui para melhores relacionamentos interpessoais, engajamento de grupo, promoção de cooperação, desenvolvimento de melhores estratégias para neutralizar o estresse, melhor gerenciamento da carreira, liderança, tomada de decisão e bem-estar. Esses fatores estão associados a melhores níveis de satisfação no trabalho e influenciam os resultados organizacionais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-15T02:30:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198029
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099268
url http://hdl.handle.net/10183/198029
identifier_str_mv 001099268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198029/2/001099268.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198029/1/001099268.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a086e662e401048560196694fb1f8930
18eb8d2de170d827eb9116e2cdeb99b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224578337341440