Monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde no município de Eldorado do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macolmes, Irma Carina Brum
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71828
Resumo: Este relatório objetivou analisar o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de saúde no Município de Eldorado do Sul. O Município apresentou um crescimento de 10% em sua população no período 2007-2010. Essa tendência de expansão deve-se, principalmente, à sua proximidade com a capital do Estado (12 Km), à instalação de empresas de diversos segmentos, à criação de empreendimentos no setor imobiliário e a menores índices de criminalidade em relação aos municípios vizinhos. Esse incremento populacional certamente impactará em diversas áreas, mas especialmente na saúde, que apresenta relação direta com a qualidade de vida da população. O levantamento das informações foi obtido por meio de contato com as Secretarias Municipais de Administração; da Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Saúde e aplicação de entrevista estruturada, realizada junto a servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde. A análise das informações coletadas demonstra que o processo de monitoramento e avaliação em saúde no Município de Eldorado do Sul constitui-se basicamente no acompanhamento de indicadores e metas pactuados junto ao Governo Estadual, por meio do Pacto pela Saúde. As principais dificuldades identificadas no processo de monitoramento e avaliação executado pelo Município foram: a falta de registro informatizado das consultas realizadas, a fragmentação das informações fornecidas pelos sistemas informatizados federais, a falta de realização de capacitações para servidores e gestores, a insuficiência no número de servidores e a baixa utilização das informações produzidas. Com o objetivo de aprimorar o processo sugeriu-se a implantação de sistemas informatizados que registrem dados dos atendimentos realizados e que apresentem as informações de forma integrada; a realização de capacitações para gestores e servidores e de ações educativas para a população; a realização de avaliações externas e o mapeamento e registro do processo de monitoramento e avaliação utilizado pelo Município.
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