Educação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, Marli Dallagnol
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85298
Resumo: Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papel da escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados. Palavras-chave: Educação Ambiental. Prática docente. Formação de professores.
id UFRGS-2_afbb04c5a2697e48c931179f4b85a3dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85298
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Frison, Marli DallagnolDel Pino, Jose Claudio2014-01-04T01:52:12Z20121517-1256http://hdl.handle.net/10183/85298000857478Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papel da escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados. Palavras-chave: Educação Ambiental. Prática docente. Formação de professores.This article focus the movements of a group of Pre-Service Teachers and Student Teachers who aimed to incorporate the Environmental Education (EE) principles to the Programa de Formação de Professores de Química (Chemistry Teachers Formation Program) and to the Ensino Médio (High School) syllabus through a Situation of Study (SS). Such inclusion cannot be seen as an isolated action but as a wider project for school and for society. This research followed up the Student Teachers during the SS production and development with a group of 2nd year Ensino Médio students. The SS is called “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente” (Diversity of polymerized products: implications on quality of life in the environment). It is highlighted how important is to work with students’ daily themes related to environmental issues. Besides, it allows introducing the scholar contents in an articulated and contextualized way. We emphasize the role of the school in the Chemistry knowledge production and the importance of this knowledge to promote changing on attitude and conceptions concerning health and environment. The results revealed that a teaching process regarding the characteristics of the SS and guided by the principles of the EE, offers richer opportunities to the students produce scholar knowledge about the different polymerized materials and also provide the best conditions to conscious decision making when asked for.application/pdfporREMEA : Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 28 (jan./jun. 2012), p. [161]-177Prática docenteEducação ambientalFormação de professoresEnvironmental educationDocent practiceTeachers formationEducação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensinoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000857478.pdf000857478.pdfTexto completoapplication/pdf238663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85298/1/000857478.pdfe47b00b755c4fd1caf219ccef0fce1baMD51TEXT000857478.pdf.txt000857478.pdf.txtExtracted Texttext/plain41612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85298/2/000857478.pdf.txt426fa566f7297ac2d46e8525bbeaf198MD52THUMBNAIL000857478.pdf.jpg000857478.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85298/3/000857478.pdf.jpg70594657fe58be21ee22dcbe07e36b8aMD5310183/852982018-10-18 07:39:15.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:39:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensino
title Educação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensino
spellingShingle Educação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensino
Frison, Marli Dallagnol
Prática docente
Educação ambiental
Formação de professores
Environmental education
Docent practice
Teachers formation
title_short Educação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensino
title_full Educação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensino
title_fullStr Educação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensino
title_full_unstemmed Educação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensino
title_sort Educação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensino
author Frison, Marli Dallagnol
author_facet Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Educação ambiental
Formação de professores
topic Prática docente
Educação ambiental
Formação de professores
Environmental education
Docent practice
Teachers formation
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Docent practice
Teachers formation
description Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papel da escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados. Palavras-chave: Educação Ambiental. Prática docente. Formação de professores.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-04T01:52:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85298
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-1256
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000857478
identifier_str_mv 1517-1256
000857478
url http://hdl.handle.net/10183/85298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REMEA : Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 28 (jan./jun. 2012), p. [161]-177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85298/1/000857478.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85298/2/000857478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85298/3/000857478.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e47b00b755c4fd1caf219ccef0fce1ba
426fa566f7297ac2d46e8525bbeaf198
70594657fe58be21ee22dcbe07e36b8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224817200857088