Ensino médio politécnico e a relação dos alunos com o saber
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/130884 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta reflexões relativas a uma experiência de orientação de pesquisas desenvolvidas por alunos do chamado Ensino Médio Politécnico, em implantação na rede estadual do Rio Grande do Sul. Os registros, coletados em 2013, integram um estudo etnográfico que enfoca o cotidiano dos encontros do componente curricular Seminário Integrado em duas turmas de Ensino Médio - uma de primeiro ano diurno, outra de segundo ano noturno – de uma escola do interior do Estado. Os instrumentos de coleta de dados são registros de observação de aulas, reuniões de professores e outros eventos escolares, gravações em áudio, extratos de diálogo através do Facebook, produções dos alunos, entrevistas semiestruturadas com um professor de Seminário Integrado e com treze estudantes das duas turmas. Procurou-se analisar como os alunos se mobilizaram em situações em que podiam escolher o tema de pesquisa e sua abordagem, o que os ajudou nessa produção e também o que os entravou, além de se investigar a presença da Matemática em suas pesquisas. Buscou-se refletir sobre a relação dos alunos com a escola e com o saber, considerando suas vivências e sua relação com o trabalho. Nas pesquisas dos alunos, foi observado que evitaram usar Matemática e que a Matemática utilizada foi trivial. Suas aprendizagens, no Seminário Integrado, estiveram mais relacionadas às atividades de escrever, pesquisar, entrevistar e apresentar do que ao conteúdo de suas pesquisas. |
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Schu, Angela Maria PaciniBurigo, Elisabete Zardo2015-12-10T02:42:01Z20142236-0514http://hdl.handle.net/10183/130884000978557Esta dissertação apresenta reflexões relativas a uma experiência de orientação de pesquisas desenvolvidas por alunos do chamado Ensino Médio Politécnico, em implantação na rede estadual do Rio Grande do Sul. Os registros, coletados em 2013, integram um estudo etnográfico que enfoca o cotidiano dos encontros do componente curricular Seminário Integrado em duas turmas de Ensino Médio - uma de primeiro ano diurno, outra de segundo ano noturno – de uma escola do interior do Estado. Os instrumentos de coleta de dados são registros de observação de aulas, reuniões de professores e outros eventos escolares, gravações em áudio, extratos de diálogo através do Facebook, produções dos alunos, entrevistas semiestruturadas com um professor de Seminário Integrado e com treze estudantes das duas turmas. Procurou-se analisar como os alunos se mobilizaram em situações em que podiam escolher o tema de pesquisa e sua abordagem, o que os ajudou nessa produção e também o que os entravou, além de se investigar a presença da Matemática em suas pesquisas. Buscou-se refletir sobre a relação dos alunos com a escola e com o saber, considerando suas vivências e sua relação com o trabalho. Nas pesquisas dos alunos, foi observado que evitaram usar Matemática e que a Matemática utilizada foi trivial. Suas aprendizagens, no Seminário Integrado, estiveram mais relacionadas às atividades de escrever, pesquisar, entrevistar e apresentar do que ao conteúdo de suas pesquisas.This study presents reflections on an experience of monitoring a research undertaken by students in the so-called Polytechnic High School Education, being set up in the educational state system of Rio Grande do Sul. The records comprise data collected through a 2013 ethnographic study that focuses on the day-to-day routine of the meetings of the Integrated Seminar curriculum component in two high school classes. We collected data through observation of lessons, teacher meetings and other school events, audio recordings, extracts of dialogues on Facebook, students’ productions, semi-structured interviews with a school teacher and thirteen students from both classes. We analysed how the students acted in situations where they could choose the research subject and approach. We also focused on the presence of Mathematics in their productions. A reflection took place on the relationship of students with the school and with knowledge, considering their experiences and their relationship to work. We noticed that the students avoided using Mathematics and the math used in their researches was trivial. Their learning in the Integrated Seminar was more related to the activities of writing, researching, interviewing and presenting than to the content of their research.application/pdfporPolyphonía. Goiania. Vol. 25, n. 2 (2014), p. 429-442Educação MatemáticaEnsino PolitécnicoHigh schoolPolytechnic educationMathematics educationIntegrated seminarRelationship with knowledgeEnsino médio politécnico e a relação dos alunos com o saberPolytechnic high school teaching and the relationship between students and knowledge info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978557.pdf000978557.pdfTexto completoapplication/pdf88220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130884/1/000978557.pdf057c1b4cad0b357ec9109cd9be8dc090MD51TEXT000978557.pdf.txt000978557.pdf.txtExtracted Texttext/plain37640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130884/2/000978557.pdf.txt24a5f73c7fccec860d9e5d9e19c8c6e1MD52THUMBNAIL000978557.pdf.jpg000978557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130884/3/000978557.pdf.jpga86779b3bd0e600694c99ee96d8271c2MD5310183/1308842018-10-25 09:47:06.983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:47:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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