Estudo sobre o desenvolvimento da escrita em estudantes do 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Ana Paula de Fraga
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98323
Resumo: OBJETIVO: Descrever o perfil esperado de escrita em crianças do 1º ano do ensino fundamental no currículo de 9 anos, a fim de contribuir para o planejamento de professores, fonoaudiólogos e todos os profissionais envolvidos com as séries iniciais com base em uma investigação de hipóteses de escrita, conforme Ferreiro e Teberoski (1986). MÉTODO: Estudo descritivo realizado por meio da aplicação de ditado em duzentos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de escola pública e privada. RESULTADOS: Na comparação da hipótese alfabética entre as duas escolas, 77,60% das crianças de escola privada concluem alfabéticas o 1º ano, enquanto apenas 48,80% saem nessa condição da escola pública; em geral, 12,2% das crianças do 1º ano no Ensino Fundamental do currículo de 9 anos chegam ao final do ano letivo sem apresentar correspondência fonema- grafema, ou seja, deixam em branco ou escrevem em nível pré-silábico, sendo que a média dos que deixaram em branco e dos pré-silábicos soma 17% na escola pública, enquanto que na escola privada apenas 6,30%. CONCLUSÃO: Com base nos resultados apresentados nesse estudo concluiu-se que os escolares do 1º ano apresentaram ao final do ano letivo, uma variabilidade de hipóteses de escrita. Portanto, após comparação entre instituição pública e privada, a maioria das crianças de escolas públicas ingressa no 2º ano sem apresentarem etapa alfabética da escrita, o que não ocorre na escola privada.
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