Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215442 |
Resumo: | Este trabalho demonstra a utilização de flashcards e mapas mentais, apoiada pela Teoria Conectivista e pela Teoria da Atividade para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Através desses recursos tecnológicos e teorias educacionais, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com duas turmas do ensino fundamental de espanhol, em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul, da qual participaram 50 estudantes. Através de pesquisas (WAZIR et al., 2018; RAHMA, 2016; NAIR; FAREI, 2017), observa-se a eficácia da utilização de flashcards e mapas mentais de maneira separada. Contudo, o presente estudo tratou de unificar essas propostas de maneira inovadora, a qual resultou em um aumento médio de quase um ponto nas notas finais dos alunos da disciplina, se comparados o ano da aplicação do estudo com o anterior. Da mesma forma, qualitativamente foram observados ganhos tanto na aquisição da língua estrangeira, quanto no engajamento dos aprendizes e professores envolvidos. |
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Weiand, AugustoBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2020-11-25T04:06:02Z20200102-6267http://hdl.handle.net/10183/215442001118647Este trabalho demonstra a utilização de flashcards e mapas mentais, apoiada pela Teoria Conectivista e pela Teoria da Atividade para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Através desses recursos tecnológicos e teorias educacionais, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com duas turmas do ensino fundamental de espanhol, em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul, da qual participaram 50 estudantes. Através de pesquisas (WAZIR et al., 2018; RAHMA, 2016; NAIR; FAREI, 2017), observa-se a eficácia da utilização de flashcards e mapas mentais de maneira separada. Contudo, o presente estudo tratou de unificar essas propostas de maneira inovadora, a qual resultou em um aumento médio de quase um ponto nas notas finais dos alunos da disciplina, se comparados o ano da aplicação do estudo com o anterior. Da mesma forma, qualitativamente foram observados ganhos tanto na aquisição da língua estrangeira, quanto no engajamento dos aprendizes e professores envolvidos.This work demonstrates the use of flashcards and mind maps, supported by Connectivist and Activity Theory for the teaching of Spanish as a foreign language. Through these technological resources and educational theories, an applied research was developed with two classes of elementary students of Spanish in a public school in the state of Rio Grande do Sul, where 50 students participated. Through researches (WAZIR et al., 2018; RAHMA, 2016; NAIR; FAREI, 2017), the effectiveness of using flashcards and mind maps is observed separately. However, the present study tried to unify them in an innovative proposal, which resulted in an average increase of almost one point in the final grades of students of the discipline, comparing the year of the study to the previous one. Likewise, qualitatively gains were observed both in the acquisition of the foreign language and in the engagement of those learners and teachers involved.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [16] p.Ensino de língua estrangeira (espanhol)Língua espanholaMapas mentaisFlashcardMind mapsLearning of SpanishMapas mentais e flashcards no ensino de espanholMind maps and flashcards for teaching Spanish info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118647.pdf.txt001118647.pdf.txtExtracted Texttext/plain36253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215442/2/001118647.pdf.txt55b0291ef3f97c88b81196644809d5b3MD52ORIGINAL001118647.pdfTexto completoapplication/pdf443377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215442/1/001118647.pdfdb55355a68566b221f9a0e0f92bf04f4MD5110183/2154422023-08-24 03:33:45.395587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215442Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:33:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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