Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiand, Augusto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215442
Resumo: Este trabalho demonstra a utilização de flashcards e mapas mentais, apoiada pela Teoria Conectivista e pela Teoria da Atividade para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Através desses recursos tecnológicos e teorias educacionais, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com duas turmas do ensino fundamental de espanhol, em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul, da qual participaram 50 estudantes. Através de pesquisas (WAZIR et al., 2018; RAHMA, 2016; NAIR; FAREI, 2017), observa-se a eficácia da utilização de flashcards e mapas mentais de maneira separada. Contudo, o presente estudo tratou de unificar essas propostas de maneira inovadora, a qual resultou em um aumento médio de quase um ponto nas notas finais dos alunos da disciplina, se comparados o ano da aplicação do estudo com o anterior. Da mesma forma, qualitativamente foram observados ganhos tanto na aquisição da língua estrangeira, quanto no engajamento dos aprendizes e professores envolvidos.
id UFRGS-2_b202a41552df252f4b064a473f35b945
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215442
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weiand, AugustoBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2020-11-25T04:06:02Z20200102-6267http://hdl.handle.net/10183/215442001118647Este trabalho demonstra a utilização de flashcards e mapas mentais, apoiada pela Teoria Conectivista e pela Teoria da Atividade para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Através desses recursos tecnológicos e teorias educacionais, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com duas turmas do ensino fundamental de espanhol, em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul, da qual participaram 50 estudantes. Através de pesquisas (WAZIR et al., 2018; RAHMA, 2016; NAIR; FAREI, 2017), observa-se a eficácia da utilização de flashcards e mapas mentais de maneira separada. Contudo, o presente estudo tratou de unificar essas propostas de maneira inovadora, a qual resultou em um aumento médio de quase um ponto nas notas finais dos alunos da disciplina, se comparados o ano da aplicação do estudo com o anterior. Da mesma forma, qualitativamente foram observados ganhos tanto na aquisição da língua estrangeira, quanto no engajamento dos aprendizes e professores envolvidos.This work demonstrates the use of flashcards and mind maps, supported by Connectivist and Activity Theory for the teaching of Spanish as a foreign language. Through these technological resources and educational theories, an applied research was developed with two classes of elementary students of Spanish in a public school in the state of Rio Grande do Sul, where 50 students participated. Through researches (WAZIR et al., 2018; RAHMA, 2016; NAIR; FAREI, 2017), the effectiveness of using flashcards and mind maps is observed separately. However, the present study tried to unify them in an innovative proposal, which resulted in an average increase of almost one point in the final grades of students of the discipline, comparing the year of the study to the previous one. Likewise, qualitatively gains were observed both in the acquisition of the foreign language and in the engagement of those learners and teachers involved.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [16] p.Ensino de língua estrangeira (espanhol)Língua espanholaMapas mentaisFlashcardMind mapsLearning of SpanishMapas mentais e flashcards no ensino de espanholMind maps and flashcards for teaching Spanish info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118647.pdf.txt001118647.pdf.txtExtracted Texttext/plain36253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215442/2/001118647.pdf.txt55b0291ef3f97c88b81196644809d5b3MD52ORIGINAL001118647.pdfTexto completoapplication/pdf443377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215442/1/001118647.pdfdb55355a68566b221f9a0e0f92bf04f4MD5110183/2154422023-08-24 03:33:45.395587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215442Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:33:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mind maps and flashcards for teaching Spanish
title Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol
spellingShingle Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol
Weiand, Augusto
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Língua espanhola
Mapas mentais
Flashcard
Mind maps
Learning of Spanish
title_short Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol
title_full Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol
title_fullStr Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol
title_full_unstemmed Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol
title_sort Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol
author Weiand, Augusto
author_facet Weiand, Augusto
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
author2 Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiand, Augusto
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Língua espanhola
Mapas mentais
Flashcard
topic Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Língua espanhola
Mapas mentais
Flashcard
Mind maps
Learning of Spanish
dc.subject.eng.fl_str_mv Mind maps
Learning of Spanish
description Este trabalho demonstra a utilização de flashcards e mapas mentais, apoiada pela Teoria Conectivista e pela Teoria da Atividade para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Através desses recursos tecnológicos e teorias educacionais, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com duas turmas do ensino fundamental de espanhol, em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul, da qual participaram 50 estudantes. Através de pesquisas (WAZIR et al., 2018; RAHMA, 2016; NAIR; FAREI, 2017), observa-se a eficácia da utilização de flashcards e mapas mentais de maneira separada. Contudo, o presente estudo tratou de unificar essas propostas de maneira inovadora, a qual resultou em um aumento médio de quase um ponto nas notas finais dos alunos da disciplina, se comparados o ano da aplicação do estudo com o anterior. Da mesma forma, qualitativamente foram observados ganhos tanto na aquisição da língua estrangeira, quanto no engajamento dos aprendizes e professores envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T04:06:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215442
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118647
identifier_str_mv 0102-6267
001118647
url http://hdl.handle.net/10183/215442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [16] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215442/2/001118647.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215442/1/001118647.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55b0291ef3f97c88b81196644809d5b3
db55355a68566b221f9a0e0f92bf04f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002221043712