Os caminhos da autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39417 |
Resumo: | Neste trabalho, estuda-se a autoria e o percurso de formação de sujeitos-autores. Objetiva-se refletir sobre práticas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de autores competentes, capazes de criar textos que demonstrem pessoalidade. O ponto de partida é uma revisão bibliográfica sobre o que se entende por autor. Analisa-se, na sequência, o processo de autoria, sob o viés do estilo, da subjetividade e da singularidade. Trata-se, também, da relação entre autoria e ensino, a partir do relato de uma experiência com textos infantis. Discute-se, ainda, sobre os indícios que podem revelar autoria, ressaltando-se a importância da observação destes no ensino. |
id |
UFRGS-2_b2f6a9b167ea6868057b3075850407d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39417 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Carla CardosoSilva, Márcia Ivana de Lima e2012-04-21T01:33:57Z2011http://hdl.handle.net/10183/39417000823892Neste trabalho, estuda-se a autoria e o percurso de formação de sujeitos-autores. Objetiva-se refletir sobre práticas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de autores competentes, capazes de criar textos que demonstrem pessoalidade. O ponto de partida é uma revisão bibliográfica sobre o que se entende por autor. Analisa-se, na sequência, o processo de autoria, sob o viés do estilo, da subjetividade e da singularidade. Trata-se, também, da relação entre autoria e ensino, a partir do relato de uma experiência com textos infantis. Discute-se, ainda, sobre os indícios que podem revelar autoria, ressaltando-se a importância da observação destes no ensino.En este trabajo, se estudia la autoría y el camino de formación de sujetos autores. Se objetiva reflexionar sobre prácticas pedagógicas que favorezcan el surgimiento de autores competentes, capaces de crear textos que demuestren singularidad. El punto de partida es una revisión bibliográfica sobre lo que se entiende por autor. Se analiza, luego, el proceso de autoría, desde el concepto de estilo, de subjetividad y de singularidad. Se trata, también, de la relación entre autoría y enseñanza, a través del informe de una experiencia con textos de niños. Se discute, aún, sobre los indicios que pueden revelar autoría, señalando la importancia de la observación de estos en la enseñanza.application/pdfporAutoriaEnsinoEstiloEnseñanzaSubjetividadSingularidadOs caminhos da autoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823892.pdf.txt000823892.pdf.txtExtracted Texttext/plain87326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/2/000823892.pdf.txt723055fa59901b324e39cecdbc5034ebMD52ORIGINAL000823892.pdf000823892.pdfTexto completoapplication/pdf11022748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/1/000823892.pdf06086d1306723ff7b69d44b3f95fe25eMD51THUMBNAIL000823892.pdf.jpg000823892.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/3/000823892.pdf.jpg077b19f9da0bef85c288be00c0e2ca6eMD5310183/394172022-08-06 04:51:37.108628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39417Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os caminhos da autoria |
title |
Os caminhos da autoria |
spellingShingle |
Os caminhos da autoria Fonseca, Carla Cardoso Autoria Ensino Estilo Enseñanza Subjetividad Singularidad |
title_short |
Os caminhos da autoria |
title_full |
Os caminhos da autoria |
title_fullStr |
Os caminhos da autoria |
title_full_unstemmed |
Os caminhos da autoria |
title_sort |
Os caminhos da autoria |
author |
Fonseca, Carla Cardoso |
author_facet |
Fonseca, Carla Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carla Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Márcia Ivana de Lima e |
contributor_str_mv |
Silva, Márcia Ivana de Lima e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Ensino Estilo |
topic |
Autoria Ensino Estilo Enseñanza Subjetividad Singularidad |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza Subjetividad Singularidad |
description |
Neste trabalho, estuda-se a autoria e o percurso de formação de sujeitos-autores. Objetiva-se refletir sobre práticas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de autores competentes, capazes de criar textos que demonstrem pessoalidade. O ponto de partida é uma revisão bibliográfica sobre o que se entende por autor. Analisa-se, na sequência, o processo de autoria, sob o viés do estilo, da subjetividade e da singularidade. Trata-se, também, da relação entre autoria e ensino, a partir do relato de uma experiência com textos infantis. Discute-se, ainda, sobre os indícios que podem revelar autoria, ressaltando-se a importância da observação destes no ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-21T01:33:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39417 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823892 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39417 |
identifier_str_mv |
000823892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/2/000823892.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/1/000823892.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/3/000823892.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
723055fa59901b324e39cecdbc5034eb 06086d1306723ff7b69d44b3f95fe25e 077b19f9da0bef85c288be00c0e2ca6e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224427163090944 |