Os caminhos da autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carla Cardoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39417
Resumo: Neste trabalho, estuda-se a autoria e o percurso de formação de sujeitos-autores. Objetiva-se refletir sobre práticas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de autores competentes, capazes de criar textos que demonstrem pessoalidade. O ponto de partida é uma revisão bibliográfica sobre o que se entende por autor. Analisa-se, na sequência, o processo de autoria, sob o viés do estilo, da subjetividade e da singularidade. Trata-se, também, da relação entre autoria e ensino, a partir do relato de uma experiência com textos infantis. Discute-se, ainda, sobre os indícios que podem revelar autoria, ressaltando-se a importância da observação destes no ensino.
id UFRGS-2_b2f6a9b167ea6868057b3075850407d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39417
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carla CardosoSilva, Márcia Ivana de Lima e2012-04-21T01:33:57Z2011http://hdl.handle.net/10183/39417000823892Neste trabalho, estuda-se a autoria e o percurso de formação de sujeitos-autores. Objetiva-se refletir sobre práticas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de autores competentes, capazes de criar textos que demonstrem pessoalidade. O ponto de partida é uma revisão bibliográfica sobre o que se entende por autor. Analisa-se, na sequência, o processo de autoria, sob o viés do estilo, da subjetividade e da singularidade. Trata-se, também, da relação entre autoria e ensino, a partir do relato de uma experiência com textos infantis. Discute-se, ainda, sobre os indícios que podem revelar autoria, ressaltando-se a importância da observação destes no ensino.En este trabajo, se estudia la autoría y el camino de formación de sujetos autores. Se objetiva reflexionar sobre prácticas pedagógicas que favorezcan el surgimiento de autores competentes, capaces de crear textos que demuestren singularidad. El punto de partida es una revisión bibliográfica sobre lo que se entiende por autor. Se analiza, luego, el proceso de autoría, desde el concepto de estilo, de subjetividad y de singularidad. Se trata, también, de la relación entre autoría y enseñanza, a través del informe de una experiencia con textos de niños. Se discute, aún, sobre los indicios que pueden revelar autoría, señalando la importancia de la observación de estos en la enseñanza.application/pdfporAutoriaEnsinoEstiloEnseñanzaSubjetividadSingularidadOs caminhos da autoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823892.pdf.txt000823892.pdf.txtExtracted Texttext/plain87326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/2/000823892.pdf.txt723055fa59901b324e39cecdbc5034ebMD52ORIGINAL000823892.pdf000823892.pdfTexto completoapplication/pdf11022748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/1/000823892.pdf06086d1306723ff7b69d44b3f95fe25eMD51THUMBNAIL000823892.pdf.jpg000823892.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/3/000823892.pdf.jpg077b19f9da0bef85c288be00c0e2ca6eMD5310183/394172022-08-06 04:51:37.108628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39417Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os caminhos da autoria
title Os caminhos da autoria
spellingShingle Os caminhos da autoria
Fonseca, Carla Cardoso
Autoria
Ensino
Estilo
Enseñanza
Subjetividad
Singularidad
title_short Os caminhos da autoria
title_full Os caminhos da autoria
title_fullStr Os caminhos da autoria
title_full_unstemmed Os caminhos da autoria
title_sort Os caminhos da autoria
author Fonseca, Carla Cardoso
author_facet Fonseca, Carla Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carla Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Márcia Ivana de Lima e
contributor_str_mv Silva, Márcia Ivana de Lima e
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Ensino
Estilo
topic Autoria
Ensino
Estilo
Enseñanza
Subjetividad
Singularidad
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza
Subjetividad
Singularidad
description Neste trabalho, estuda-se a autoria e o percurso de formação de sujeitos-autores. Objetiva-se refletir sobre práticas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de autores competentes, capazes de criar textos que demonstrem pessoalidade. O ponto de partida é uma revisão bibliográfica sobre o que se entende por autor. Analisa-se, na sequência, o processo de autoria, sob o viés do estilo, da subjetividade e da singularidade. Trata-se, também, da relação entre autoria e ensino, a partir do relato de uma experiência com textos infantis. Discute-se, ainda, sobre os indícios que podem revelar autoria, ressaltando-se a importância da observação destes no ensino.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-21T01:33:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39417
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823892
url http://hdl.handle.net/10183/39417
identifier_str_mv 000823892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/2/000823892.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/1/000823892.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39417/3/000823892.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 723055fa59901b324e39cecdbc5034eb
06086d1306723ff7b69d44b3f95fe25e
077b19f9da0bef85c288be00c0e2ca6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427163090944