Análise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266932 |
Resumo: | O presente estudo surge devido a uma necessidade de reavaliação da rentabilidade do produto adquirência dentro do banco Sicredi. O banco possui, entre outros produtos, a adquirência. Atualmente é uma solução que apresenta rentabilidade negativa na sua operação. O Sicredi é o maior banco cooperativo da América Latina e, em 2022, atingiu a marca de 6 milhões de clientes, ou associados. O estudo e seu resultado encontrado devem servir como insumo aos gerentes e vendedores, para a decisão de continuar ofertando ou não este produto aos potenciais novos clientes. Também é possível que o produto adquirência potencialize as margens de outros produtos e será demonstrada a veracidade desta hipótese e, caso se confirme, apresentados os produtos mais impactados positivamente por este produto. |
id |
UFRGS-2_b4542f34126bbd28a3f85fca549dcc11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266932 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Matheus Ribeiro PrestesBucco, Guilherme Brandelli2023-11-09T03:21:26Z2023http://hdl.handle.net/10183/266932001185854O presente estudo surge devido a uma necessidade de reavaliação da rentabilidade do produto adquirência dentro do banco Sicredi. O banco possui, entre outros produtos, a adquirência. Atualmente é uma solução que apresenta rentabilidade negativa na sua operação. O Sicredi é o maior banco cooperativo da América Latina e, em 2022, atingiu a marca de 6 milhões de clientes, ou associados. O estudo e seu resultado encontrado devem servir como insumo aos gerentes e vendedores, para a decisão de continuar ofertando ou não este produto aos potenciais novos clientes. Também é possível que o produto adquirência potencialize as margens de outros produtos e será demonstrada a veracidade desta hipótese e, caso se confirme, apresentados os produtos mais impactados positivamente por este produto.This study arises from a need to reassess the profitability of the acquiring product within the Sicredi bank. The bank has, among other products, acquiring. Currently, it is a solution that presents negative profitability in its operation. Sicredi is the largest cooperative bank in Latin America and, in 2022, reached the mark of 6 million customers, or associates. The study and its results should serve as input for managers and salespeople to decide whether or not to continue offering this product to potential new customers. It is also possible that the acquiring product boosts the margins of other products and the veracity of this theory will be demonstrated and, if confirmed, the products most positively impacted by this product will be presented.application/pdfporAdministração financeiraRentabilidadeLucroBanco comercialAnálise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185854.pdf.txt001185854.pdf.txtExtracted Texttext/plain63044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266932/2/001185854.pdf.txt8eebcc5ad80904f1008c424c8ff6072cMD52ORIGINAL001185854.pdfTexto completoapplication/pdf835314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266932/1/001185854.pdf88b8b00d1291d4da087be2a7ee306ba0MD5110183/2669322023-11-10 04:27:51.512948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-10T06:27:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucro |
title |
Análise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucro |
spellingShingle |
Análise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucro Pereira, Matheus Ribeiro Prestes Administração financeira Rentabilidade Lucro Banco comercial |
title_short |
Análise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucro |
title_full |
Análise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucro |
title_fullStr |
Análise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucro |
title_full_unstemmed |
Análise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucro |
title_sort |
Análise da rentabilidade da operação de adquirência no Sicredi e possíveis alternativas para o atingimento do lucro |
author |
Pereira, Matheus Ribeiro Prestes |
author_facet |
Pereira, Matheus Ribeiro Prestes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Matheus Ribeiro Prestes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bucco, Guilherme Brandelli |
contributor_str_mv |
Bucco, Guilherme Brandelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração financeira Rentabilidade Lucro Banco comercial |
topic |
Administração financeira Rentabilidade Lucro Banco comercial |
description |
O presente estudo surge devido a uma necessidade de reavaliação da rentabilidade do produto adquirência dentro do banco Sicredi. O banco possui, entre outros produtos, a adquirência. Atualmente é uma solução que apresenta rentabilidade negativa na sua operação. O Sicredi é o maior banco cooperativo da América Latina e, em 2022, atingiu a marca de 6 milhões de clientes, ou associados. O estudo e seu resultado encontrado devem servir como insumo aos gerentes e vendedores, para a decisão de continuar ofertando ou não este produto aos potenciais novos clientes. Também é possível que o produto adquirência potencialize as margens de outros produtos e será demonstrada a veracidade desta hipótese e, caso se confirme, apresentados os produtos mais impactados positivamente por este produto. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-09T03:21:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/266932 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001185854 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/266932 |
identifier_str_mv |
001185854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266932/2/001185854.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266932/1/001185854.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8eebcc5ad80904f1008c424c8ff6072c 88b8b00d1291d4da087be2a7ee306ba0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447352290312192 |