Determinação do número de cetano através de medidas do tempo de retardo da ignição nos motores diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campedelli, Roberta Ruschel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55891
Resumo: Este trabalho tem como objetivo criar uma nova metodologia para determinação de forma direta do tempo de retardo nos motores diesel e correlacionar esse com a estimativa do cálculo do número de cetano no diesel. Para obter os resultados, foi utilizado um motor Diesel Toyama, com o auxílio de sensores de pressão, temperatura e sistema digital para aquisição de dados. O número de cetano é um dos parâmetros de qualidade do combustível, ele está relacionado com a ignição, mais precisamente com a facilidade de auto-ignição do combustível. O tempo entre a injeção do combustível e o início da combustão influencia significativamente na qualidade da combustão e eficiência do ciclo térmico. Os resultados deste trabalho mostrou que é possível a obtenção direta, a partir de um motor diesel, do tempo de retardo da ignição e com este fazer uma correlação com a propriedade do número de cetano. O número de cetano encontrado experimentalmente foi bem próximo dos resultados quando comparado com as certificações existentes no mercado atual. A utilização do motor diesel como metodologia de ensaio para o cálculo do número de cetano, além de ser uma alternativa economicamente viável em relação às técnicas existentes, se aproximam da realidade dos veículos que utilizam este combustível.
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