Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colomé, Juliana Silveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72187
Resumo: Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Teve como objetivo analisar as concepções de estudantes de enfermagem acerca da educação em saúde e quais são os seus sujeitos e agentes. Os campos de desenvolvimento do estudo foram os Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa os estudantes do último semestre dos respectivos cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados sugerem que o trabalho educativo em saúde é permeado por concepções que mesclam pressupostos tradicionais e pressupostos ampliados de educação em saúde, embora os primeiros sejam prevalentes. Percebe-se o predomínio de concepções com foco no saber biomédico, traduzido por experiências curriculares pautadas em ações preventivistas, com ênfase em saberes técnico-científicos e em mudanças individuais de comportamento.
id UFRGS-2_b58c69c4e18186999739e1b5ea4f706a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72187
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Colomé, Juliana SilveiraOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de2013-06-05T01:46:43Z20120104-0707http://hdl.handle.net/10183/72187000826529Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Teve como objetivo analisar as concepções de estudantes de enfermagem acerca da educação em saúde e quais são os seus sujeitos e agentes. Os campos de desenvolvimento do estudo foram os Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa os estudantes do último semestre dos respectivos cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados sugerem que o trabalho educativo em saúde é permeado por concepções que mesclam pressupostos tradicionais e pressupostos ampliados de educação em saúde, embora os primeiros sejam prevalentes. Percebe-se o predomínio de concepções com foco no saber biomédico, traduzido por experiências curriculares pautadas em ações preventivistas, com ênfase em saberes técnico-científicos e em mudanças individuais de comportamento.The objective of this descriptive, exploratory study with a qualitative approach was to analyze the conceptions of Brazilian nursing undergraduates about health education and its subjects and agents. It was developed in the Undergraduate Nursing Courses of the Federal University of Santa Maria and the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The research participants were enrolled in their last semester before graduation. Data was collected using a semi-structured interview and submitted to thematic content analysis. The results suggest that health education work is permeated by conceptions that blend traditional and enlarged health education assumptions, although the former are more prevalent. Through this study, one perceives the dominance of conceptions which focus on biomedical knowledge translated through curricular experiences guided by preventive actions that emphasize technical and scientific knowledge and individual behavior changes.Estudio exploratório, descriptivo, con enfoque cualitativo. Tuvo como objetivo analizar los conceptos de los estudiantes de enfermería sobre la educación para la salud y cuáles son sus sujetos y agentes. Las áreas de desarrollo del estudio fueran los Cursos de Enfermería de la Universidad de Santa Maria y de la Universidad Federal do Rio Grande do Sul. Participaran de la investigación los estudiantes del último semestre de los respectivos cursos. La colecta de datos fue realizada mediante entrevista semi-estructurada y los datos fueran sometidos al análisis del contenido temático. Los resultados sugieren que el trabajo educativo en la salud es infiltrado por concepciones que mesclan presupuestos tradicionales y hipótesis ampliadas de educación en salud, aunque los primeros sean más frecuentes. Se puede observar el predominio de los conceptos con un enfoque en el conocimiento biomédico, traducido por guiar experiencias curriculares en los programas de prevención, con énfasis en los conocimientos técnicos y científicos y los cambios en el comportamiento individual.application/pdfporTexto & contexto enfermagem. Florianópolis, SC. Vol. 21, n. 1 (jan./mar. 2012), p. 177-184Educação em saúdePromoção da saúdeEstudantes de enfermagemHealth educationHealth promotionEducation, nursingEducación para la saludAscensión de la saludEducación en enfermeríaEducação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagemHealth education : by whom and for whom? the vision of nursing undergraduates studentsEducacion en la salud : por quien y para quien? La vision de los estudiantes de graduación en enfermeriainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000826529.pdf000826529.pdfTexto completoapplication/pdf247800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/1/000826529.pdfa1316fd8559bc830ae5fc64e79feb6d4MD51TEXT000826529.pdf.txt000826529.pdf.txtExtracted Texttext/plain38870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/2/000826529.pdf.txt9b2463e4d8dc4a6593a2bac8ae0229aaMD52THUMBNAIL000826529.pdf.jpg000826529.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/3/000826529.pdf.jpgc23a2092fa8bd7302093c3bde429329bMD5310183/721872018-10-17 09:16:57.65oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72187Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:16:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Health education : by whom and for whom? the vision of nursing undergraduates students
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educacion en la salud : por quien y para quien? La vision de los estudiantes de graduación en enfermeria
title Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem
spellingShingle Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem
Colomé, Juliana Silveira
Educação em saúde
Promoção da saúde
Estudantes de enfermagem
Health education
Health promotion
Education, nursing
Educación para la salud
Ascensión de la salud
Educación en enfermería
title_short Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem
title_full Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem
title_fullStr Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem
title_sort Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem
author Colomé, Juliana Silveira
author_facet Colomé, Juliana Silveira
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
author_role author
author2 Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colomé, Juliana Silveira
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Promoção da saúde
Estudantes de enfermagem
topic Educação em saúde
Promoção da saúde
Estudantes de enfermagem
Health education
Health promotion
Education, nursing
Educación para la salud
Ascensión de la salud
Educación en enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Health education
Health promotion
Education, nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación para la salud
Ascensión de la salud
Educación en enfermería
description Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Teve como objetivo analisar as concepções de estudantes de enfermagem acerca da educação em saúde e quais são os seus sujeitos e agentes. Os campos de desenvolvimento do estudo foram os Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa os estudantes do último semestre dos respectivos cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados sugerem que o trabalho educativo em saúde é permeado por concepções que mesclam pressupostos tradicionais e pressupostos ampliados de educação em saúde, embora os primeiros sejam prevalentes. Percebe-se o predomínio de concepções com foco no saber biomédico, traduzido por experiências curriculares pautadas em ações preventivistas, com ênfase em saberes técnico-científicos e em mudanças individuais de comportamento.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-05T01:46:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72187
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-0707
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000826529
identifier_str_mv 0104-0707
000826529
url http://hdl.handle.net/10183/72187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem. Florianópolis, SC. Vol. 21, n. 1 (jan./mar. 2012), p. 177-184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/1/000826529.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/2/000826529.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/3/000826529.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1316fd8559bc830ae5fc64e79feb6d4
9b2463e4d8dc4a6593a2bac8ae0229aa
c23a2092fa8bd7302093c3bde429329b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224792453414912