Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72187 |
Resumo: | Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Teve como objetivo analisar as concepções de estudantes de enfermagem acerca da educação em saúde e quais são os seus sujeitos e agentes. Os campos de desenvolvimento do estudo foram os Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa os estudantes do último semestre dos respectivos cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados sugerem que o trabalho educativo em saúde é permeado por concepções que mesclam pressupostos tradicionais e pressupostos ampliados de educação em saúde, embora os primeiros sejam prevalentes. Percebe-se o predomínio de concepções com foco no saber biomédico, traduzido por experiências curriculares pautadas em ações preventivistas, com ênfase em saberes técnico-científicos e em mudanças individuais de comportamento. |
id |
UFRGS-2_b58c69c4e18186999739e1b5ea4f706a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72187 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Colomé, Juliana SilveiraOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de2013-06-05T01:46:43Z20120104-0707http://hdl.handle.net/10183/72187000826529Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Teve como objetivo analisar as concepções de estudantes de enfermagem acerca da educação em saúde e quais são os seus sujeitos e agentes. Os campos de desenvolvimento do estudo foram os Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa os estudantes do último semestre dos respectivos cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados sugerem que o trabalho educativo em saúde é permeado por concepções que mesclam pressupostos tradicionais e pressupostos ampliados de educação em saúde, embora os primeiros sejam prevalentes. Percebe-se o predomínio de concepções com foco no saber biomédico, traduzido por experiências curriculares pautadas em ações preventivistas, com ênfase em saberes técnico-científicos e em mudanças individuais de comportamento.The objective of this descriptive, exploratory study with a qualitative approach was to analyze the conceptions of Brazilian nursing undergraduates about health education and its subjects and agents. It was developed in the Undergraduate Nursing Courses of the Federal University of Santa Maria and the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The research participants were enrolled in their last semester before graduation. Data was collected using a semi-structured interview and submitted to thematic content analysis. The results suggest that health education work is permeated by conceptions that blend traditional and enlarged health education assumptions, although the former are more prevalent. Through this study, one perceives the dominance of conceptions which focus on biomedical knowledge translated through curricular experiences guided by preventive actions that emphasize technical and scientific knowledge and individual behavior changes.Estudio exploratório, descriptivo, con enfoque cualitativo. Tuvo como objetivo analizar los conceptos de los estudiantes de enfermería sobre la educación para la salud y cuáles son sus sujetos y agentes. Las áreas de desarrollo del estudio fueran los Cursos de Enfermería de la Universidad de Santa Maria y de la Universidad Federal do Rio Grande do Sul. Participaran de la investigación los estudiantes del último semestre de los respectivos cursos. La colecta de datos fue realizada mediante entrevista semi-estructurada y los datos fueran sometidos al análisis del contenido temático. Los resultados sugieren que el trabajo educativo en la salud es infiltrado por concepciones que mesclan presupuestos tradicionales y hipótesis ampliadas de educación en salud, aunque los primeros sean más frecuentes. Se puede observar el predominio de los conceptos con un enfoque en el conocimiento biomédico, traducido por guiar experiencias curriculares en los programas de prevención, con énfasis en los conocimientos técnicos y científicos y los cambios en el comportamiento individual.application/pdfporTexto & contexto enfermagem. Florianópolis, SC. Vol. 21, n. 1 (jan./mar. 2012), p. 177-184Educação em saúdePromoção da saúdeEstudantes de enfermagemHealth educationHealth promotionEducation, nursingEducación para la saludAscensión de la saludEducación en enfermeríaEducação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagemHealth education : by whom and for whom? the vision of nursing undergraduates studentsEducacion en la salud : por quien y para quien? La vision de los estudiantes de graduación en enfermeriainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000826529.pdf000826529.pdfTexto completoapplication/pdf247800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/1/000826529.pdfa1316fd8559bc830ae5fc64e79feb6d4MD51TEXT000826529.pdf.txt000826529.pdf.txtExtracted Texttext/plain38870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/2/000826529.pdf.txt9b2463e4d8dc4a6593a2bac8ae0229aaMD52THUMBNAIL000826529.pdf.jpg000826529.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/3/000826529.pdf.jpgc23a2092fa8bd7302093c3bde429329bMD5310183/721872018-10-17 09:16:57.65oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72187Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:16:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Health education : by whom and for whom? the vision of nursing undergraduates students |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educacion en la salud : por quien y para quien? La vision de los estudiantes de graduación en enfermeria |
title |
Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem Colomé, Juliana Silveira Educação em saúde Promoção da saúde Estudantes de enfermagem Health education Health promotion Education, nursing Educación para la salud Ascensión de la salud Educación en enfermería |
title_short |
Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem |
title_full |
Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem |
title_sort |
Educação em saúde : por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem |
author |
Colomé, Juliana Silveira |
author_facet |
Colomé, Juliana Silveira Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colomé, Juliana Silveira Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Promoção da saúde Estudantes de enfermagem |
topic |
Educação em saúde Promoção da saúde Estudantes de enfermagem Health education Health promotion Education, nursing Educación para la salud Ascensión de la salud Educación en enfermería |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health education Health promotion Education, nursing |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación para la salud Ascensión de la salud Educación en enfermería |
description |
Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Teve como objetivo analisar as concepções de estudantes de enfermagem acerca da educação em saúde e quais são os seus sujeitos e agentes. Os campos de desenvolvimento do estudo foram os Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa os estudantes do último semestre dos respectivos cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados sugerem que o trabalho educativo em saúde é permeado por concepções que mesclam pressupostos tradicionais e pressupostos ampliados de educação em saúde, embora os primeiros sejam prevalentes. Percebe-se o predomínio de concepções com foco no saber biomédico, traduzido por experiências curriculares pautadas em ações preventivistas, com ênfase em saberes técnico-científicos e em mudanças individuais de comportamento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-05T01:46:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72187 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-0707 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000826529 |
identifier_str_mv |
0104-0707 000826529 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem. Florianópolis, SC. Vol. 21, n. 1 (jan./mar. 2012), p. 177-184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/1/000826529.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/2/000826529.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72187/3/000826529.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1316fd8559bc830ae5fc64e79feb6d4 9b2463e4d8dc4a6593a2bac8ae0229aa c23a2092fa8bd7302093c3bde429329b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224792453414912 |